sexta-feira, 27 de março de 2009

Educação. FAFIPA+UEM

Professor Mestre Roberto Leme Batista do departamento de história da nossa instituição pública de ensino superior, a FAFIPA, apresenta no texto abaixo, uma reflexão sobre as possibilidades, desafios e consequências de eventual mudança de status da nossa IES.

"Fusão Fafipa/UEM
Muito interessante o que vem ocorrendo em Paranavaí. Observo que o debate e a reflexão está trazendo um processo de amadurecimento e crescimento importante em muitas pessoas.
Hoje está mais fácil discutir o futuro da FAFIPA. Aos poucos vamos encontrando uma saída para a FAFIPA ser de fato uma Universidade.
Nesse sentido, o debate aberto, transparente, franco e leal internamente na FAFIPA, com a sociedade civil, com a UEM e com o governo do Estado através da SETI só pode redundar em avanços significativos à nossa Instituição.
O caminho é transformarmos a FAFIPA em Universidade até porque, não temos nenhuma garantia sobre como seremos tratados pelo governo do Estado que assumirá a partir de janeiro de 2011, se hoje temos um governo que possibilitou significativas melhorias nas Faculdades, poderemos ter um retrocesso.
Quem estudou, trabalhou e viveu na FAFIPA durante os 8 (oito) anos do governo Lerner sabe do que estou falando.
Penso que devemos deixar de lado as paixões, os discursos raivosos e todas as acusações sem fundamentos.
Devemos buscar tática e estrategicamente um caminho que coloque a FAFIPA em novos trilhos, só possível para além da FACULDADE, pois, como está não podemos e não devemos continuar. Nesse sentido, no atual contexto, em que uma Comissão com representantes da sociedade civil organizada, da FAFIPA e da UEM, com acompanhamento do governo através da SETI começam a discutir a possibilidade de uma fusão entre as duas instituições, é o momento adequado para explicitar algumas questões.
Primeiro, entendo que todos os temores existentes quanto a uma possível FUSÃO são legítimos e devem ser considerados, respeitados e analisados, porém, a forma de se pôr esses temores deve ser racional e não passional. Ou seja, os temores devem ser fundamentados e postos para a análise, o debate e a reflexão. Isto pode e deve ser feito sem ódio, rancores, falsas acusações e discursos melancólicos e raivosos.
Uma fusão pode trazer aspectos negativos e positivos à FAFIPA, por isso, devemos ter serenidade para avaliar concretamente as possíveis vantagens e desvantagens para depois decidirmos. Porém, estou entre aqueles que pensam que os aspectos positivos sobreporão aos negativos se tivermos habilidade, capacidade e competência para reivindicar e negociar no processo de fusão. Por isso, sou favorável ao aprofundamento dos estudos técnicos e o debate intensivo para depois decidirmos, pois só assim saberemos objetivamente se o processo de FUSÃO será positivo ou negativo.
Defendo que a FAFIPA não pode ser desmontada, nem desfigurada e que sua memória histórica tem que ser respeitada e preservada. Assim como devem ser respeitados todos os seus profissionais e que, muitos comentários maldosos e preconceituosos contra a Instituição e a seus profissionais devem ser rechaçados.
Reconheço que uma possível fusão fará da UEM a maior Universidade Estadual do Paraná, sendo que a FAFIPA também terá que ganhar com isso. A Comissão deve levar isso em conta.
Nesse sentido, entendo que uma possível fusão só traria vantagens à FAFIPA, se entre outras coisas, houvesse algumas garantias que aqui exponho:
1- autonomia de gestão;
2- autonomia financeira e patrimonial;
3- representação nos Conselhos da UEM (CAD, COU, CEP);
4- uma mudança no regimento/estatuto da UEM, transformando-a em uma Universidade Multi-campi, pois a FAFIPA não pode transformar-se em uma mera extensão;
5- preservação da estrutura da FAFIPA como Faculdade, mantendo inclusive sua forma de organização em Conselho Departamental e CONGREGAÇÃO;
6- o registro acadêmico continuar sob a responsabilidade da Secretaria Acadêmica da FAFIPA;
7- ser respeitada e preservada a FUNDAÇÃO DE APOIO À FAFIPA;
8- se os departamentos da FAFIPA continuarem tendo total liberdade para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão e também para ofertarem cursos de pós-graduação;
9- se a forma de organização da FAFIPA (CD, Congregação, Secretária Acadêmica...) for implementada também nos atuais campis da UEM (Cianorte, Umuarama...), dando uniformidade aos mesmos;
9- os docentes e funcionários da FAFIPA a permanência no campus de Paranavaí e estender-lhes todas as conquistas trabalhistas existentes no campus da UEM em Maringá;
10- Estimular, incentivar e facilitar o processo de Qualificação Docente, por meio de liberação integral e com bolsa (Fundação Araucária) para Mestrado e Doutorado;
11- realização de concursos para contratação de funcionários para todas as áreas da FAFIPA;
12- implantação de um sistema de vigilância patrimonial, com guardas 24 horas todos os dias da semana.
Estas sãos questões para o debate, podem ser acatadas, rechaçadas e emendadas. Assim como outras podem e devem ser acrescentadas.
Todas as questões pertinentes a FUSÃO devem ser debatidos à exaustão Pois a fusão não pode ocorrer a toque de caixa. Temos que saber negociar...
Penso que professores, funcionários e alunos da FAFIPA devem estar com o espírito aberto ao diálogo, debate e reflexão internamente e com a sociedade civil. As organizações da Sociedade Civil, de diversos setores sociais, envolvidas nesse processo querem o bem e o desenvolvimento da cidade e da região. As organizações da sociedade civil sabem que a FAFIPA é um bem e um patrimônio de Paranavaí e só querem melhorá-la. A sociedade civil não deve ser vista como inimiga, mas como aliada para o crescimento e a expansão da FAFIPA.
Então, não podemos temer o espírito de abertura ao díálogo e ao debate, pois duvido, que se no final do processo a fusão for prejudicial à FAFIPA estas organizações entregarão "a sua cabeça em uma bandeja de prata".
Temos que saber colocar nossas reivindicações e condições.
De minha parte, acho extremamente saudável o movimento da sociedade civil. Cabe a nós da FAFIPA catalizarmos as coisas positivas desse movimento para darmos um grande salto de qualidade na educação superior de Paranavaí. Afinal, todos ganharão com isso.
Conclamo os professores, funcionários e alunos com espírito de abertura a participarem desta empreitada. Afinal, a reponsabilidade é de todos nós.
No mais, parabenizo a mobilização da sociedade civil. Pois, o desenvolvimento local/regional sustentável só será possível se houver a mobilização e participação de todos os sujeitos interessados nesse processo.

