quarta-feira, 18 de março de 2009

Um novo olhar para a polêmica do comércio irregular sobre calçadas

No área compreendida entre as ruas Getulio Vargas, Paraíba, Manoel Ribas e Marechal Rondon, nenhum comércio sendo realizado durante a manhã de hoje sobre as calçadas ou nos locais de estacionamentos de carros ou motos.

Os ambulantes (disse ambulantes!), que transitam nesse trecho sobre as calçadas, trabalharam normalmente.

Expectativa sobre o espaço que será destinado àqueles que antes utilizavam em local fixo calçadas e ruas nesse trecho central da cidade.

Agora que as calçadas estão livres para os pedestres, é preciso uma campanha "salve nossas calçadas"para que fiquem sem buracos, sem desníveis, sem degraus, com sinalização para deficientes visuais, e, arborizadas. Uma grande tarefa para a nova Prefeitura.

52 comentários:

Anônimo disse...

Ouvi falar que o CODEP não quer que os ambulantes fixos usem a praça da xícara como novo local.
Vão ter que ir mesmo para o terminar rodoviário.........

Anônimo disse...

As calçadas muitas delas precisam ser arrumadas, mas ficou muito bom caminhar no centro. Antes parecia um mercado persa.

Anônimo disse...

Valmir,sou cego,nâo vejo nada,mas...nâo sou surdo,e ouço a chiadeira de muita gente,mas uma coisa eu vejo(???) ambulantes tomando calçadas,é comércio irregular e fim de papo.

Anônimo disse...

Espero em Deus que estes que criticam meu pai por causa do carrinho de cachorro-quente não tenham nenhuma doença que o impossibilitam de algum esforço ou se tiverem não terão a mesma coragem que meu pai tem,nesses anos todos mesmo com muitas dores só ficou escostado pelo inss qdo fez cirurgia dos ombros,qtos por qualquer coisa tá encostado no inss porque a preguiça não deixa nem ter coragem de vender um lanche que seja,meu pai é nosso orgulho nosso exemplo de ser humano.Se algum momento nós andando numa calçada alguém está nos atrapalhando isto não dura 2segundos na nossa vida,essa polemica toda é porque o ser humano é egoista,só pensa no seu próprio umbigo,inveja porque o cachorreiro paga menos impostos mas o que é cobrado ele paga,mas seu lucro é bem menos,meu Deus que mundo é esse,não gostam de ver as pessoas estarem bem,e nem dão condições para que melhore mas fazem como cachorros vira-lata jogam pra qualquer lugar,que cidade é essa.Mas graças a Deus continuamos firme com Jesus esse sim podemos confiar Ele nos faz sentir seguro e prá onde irmos Ele nos sustentará com certeza.Hoje meu pai foi pro terminal muitos amigos foram lá graças a Deus temos amigos,MAS uma perguntinha porque será que as autoridades,os poderosos,os puxa-saco não brigam e usam a Lei para limpar a praça Brasil,qtos adolescentes,mendigos ficam por ali,com um fluxo de tanta gente enfrente ao Desenvolvimento Social e Secretaria de Educação,deveriam limpar como falaram com os ambulantes ou trabalhadores informais como queiram,só vejo ruindade no coração isso sim,então tantas Leis existem vamos,quero ver se vão continuar brigando para que se cumpram,ou só cumprem qdo tem interresses próprios ou a favor dos ricos,porque muitas calçadas ainda estão sendo ocupadas,qtos burracos,e esses toldos dos comércios que tbm precisamos desviar dele para não bater a cabeça,e tantas outras coisas precisam fazer né?vamos ver até onde vai a Lei.

Anônimo disse...

Ao sr Alberto Costa vc disse que é cego pois bem ajude para que Paranavaí faça cumprir a Lei de Acessibilidade aos Deficientes e vá ao Centro de Apoio aos Deficientes ajudar para que consigamos melhores condições aos Deficientes que em Pvaí não tem nada acessível,nem trabalho isso sim é irregular.

