domingo, 7 de dezembro de 2008

Fusão UEM e FAFIPA. Um sério debate X

Espaço continua aberto ao debate. Para defensores e críticos do tema.

Foto e texto abaixos estão no site da UEM/Campus Regional de Umuarama:


Centro de Tecnologia : UEM pede apoio do prefeito eleito para implantar novos cursos

A direção do campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) procurou o prefeito eleito Moacir Silva para pedir apoio ao projeto de ampliação dos novos cursos da instituição em Umuarama.

A UEM pede a participação do município, principalmente, nos investimentos em instalações físicas para abrigar mais laboratórios e salas de aula, tanto na área do Centro de Tecnologia (que funciona junto ao Sesi), como no Centro de Ciências Agrárias.
O diretor do campus da UEM, professor Osvaldo Joaquim dos Santos, informou ao prefeito eleito que a instituição pretende implantar em Umuarama os cursos de engenharia civil, engenharia ambiental, engenharia de alimentos e engenharia florestal. “Esses novos cursos irão fortalecer a cidade”, disse o dirigente da Universidade, acrescentando que o mercado de trabalho, atualmente, está cada vez mais exigente quanto à qualificação profissional.
O diretor do campus também sugeriu que Moacir Silva atue como interlocutor para promover maior integração entre as Universidades e Faculdades que estão estabelecidas na cidade. “Será de muito proveito, em todos os sentidos, a realização conjunta de eventos envolvendo as instituições de ensino superior”, garante Santos.Fonte: Jornal Umuarama Ilustrado
Além de apoio para a implantação dos novos cursos, os representantes da UEM também solicitaram ao prefeito eleito que atue no sentido de regularizar a situação da área onde hoje funcionam, além do Centro de Ciências Agrárias da Universidade, a Escola Agrícola Estadual, o Iapar e o IAP. Os 68 alqueires pertencem à União, que deveria ter implantada a Escola agrícola Federal, e isso impede investimentos por parte do Estado para ampliar sua ação naquela área.
INCUBADORA TECNOLÓGICAA UEM desenvolveu, há dois anos, um projeto de Incubadora Tecnológica para Umuarama, com o objetivo de dar suporte para empreendimentos inovadores, mas a iniciativa continua no papel. Os dirigentes locais da universidade adiantaram ao prefeito eleito que o projeto necessita da parceria com a Prefeitura para ser implementado com sucesso. O diretor do campus, professor Osvaldo Joaquim dos Santos, garante que a Incubadora está devidamente regulamentada, mas falta estrutura física para seu funcionamento. “Com ele, poderemos, inclusive, ajudar no desenvolvimento de empreendimentos que tiveram início, mas faltou assessoria para ter continuidade”, garante.
Desde a campanha eleitoral, Moacir Silva defende a participação das Universidades num amplo programa de desenvolvimento de Umuarama. “O que a UEM está solicitando é legítimo, e o município deve dar a sua contribuição. Novos cursos serão importantes não só para a nossa cidade, mas para toda a região”, disse o prefeito eleito. E com relação ao projeto da Incubadora Tecnológica, Moacir Silva declarou que a iniciativa “vem exatamente ao encontro de nossas propostas de promover o desenvolvimento industrial de Umuarama, gerando emprego e renda”. “É claro que vamos procurar, dentro do permitido pela legislação e das disponibilidades de recursos financeiros, estabelecer essa parceria com a UEM, pois temos o maior interesse em viabilizar esse projeto”, concluiu Moacir Silva.
Acompanharam o diretor do campus na audiência com o prefeito eleito, os professores Rerison Catarino da Hora, coordenador pedagógico do Centro de Ciências Agrárias; Leandro Volk, coordenador administrativo do CCA; e Marcelo Marques, coordenador administrativo do Centro de Tecnologia.Fonte: Jornal Umuarama Ilustrado

11 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Valmir estas notícias são realmente importante para a população de Paranavaí que quer a fusão fafipa/uem, pois o que esta acontecendo no campus da Uem de umuarama é o que nos desejamos que aconteça aqui em paranavaí,ou seja no futuro campus da fafipa/uem, novos cursos de ponta , o desenvolvimento da nossa região, nós não podemos perder essa oportunidade nunca, chega de aventura como foi o caso da unespar.

