domingo, 18 de janeiro de 2009

Aviação: aviões foram feitos para pousar na água

Avião pousa no Rio Hudson e passageiros saem ilesos

O mundo se maravilhou com a perícia do piloto, Chesley Sullenberger, ao pousar nesta quinta-feira um avião Airbus A320 da US Airways nas águas do rio Hudson, entre a ilha de Manhattan e New Jersey. Área urbana densamente construída e habitada. O avião apresentava avarias logo depois de decolar do aeroporto de La Guardia (espécie de Congonhas em São Paulo).
Na frota da nossa TAM, são 81 as aeronaves desse modelo.
Todos os que com alguma frequência utiliza-se de aviões para suas viagens, encontra junto a sua poltrona, encarte com as instruções para eventual pouso na água. Os assentos são flutuantes e se transforma em bóias. Ou seja, é recomendável ao piloto o pouso na água nas emergências, reduz o risco de explosão.

A aviação, um dos meios de transporte mais seguros do nosso tempo, comemora a um só tempo o êxito na construção de aviões seguros e a perícia do piloto. Apesar do extraordinário susto, os 155 passageiros estão sãos e salvos.
Experiência em alta
Não escapou de todos o fato de que o piloto tem 57 anos, portanto um homem maduro, sempre mais experiente pelo tempo de vida. Talvez isso tenha sido a diferença nesse milagre.

7 comentários:

Anônimo disse...

Aviao foi feito prá voar...subir...descer...e levantar,mas...Valmir essa história de que aviao foi feito prá pusar na água,é pura mentira!

Anônimo disse...

To na agua...será assim o normal em viajar de aviao,nunca fui,mas agora tenho medo...nem nadar eu sei!

Anônimo disse...

ÁGUA EM CASO DE EMERGENCIA ZE ROELA
UM CARRO, CAMINHAO OU ONIBUS QUE SAI DA PISTA E CAI NA ÁGUA É FATAL

Anônimo disse...

Valmir,este avião Airbus A320 não e um avião homologado para pouso em agua,mais pelo fato dele ser pressurizado,para altas atitudes e poltronas com salva vidas,o piloto tendo esta habilidade pode arriscar um pouso de emergência,aonde o risco de uma explosão e menos.Logico que existe avião anfibio e hidros para pouso em agua.

Valmir Trentini disse...

Anito. Perfeito.
Avião anfíbio/hidro-avião próprio para pouso n'água;
demais podem pousar nas emergência, como aconteceu.
Obrigado pela participação e esclarecimentos úteis a ampliação do debate.

Anônimo disse...

Mais um zé ruela...aviao que pousa na agua,pode pousar no asfalto,e aviao de asfalto pode pousar na água...aaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhh

Anônimo disse...

Zé roela, na estrada, no asfalto, maior risco de explosão os entendidos e não VOCÊ é sabem....Vai dar pitaco em assunto que você pensa que sabe