Roberto Leme Batista
Professor do Departamento de História da FAFIPA
Doutorando em Ciências Sociais pela UNESP/Marília"


Ao lado, um dos espaços do campus da FAFIPA - o centro de educação física, novo, utilizado pelo curso respectivo de dia, e a noite(salas) pelo curso de história.

7 comentários:

Anônimo disse...

ÈH PENA É Q TANTA GENTE QUEIRA APARECER POLITICAMENTE...
ATÉ O BISPO TÁ DANU PARPITE...
CUM COISA Q A IGREJA É A FAVOR DA CIÊNCIA!!!
HUAHUAHUAUHAHUAHUAUHA

Anônimo disse...

Meu caro anônimo das 12:32,
Qual é mesmo a contribuição que traz o seu comentário? Por que ser tão inoportuno? Digo-lhe que a sociedade civil está trazendo uma grande contribuição, pois está mobilizada em torno de um grande tema.
Lógico que a sociedade civil é contraditória, que é heterogênea, que há interesses e dieologias díspares entre as organizações envolvidas.
Porém, o que importa é o fato de estar mobilizada e integrada em torno de um projeto que unifica todos, é dizer, o desenvolvimento de Paranavaí e região. Então, parabéns à sociedade civil.
Outra coisa, vá se inteirar das coisas, para não moeter idiotices.
Veja bem, a Igreja também é contraditória, pois ao mesmo tempo em que é extremamente conservadora, arcaica e desconjunturada, é capaz de desenvolver excelentes instituições de Ensino e Pesquisa, como é o caso das dezenas de PUC´s espalhadas pelo país. Então, não seja desinformado, a Igreja tem sim sua contribuição a dar no caso do Ensino Superior, até mesmo porque expressa o sentimento de milhares de famílias do Noroeste.

Anônimo disse...

Valmir tá muito chato essas reportagens sobre a fusao FAFIPA & UEM,mude de canal.................

Anônimo disse...

Valmir, é uma pena constatar que pessoas paranavaienses como esse "Anônimo das 05:31" insistam em ficar em silêncio num momento histórico como é o da presente discussão sobre a fusão FAFIPA-UEM... a meu ver, uma situação irreversível, frente á intensa participação da sociedade organizada local.

Deixemos pois, que esse "anônimo" também usufrua democraticamente da sombra da árvore que tantos estão empenhados em plantar em Paranavaí. Mas ficar-lhe-á a lição de cidadania para outras lutas.

abs

Will disse...

Esse Balestra é ótimo.
Suas intervenções são sempre uma oportunidade de crescimento para os incautos e alienados.

Anônimo disse...

Não queremos fusão, deixa a fusão para os tontos (amigos do zorro).

Anônimo disse...

o que acho comico em Paranavaí sao os politicos de canga, so dao palpite ou opinao quando o assunto já esta morto.

A FAFIPA é de paranavaí e pode sim melhorar desde que exista uma liderança forte em nossa regiao e que tenha condição de exigir na capital o que nao ocorre hoje.