terça-feira, 23 de setembro de 2008

Ibope confirma larga vantagem de Rogério

Rogério Lorenzetti (PMDB) mantém a liderança na disputa pela prefeitura de Paranavaí, no Noroeste do estado.

O prefeito Mauricio Yamakawa (PP), que disputa a reeleição, é o segundo colocado. A segunda pesquisa Ibope/RPC, divulgada nesta segunda-feira (22), mostra que Lorenzetti tem 55% das intenções de voto. Yamakawa aparece com 18%.
Na primeira pesquisa do Ibope, divulgada no dia 11 de agosto, Lorenzetti teve 59% e Yamakawa, 17%. Cesar Alexandre (PT) subiu de 4% para 10% agora. O candidato professor Ailson de Souza (PSOL) saiu de 1% para 3%. Os votos brancos e nulos caíram de 7% para 3%. O índice de indecisos se manteve em 12%.
A margem de erros é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistados 504 eleitores entre os dias 18 e 20 de setembro. A pesquisa foi registrada na 72.ª Zona Eleitoral de Paranavaí, com o número 271/2008.


Entre os dois primeiros colocados a mudança de percentuais ficou dentro da margem de erro. Portanto, entre as duas pesquisas, decorridos mais de um mês de campanha no rádio e na TV e a 12 dias das eleições, o quadro não se alterou.

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Walmir,

Vamos lembrar alguns fatos relacionados 'as pesquisas do IBOPE no estado do Paraná?
1- na eleição de 2004 para prefeito de Paranavaí, o mesmo IBOPE dava ao Sr. Mauricio, vantagem de 18 pontos na pesquisa. Entretanto a vitoria do Sr. Mauricio, atual prefeito foi de apenas 5 pontos. Acertou em cheio né?????
2- Nas 3 ultimas eleicoes de prfeito em Maringa, o IBOPE nao conseguiu detectar os movimentos de crescimentos dos candidatos Jairo Gianotto, Zé Claudio e Sivio Barros respectivamente. Bela margem de acertos.......
3- mais recentemente, em 2006, o mesmo IBOPE indicava vantagem ao atual governador de 6 pontos. Vc lembra do resultado final?????
Entao vou te lembrar: apenas 11.000 votos sobre um universo de cerca de 7 milhoes de votos no estado do parana.
Acho que qualquer cidadao com um minimo de boas intencoes trataria os numeros do IBOPE com certa cautela, pois seu historico no estado é realmente muito ruim....
Quem quiser, que acredite.

Valmir Trentini disse...

Alguns pontos a ponderar foram expostos por Pitcher.
Agradeçendo, e para o debate é bom lembrar que:
Nas três pesquisas apresentadas pelo IBOPE em Paranavaí em 2004, todas apresentaram o atual Prefeito então à frente;
Pesquisa é como uam fotografia: diz a situaçao do momento em que é feita - portanto, confrontar uma pesquisa de cinco dias antes da eleição com o resultado da eleição, cinco dias depois também não parece ser algo muito seguro.
Uma campanha é movimento. Na atual, o movimento de mais de um mês de campanha não revelou qualquer alteraçao mais significativa entre os dois primeiros colocados.
Amanhã estaremos a 11 dias da elieção. Em breve saberemos se nesse período curto haverá um movimento que não se verificou desde 30 de junho, quando se encerraram as escolhas de candidatos pelos partidos.