domingo, 12 de abril de 2009

Paranavaí. Prefeitura constrói rampas de acessibilidade

É páscoa. Tempo de passagem, de renascer. Obrigado a todos pelas mensagens afetuosas, fraternas.

A nova Prefeitura de Paranavaí vem construído rampas em vários pontos da cidade, que garantem a acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida , facilitando a circulação de pedestes.

Muitas das nossas calçadas ainda são verdadeiras vilãs para idosos, crianças, pessoas com alguma fratura, ou com deficiência física; infelizmente a grande maioria dos munícipes ao construir a sua calçada não levam em conta, quem irá trafegar nelas, além disto degraus, buracos, pisos lisos e sem aderências podem acarretar acidentes irreversíveis.

A construção de rampas de acessibilidade proporciona conforto, melhora as condições de tráfego e traz comodidade, mais segurança, tornando a cidade mais acolhedora para quem precisa de cuidados especiais e também garante o direito de ir e vir.

Mas é importante a colaboração das pessoas, e é muito importante que todos olhem com mais atenção para a sua própria calçada. Você mais do que qualquer ação do poder público. pode fazer muito para tornar a nossa cidade mais humana, basta adequar a sua calçada ao que é previsto em lei. E aqui vai uma dica que não falha, sua calçada deve ter um piso com aderência e sempre deve seguir o mesmo alinhamento da rua ou seja não pode ter degraus e nem inclinações em direção ao seu portão; para facilitar o acesso à sua casa ou garagem os degraus e inclinações só podem ser feitos dentro do seu próprio quintal e nunca na calçada!

Veja, portanto, o desafio que se reserva para Paranavaí. Muitas de nossas calçadas são exatamente o oposto do aqui sugerido!


Vale ressaltar que no Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam um contingente de 25 milhões de pessoas nesta situação de deficiência: 15% da população. São pessoas às quais é necessário garantir o direito de locomoção com autonomia e independência, permitindo seu fortalecimento social, político e econômico, como cidadãos plenos que também são.

Nas imagens abaixo,uma calçada ideal e "lay out" de uma rampa.




9 comentários:

Anônimo disse...

as calçadas de Pvai, de modo geral, são péssimas, como as da frente da Trentur, que ficou anos esburacada.

POLICARPO QUARESMA disse...

Seu zé ruela...Vc não deve conhecer a cidade. A calçada dessa agência de viagem não tinha e não tem buracos e há na frente um belo pé de rezedá, que em vários outros pontos da cidade foram erradicados.

Anônimo disse...

se aquilo não era um buraco de calçada, eu devo ta doido, bem doido.

Morgenau de Souza disse...

Eu passei agora na Trentur. A calçada está bem cuidada. Ao lado, num tereno em obra a calçada está danificada.
Mas esta postagem é uma das mais valiosas para a tomada de consciência sobre a qualidade de nossas calçadas ou passeios.

Buraco indefeso disse...

Aquele buraco na frente da Trentur era do tempo do:Mauricio ou do Deusdete? Buraco velho,já foi tampado? Eta administradores bons esses dois,e um quer voltar a ser presidente da rural e o outro quer ser deputado...ensaque os dois e manda prá bem longe...administrar por-a nenhuma!

POLICARPO QUARESMA disse...

mala sem alça, zé ruela......das 09:57.....
Quando você vai aprender a discutir o assunto? não sabe fazer isso?
Tá querendo o que? Valmir, se eu fosse você apagaria esse comentário sem sentido.....

Ex-coelhinho da Páscoa disse...

o QUARESMA,o teu tempo já foi,já passamos a Pascoa,vc já era,de buraco vc nao entende nada,nem cuida dos teus,imagine cuidar dos buracos que o Mauricio deixou.To morrendo de rir kkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Onde construiu essa rampas que eu ainda não vi.
Aliás já estamos calejados, de saber que tem projetos que não sai do papel é da gaveta.

Anônimo disse...

Como fazer uma rampa no padrão certo numa calçada de 1,2m? Postar a imagem aí por favor. Eduardo - Itaju do Colônia/BA.