Anônimo disse...

eu so espero que estas pessoas que estão apoiando a iniciativa da prefeitura municipal de paranavaí, atraves de seu prefeito que não gosta de pobre, não precise viver do comercio informal, pessoas que não sabem o que é passar dificuldades, trabalhar em baixo de sol e chuva para comer e dar dew comer a um filho pegueno, ai sim eu quero ver esse pessoal sentir na pele o que isto significa, o senhor joâo do cachorro quente recolheu seus impostos devidos a prefeitura durante 16 anos e derrepente nosso excelentissimo prefeito que nâo gosta de pobre manda brecar o alvará do senhor joâo o rogerio nâo sabe o que é passar dificuldades mas um dia quem sabe ele vai pagar por tudo isto que ele está fazendo pelas pessoas que vivem do comercio informal, as pessoas que que reclamam do ambulantes que dissem que atrapalham as calçadas deviam por a mão na conciencia e ver o que elas estão causando, estão fazendo mal para pessoas que trabalham para levar o de comer para dentro de casa, pelo amor de deus vamos por a mão na conciencia vamos deixar estas pessoas trabalharem, vamos pensar serio nisto, são seres humanos que as vezes tenham crianças peguenas em casa ou crianças doente que as vezes com seu dinheiro ganho em seu dia de trabalho são para comprarem remedios para essas crianças, tomara que nunca passemos por isso, que deus nos ilumine a nós e a cabeça de nosso prefeito que não gosta de pobre.

Anônimo disse...

Olha bem o Walmir. Tudo bem, que o blog é seu, mas até ai, normal.
Mas o Sr. prefeito (senhor-maiusculo, mas-prefeito-minusculo) usar o seu blog para flar em "NOVO TEMPO", novo olhar. Isso ai, de novo não tem nada, é a mesma lenga lenga di sempre, mas agora ainda é pior. Sabe Porque? Porque tudo isso era esperado. Oque tem di errado nas ações do Sr prefeito? Nada. Ele é assim mesmo,não gosta de pobre, e ainda dá ouvido pra uns ai...que da dó.
Pra mim tá tudo normal. Isso não tem concerto, pode até ter consertto, mas o mecânico não e´esse não.
vo embora pra LOANDA.
FUUUUIIIIIIIIIIII.

Anônimo disse...

Puxa, o Prefeito Rogério não tem sossego mesmo, hem? Ppensou que tirando os ambulantes iria ficar em paz... agora se vê que os ambulantes ao menos ajudavam a administração nisso; esconder as imperfeições das calçadas. Começaram as cobranças...

¿Estão vendo como nem tudo que parecia tão ruim era tão ruim como parecia??

Isto que dá soprar cisco contra o vento... vem nos olhos!

Anônimo disse...

As criticas ao Rogerio (prefeito), são as sobras do Mauricio Yamakawa.
Vamos lá Rogério, vc está certo e muito certo. Vamos moralizar essa cidade que até então era chamada de fim de linha. Vamos colocar Paranavai em seu devido lugar, destaque nacional, cidade modelo no Brasil, cidade limpa, bonita de gente ordeira e civilizada, vamos ser destaque sim, mais não pelo Crac (como na gestão passada) e sim pelo trabalho que vc está desenvolvendo e que vai calar a boca desses que criticam.
Estamos com você, ONTEM, HOJE E SEMPRE, ROGERIO LORENZETTI PARA O GOVERNO DO ESTADO EM 2018.

Anônimo disse...

2018, SERÁ A REDENÇÃO DO ESTADO DO PARANA E PARANAVAI, ROGERIO PARA O GOVERNO DO ESTADO DO PARANA.

Anônimo disse...

Esse PEDRO ROCHA deve se paga do Rogerio, pois prefeito pior que esse, nao existirar mais em nossa cidade saude nota zero, o secretario da infraestrutura. senhor Euripedes Lemes amigo pessoal do prefeito mais incopetente pra lidar com o publico apareceu no sao Jorge com um aparato policial. contra o manifesto na rua almirante barroso. Com coisa que la tem algun marginal. estavamos so reividicando nossos direito nao somo marginais. Por isso nota zero pro 3 meses de mandato do prefeito eleito Rogerio Lorenzetti

Anônimo disse...

3 MESES DO NOSSO PREFEITO ROGERIO, FEZ MAIS QUE 4 ANOS DO SR.MAURICIO.

Anônimo disse...

Pedro Rocha baba ovo,esse negocio de falar que foi sobra do prefeito anterior é coisa de incompetente,eu quero ver as mudanças prometidas.