Anônimo disse...

esses comentários dos bloganônimos 06:01 e 08:43, são de tremendo mau gosto, além de não ter nada haver com o assunto da fusão,por favor vamos respeitar privacidade das pessoas

Valmir Trentini disse...

Agradecer as postagens que dão luz ao debate.
Estamos excluindo 2 comentários fora do foco e ou ofensivos

Anônimo disse...

É isto aí,
Na cidade de Umuarama há um projeto da classe dominante para o futuro da cidade, por isso, a cidade ganhou o campus da UEM com cursos estratégicos e novos cursos devem ser criados... Mobilizam-se para isso. Aqui em Paranavaí há um movimento com lideranças empresariais e trabalhistas, suprapartidário que avança na discussão de um projeto para fazer a cidade tornar-se uma referência no Ensino Superior. Parabéns e oxalá conseguirmos avançar com cursos estratégicos para o desenvolvimento local e regional.

Anônimo disse...

Valmir,nao vou dar opiniao...se voce quiser saber de uma opiniao verdaderia e com consistencia,leia ou coloque aqui o artigo do Vioto(da aciap) aqui prá todo mundo ler,e assim ficar por dentro,o homem é uma potencia em termos de opiniao...até deu uma página inteira para o Lima no Diário do Noroeste...o homem nao é fraco

Anônimo disse...

Esse Cláudio Luiz da Rádio Paranavaí é mesmo burro,leu um artigo do professor Pagamunici(deve ser assim) e disse que o homem era a favor da fusao,mas para quem entende de escrita,ele é totalmente contra...deu práentender

Anônimo disse...

Acho que o Clúadio Luiz tá certo,
porque o Aníbal nunca dá pra saber o que ele quer. Uma hora é PT, depois é Pisol pu PSTU. Uma hora ele apóia a Luzia, depois apóia o Pasczuc. Então, vai ver ele já mudou de opinião.

Anônimo disse...

Penso que dar palpites de forma anônima é desconstruir a história. Percebo que são comentários que poderiam nos ajudar, mas anonimamente é ficar somente com o direitodo ataque e não permitir a defesa. Isso é sacanagem.

Anônimo disse...

Bem este é um assunto que deve-se ser refletido com muita calma e principalmente com o conhecimento de causa, SOU ACADEMICO da Fafipa e a minha pré-opinião é que a UEM, ela é uma universidade que anos vem trabalhando para sustentar um "nome", a UEM é uma instituição séria onde seu seus colaboradores procuram fazer o máximo por ela, mas como acontece hoje com as universidades publicas ela tambem enfrenta serios problemas principalmente economicos, que tambem é a situação do Fafipa e de tantas outras. A unificação não é a melhor saída para nenhuma das instituições, a Fafipa é uma instituição que teve ser respeitada, e acho que deveriamos não discurtir em unificar Fafipa e UEM, mas deveriamos estar levantando bandeiras para exigir que a Fafipa deixe de ser Faculdade e se torne UNIVERSIDADE, este é o unico modo de realmente ajudar e esta instituição, seria a melhor maneira de manter sua história e de poder continuar a dizer que ela pertença a Paranavaí, e não simplesmente ser apenas um campus da UEM, que não tem nem lógica, Unoversidade estadual de MARINGÁ, dentro da cidade de Paranavaí, Não que isso mude algo para mim afinal moro a 70KM de Paranavaí e a 80KM de maringá, mais a Fafipa ela tem muito mais capacidade de seu Universidade independete, do que ser apenas um campus.
É apenas minha opinião não viso ofender ninguem, ou qualquer das instituições, e tambem ainda não tenho como certa essa minha opinião, pois estou procurando aumentar o meu conhecimento a este respeito.