segunda-feira, 20 de abril de 2009

Feriado de 21 de abril. Qual finalidade?

Amanhã, mais um feriado nacional. Oficialmente é o dia de Tiradentes, uma figura que simbolizou um período histórico do Brasil colônia. A leitura atenta nos mostra que o fato decorreu do esvaziamento do modelo colonial e que a elite brasileira desejava uma saída que atendesse seus interesses.
Várias cidades utilizam os feriados nacionais para mobilizar a população com atividades recreativas, esportivas, culturais. Muitas outras aproveitam para " matar" a semana. Seguramente não foi essa a intenção do legislador quando criou tal feriado.

Qual a saída para corrigir essa distorção? Acabar com o feriado pelos prejuízos econômicos que causam e pela ausência de atividades que o justifique?
Outra solução? Qual?

COMENTE.

6 comentários:

Anônimo disse...

Valmir, gostei de suas inteligentes indagações, e me atrevo a comentar, mesmo sem ser expert ou economista.

Cá entre nós, precisamos urgentemente tomar jeito e largarmos de hipocrisias feriadeiras. O mérito de Tiradentes (se verdade for a história que “deixaram” chegar até meus ouvidos no meu inesquecível Externato Nízia Floresta aí em Paranavaí...) é inegável! Mas deixemos a comemoração para a cidade homônima mineira.

Entretanto, ¿qual a vantagem que temos em quase parar a economia do país por conta de uma abstração? Um feriado é o resultado duma abstração, mas o resultado dessa abstração é concretamente negativo e atende pelos nomes de prejuízo, pobreza, carência, desemprego e et ceteras outras sinônimas coisas.

¿Num feriado o banco deixa de cobrar os juros dos empréstimos do agricultor? Do pequeno (ou grande) industrial? Do microempresário? ¿Quando um mês tem um feriado no meio a dívida do último dia passa pro mês seguinte? ¿O cidadão contribuinte vê o “Leão” relevar seu débito no mês por conta do feriado havido? ¿o Juiz aceita como justificativa do advogado o fato de ter havido um feriado no meio do prazo para ter deixado de apresentar a defesa de seu cliente no prazo legal? (O juiz sempre que atrasa, alega excesso de serviço... esta é vetusta e infalível!) ¿Quando fazemos aniversário em pleno dia útil da semana deixamos de trabalhar naquele dia? (...quer coisa mais importante do que ter nascido,... e ainda continuar vivo?)

Ora... ora, Valmir. Mesmo com um feriado, nacional ou não, a vida corre solta, vencível, vincenda, vencendo tudo!

O legislador nacional bem poderia rever a imensidão de feriados que temos. Nacionais, municipais, estaduais, internacionais, etc. Não tenho os números disso, mas sabemos que são demasiados. Formam uma “cascata de prejuízos” para nossa economia doméstica.

Que me desculpem os contrários pela sinceridade, mas tenho para mim que quem gosta de feriado, certamente, ou não tem nenhuma ambição de progresso pessoal, e daí se conforma com o que tem e é, ou é funcionário público... Excluo disso os milionários, pelo óbvio, mas imagino que eles só tem essa condição porque certamente alguém (da família) trabalhou para isso. Ficando parado, olhando as nuvens foi que ninguém ficou rico até agora. O trabalho ainda é a regra! (Esqueçamos neste ponto os desonestos; a estes o Código Penal lhes tem respostas... e muitas!)

Valmir, há feriados que, à evidência, são culturalmente indispensáveis: o Natal e o Dia de Ano! Só!

Os demais não me parecem de imperativas comemorações. As conquistas da humanidade devem e ficam marcadas na história por força da própria razão de cada feito, e ponto final!

Justifico-me: quando falamos em Carnaval, lembramos logo do Rio de Janeiro e da Bahia. Então que se comemorem nesses locais, e não no país inteiro, sobretudo quando lembramos da quantidade enorme de vidas produtivas que se perdem todos os anos em acidentes nessa ocasião. (... não estou esquecendo aqui a movimentação da economia nesses dias ns praiss, nos clubes, etc, , viu?)

Quando se fala em Proclamação da República, Dia da Bandeira, Dia do Advogado, Dia da Justiça, Dia do Funcionário Público, Dia da Emancipação do Estado, Dia de Santo Padroeiro Fulano e assim por diante, não me parece nem inteligente nem democrático parar a máquina produtiva do estado, da cidade ou do país só por conta desses abstratos devaneios: não é inteligente pelo prejuízo econômico que nos deixam, já que a maioria de nosso povo é pobre mesmo!; não é democrático porque obriga os de crenças diversas a também pararem.

Então, amigo Valmir, só fico com os dois únicos feriados: Natal e Ano Novo. E “tollitur questio”!

Lulu disse...

Tiradentes, com poucas influências econômicas e políticas, foi condenado a forca. Foi executado em 21 de abril de 1792. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados.
Conclusão : Tiradentes pode ser considerado um herói nacional. Lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.
Tiradentes contribui com sua ideologia, lutou pelo Brasil, e os que estão no comando deveriam refletir, o que continuam fazendo de errado pelo País, Estados e Municípios para o povo.
Com toda a Honra merece uma dia especial.
O País, Estado e Municipios, ja fazem muitas coisas erradas não sendo Feriado.

MENOS FERIADOS. MAIS TRABALHOS disse...

Lulu, tiradentes lutou pela populaçao? Vá se informar, vá conhecer a história. Lutou por um projeto das elites que não queriam pagar os impostos. Vc quer é feriado mesmo - assuma

Lulu disse...

Já ando informada, e desde quando elite paga alguma coisa?
E se for, somos nós que pagamos a conta,temos direito a um feriado. srsr

ADELINO FERNANDES disse...

VALMIR ESTE ANO SERAO 11 FERIADOS NACIONAIS EM DIAS ÚTEIS E 29 DATAS COMEMORATIVAS NOS ESTADOS,E MUITOS PONTOS FACULTATIVOS.COM TUDO ISSO,VAMOS DEIXAR DE PRODUZIR R$ 156 BILHOES.

Anônimo disse...

Ë isso aí Valmir,voce tem toda razâo e estive acompanhando os seus comentários(juntamente com o Adelino ) e de fato,existem os feriados,e nada se comemora,tá na hora de alguém da Fundaçao de Esportes,Fundaçao Cultural e outros orgaos municipais se mexerem e fazerem algo nesses dias,pois só ganhar dinheiro e nao trabalhar...era no tempo do Bushkava,e esse tempo já era,agora é Pé Ligeiro