Os ambulantes podem ser acomodados na praça da xicara sim.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

\o/, bela alternativa juntar os ambulantes (pessoas que trabalham) com os marginais da "cracolândia" na praça do terminal rodoviário. A fiscalização da Prefeitura está trabalhando "duramente na caça" de ambulantes e nada fazem(nem a fiscalizacão e nenhum outro orgão público) para amenizar a situação da Praça Brasil, do "comércio" que tem lá, pouco se faz pelos buracos tanto nas ruas, calçadas, quanto no próprio sistema.

Anônimo disse...

em 3 meses Rogério fez mais merda que Burakawa em 4 anos.

A Vania, fala tanto de Deus e escreve um texto cheio de rancor e ódio.

Deixa o povo trabalhar Rogério.

Mas eu entendo o nosso prefeito. Homem rico, nunca suou debaixo da lingua, não sabe as dificuldades que os trabalhadores enfrentam. Para ele, é fácil só cumprir a lei. Paranavaí está se acabando.

Anônimo disse...

Paranavaí virou um Paraiso, fazendo cumprir a lei, sem ambulantes, e sem muita coisa ainda.Afinal sao somente 78 dias de administração, 78 dias.

Anônimo disse...

não estou com ódio ou rancor,sim magoada com a situação como fizeram as coisas sai e pronto, pois pelo que entregaram um papel para meu pai tirar todos das calçadas,tem lá ambulantes,placas com propagandas,bancas de jornais,mesas,cadeiras e pelo que estou vendo não é bem assim,então se é para cumprir a lei que se cumpra para todos,hoje já vi lugares com mesas e cadeiras na calçada,mas estamos bem apesar que já soube que essa história vai render muito ainda.Sim é por acreditar em Deus que estamos hoje nos sentindo melhor com a situação.

Anônimo disse...

Uma perguntinha!
Os taxistas vão ter que sair das calçadas junto com seus bancos?
E as mesinhas do Estar, vão ser tiradas das calçadas também?
Afinal a Lei é para todos e terá que ser cumprida.
Ou o Rogério só enxerga quem trabalhou contra?
Porque se for assim, deveria limpar a casa primeiro. Tem até secretário que trabalhou contra ele na campanha.

Anônimo disse...

Essa Vania tá querendo o que? Tem que sair sim. Tem que cumprir a lei. Fora da lei....CADEIA.....CADEIA....

Anônimo disse...

VIVA O PREFEITO, VIVA O ROGERIO, VIVA A CIDADE LIMPA.

Anônimo disse...

Ambulantes, são minorias, poucos, muito poucos.

Anônimo disse...

ta correto o prefeito. Como vai deixar um lanche (tipo podrão) tem as minimas condicoes de higiene no centro da cidade? Aquilo é coisa do seculo 19.

onde era o banheiro do lanche? onde o cidadao que fazia o lanche lavava as maos? Ele usava luvas? Manipulava dinheiro e lanche com as mesmas maos?

Chega de podrão no centro.

Mas tem que acabar com as outras irregularidades do centro, e não só com o lanche.

Raul Lopes

Anônimo disse...

Não quero nada não,nossas mágoas já passaram.É cadeia...podridão...Deus abençõe vcs e convido todos a irem na igreja Emanuel esse final de semana vai ter uma grande festa.

Anônimo disse...

Sr. Raul Lopes

Por um acaso o sr já provou do lanche para julga-lo como podrão???

Anônimo disse...

Eu ouvi o Prof.Adelino Fernandes,dizendo na Rádio Globo que em Tamboara a Prefeitura fez uma parceria com a populaçao...aonde os municipes entram com o material e a prefeitura com a mao de obra,para a reforma e contruçao de novas calçadas.Porque a nossa Prefeitura nao faz o mesmo,e assim o secretário Eurípedes pode dizer que fez alguma coisa,pois tá na hora

Anônimo disse...

Para quem não sabe, podrão é uma expressão para lanches de rua.

Anônimo disse...

eu só espero que estas pessoas que estão apoiando o prefeito que se diz pé ligeiro, e que está conseguindo ser mais devagar que o mauricio, não precisem um dia trabalhar no mercado informal por que ai sim vocês vão ver o que é bom, e ainda mais os ambulantes merecem respeito, pois os mesmos são eleitores e pagam impostos como todos.este pedro rocha deve ser mais um baba ovo do rogerio, vai trabalhar o capaxão.você tem que ter mais vergonha cara,

Anônimo disse...

É a vida é cheia de surpresas,hoje estamos esnobando humilhando as pessoas que só querem trabalhar,conheço sr João tem lá todos comprovantes desses 16 anos até a semana passada pagou mas uma vez tudo que a prefeitura sempre cobrou o mesmo pagou,é mas nunca sabemos do dia de amanhã se não precisamos tá pedindo um "podrão "desses para comer.

Anônimo disse...

p/ sr Raul lopes:
meu nome é Viviane sou filha do sr João. se vc não sabe das coisas pq não fica quieto. assim como vc não gosta dos ambulantes tem pessoa que gostam e apoia, meu pai. durante esses quase 17 anos sempre deixou o carrinho de lanche no quilinho onde o sr Fernando ao qual somos muito gratos,sempre nos apoiou.todos os dias a rotina do meu pai era chegar cedo limpar o seu carrinho, as outras coisas eram trazidas todos os dias para serem lavadas em casa,meu pai usava agua de la tambem. e se vc não sabe as lojas dali tem banheiros e todos sempre gostaram do meu pai, se hj ele esta saindo de lá não é por reclamação dos lojista e sim da prefeitura.
se esta duvidando da nossa higiene marca uma hora e vem na nossa casa ver como é feito todos os dia os ingredientes do lanche nos acordamos as 5:50 da manhã.
espero em Deus que vc nunca tenha que ver seu pai( se ainda tiver um ou se der valor como eu dou no meu) passando por uma situação assim.

Anônimo disse...

VIVA A LIMPESA, VIVA A CIDADE LIMPA....

Anônimo disse...

ATE QUE ENFIM ENTROU UM PREFEITO MACHO, QUE VAI FAZER UMA CIDADE DIFERENTE, UMA CIDADE MODELO PARA O BRASIL. LIMPEZA NELES ROGERIO!

Anônimo disse...

Para os BabaOvo do Rogério. Alguem já ouviu falar que alguma pessoa foi entoxicada com algum lanche que comeu nos carrinhos de nossa cidade? Vai lavar suas bundas seus baba ovo. Voces que precisam lavar a cara para falar alguma coisa dos outros que trabalham honestamente.Eta gentinha.

Anônimo disse...

Os 181 diretores do senado do Brasil
http://chicaodoispassos.blogspot.com/


O número é incrível: 181 diretores. É incrível!

O senado do Brasil está em pé de guerra e nós somos os benficiados com as informações.

Sim, porque quando não há transparência pública dependemos de brigas para saber um pouco da realidade.

Eu não sou daqueles que fica xingando políticos. Acho que eles fazem o que a maioria dos brasileiros fariam no lugar deles.

A culpa maior é nossa, cidadãos do Brasil.

Falta lutarmos por transparência pública. Quanto cada senador gasta de telefone? Deveria estar na internet. Quanto eles gastam com saúde? Deveria estar na internet.

Organizar ONGs que façam um trabalho TÉCNICO de avaliação é importantíssimo.

A corrupção é só uma parte do problema. O problema maior é a desorganização, o desperdício e o descontrole. Estes três Ds custam mais caro que a corrupção.

Outro problema: nós, brasileiros, não realizamos estudos técnicos para termos o que propor.

NÃO HÁ RACIONALIDADE E UNIÃO DA POPULAÇÃO.

Não adianta revoltar ou indignar.

Os cargos estão lá desde a ditadura.

O que falta é estudo sério, racional e objetivo.

O que falta é transparência pública.

O que falta são ONGs bem organizadas para levantar os problemas, estudar propostas e combater o desperdício, a desorganziação, o descontrole e a corrupção.

Anônimo disse...

Limpeza nesse povo aí, vamos fiscalizar a higiene de lanches, etc, etc. Se alguem fica doente, quem é que vai pagar? Janio Quadros, cadê a vassoura!!!!!!! Vamos varrer.....

Anônimo disse...

Limpeza nesse povo aí, vamos fiscalizar a higiene de lanches, etc, etc. Se alguem fica doente, quem é que vai pagar? Janio Quadros, cadê a vassoura!!!!!!! Vamos varrer.....

Anônimo disse...

dexa o povo trabalhar rogério.


quem o tiozinho do lanche estava incomodando?


quero ver a prefeitura acabar com as cadeiras nas calçadas dos butecos.

Anônimo disse...

Vamos tirar essa povo daí, vão trabalhar na roça, querem moleza, vão carpir terreno aí, porisso o pais não vai prá frente, eles querem moleza....

Anônimo disse...

Vamos tirar tb o medonho do pó royal.

Anônimo disse...

cadeiras e mesas no boteco é prá nois bebe todas, nois pode, nois paga, nois temo dinheiro....

Anônimo disse...

Agora é só a secretaria d planejamento retirar os lanches que realmente estao nas calçadas, tipos da av paraná, heitor, cancun lanches. Vamos esperar pra ver.

Anônimo disse...

Muita gente falando em higiene. Mas vale lembrar que esta qquestao deveria ser tratada com a Vigilancia Sanitária. Gostaria de saber filha do Sr Joao quantas vezs o Sr joao foi visitado pela vigilancia? ou autuado por ela??
Pelo que tenho visto, tem muita gente por aí se achando agente sanitário, dando palpites onde o desconhece!!

Anônimo disse...

E o vereador galvao, sempre em cima do muro.não vai ganhar mais......Toma uma posição moço.

Anônimo disse...

Senhor prefeito se os ambulantes estao atrapalhando a passagem dos pedestre, entao tera que rever a situação do comercio tb que colocam mesinhas com mercadoria nas calçada atrapalhando a pasagens

Anônimo disse...

Acontece que os comerciantes colocam mesas na calçada, com razão, eles pagam impostos e concervam a calçada, coisa que os ambulantes nada disso fazem. Vá trabalhar Ô.

Anônimo disse...

Caro Valmir gostaria de fazer uma pergunta para você?
A prefeitura esta cumprindo a lei, porém está fazendo o seu papel, portanto essa lei foi criada na camara municipal, quais foram os vereadores que votaram para a aprovação do projeto?
E por quem foi criado a lei o autor? Qual a data da criação do projeto?
Portanto os eleitores deveriam estar informados a respeito disso.

Valmir Trentini disse...

Vamos lá:

Na secretaria da Camara há um servidor exemplar (aliás, a Camara tem vários), o Pompilio.

Ele pode informar detalhes além dos que eu vou colocar aqui.

Essa lei de muros, calçadas, ambulantes, é a lei do chamado código de posturas. A Lei original deve ser de 1951, quando foi criado o Município. Depois outras leis foram sendo aprovadas, atualizando esse código;

A autoria dessas leis cabe ao Executivo Municipal, por preceito constitucional;

A atual Prefeitura não mandou nenhuma lei a respeito para a Camara, ou seja, está apenas aplicando a lei existente.

Anônimo disse...

TODOS NOS PAGAMOS IMPOSTOS INCLUSIVE O SENHOR JOAO PAGAVA DIREITINHO E FOI EXPULSO DO SEU PONTO ONDE NAO ATRAPALHAVA A PASSAGEM DE NINGUEM SE E PRA LIMPAR AS CALCADAS ENTAO E JUSTO TIRAR TB ESSAS MESAS QUE O COMERCIO COLOCAM NAS CALCADAS

Anônimo disse...

Não tem nada há ver o Seu João ser Ambulante ou estar nas calçadas, nem tão poucos outros ambulantes.
O prefeito simplesmente não gosta de pobres e tá dando um jeito de acabar com os mesmos.
Tem outras coisas e trabalhos que envolvem pessoas pobres que o prefeito também está acabando. Esperem e verão, logo logo será divulgado.
Rogério não gosta de pobre e sempre disseram que lava as mãos com álcool quando cumprimenta um.

Anônimo disse...

Quanta hipocresia.
Prefeito cumprindo a lei ser criticado.
Lei que beneficia todos, inclusive os ambulantes que ficarao melhor instalados. Qualquer cidade minimamente organizada nao tem essa de ambulante ocupando calcadas e nos prefeitos de lá nao sao tachados de nao gostar de pobre.
Gostar de pobre e deixar eles nas calcadas, com higiene precária, improvisado, ora, ora.

Anônimo disse...

Hipocrisia...........rsrsrsrs

Anônimo disse...

Anonimo das 4:15, Tem que lavar a mão com gasolina, depois alccol e desinfetar mais ainda....É quando pega na sua mão que é suja, cheia de verme, que só sabe criticar e se esconde no anonimato. Seja homem e se identifique, critique com clareza e transparencia, pois a critica é sempre bem vinda, não como a sua que é um covarde. Quisera que o Sr.Prefeito pedisse ao Ministerio Publico para rastrear voce que é anonimo e levar à publica a sua pessoa, Vamos ver...