Rogério Lorenzetti (PMDB) mantém a liderança na disputa pela prefeitura de Paranavaí, no Noroeste do estado.
O prefeito Mauricio Yamakawa (PP), que disputa a reeleição, é o segundo colocado. A segunda pesquisa Ibope/RPC, divulgada nesta segunda-feira (22), mostra que Lorenzetti tem 55% das intenções de voto. Yamakawa aparece com 18%.
Na primeira pesquisa do Ibope, divulgada no dia 11 de agosto, Lorenzetti teve 59% e Yamakawa, 17%. Cesar Alexandre (PT) subiu de 4% para 10% agora. O candidato professor Ailson de Souza (PSOL) saiu de 1% para 3%. Os votos brancos e nulos caíram de 7% para 3%. O índice de indecisos se manteve em 12%.
A margem de erros é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistados 504 eleitores entre os dias 18 e 20 de setembro. A pesquisa foi registrada na 72.ª Zona Eleitoral de Paranavaí, com o número 271/2008.
Entre os dois primeiros colocados a mudança de percentuais ficou dentro da margem de erro. Portanto, entre as duas pesquisas, decorridos mais de um mês de campanha no rádio e na TV e a 12 dias das eleições, o quadro não se alterou.
2 comentários:
Caro Walmir,
Vamos lembrar alguns fatos relacionados 'as pesquisas do IBOPE no estado do Paraná?
1- na eleição de 2004 para prefeito de Paranavaí, o mesmo IBOPE dava ao Sr. Mauricio, vantagem de 18 pontos na pesquisa. Entretanto a vitoria do Sr. Mauricio, atual prefeito foi de apenas 5 pontos. Acertou em cheio né?????
2- Nas 3 ultimas eleicoes de prfeito em Maringa, o IBOPE nao conseguiu detectar os movimentos de crescimentos dos candidatos Jairo Gianotto, Zé Claudio e Sivio Barros respectivamente. Bela margem de acertos.......
3- mais recentemente, em 2006, o mesmo IBOPE indicava vantagem ao atual governador de 6 pontos. Vc lembra do resultado final?????
Entao vou te lembrar: apenas 11.000 votos sobre um universo de cerca de 7 milhoes de votos no estado do parana.
Acho que qualquer cidadao com um minimo de boas intencoes trataria os numeros do IBOPE com certa cautela, pois seu historico no estado é realmente muito ruim....
Quem quiser, que acredite.
Alguns pontos a ponderar foram expostos por Pitcher.
Agradeçendo, e para o debate é bom lembrar que:
Nas três pesquisas apresentadas pelo IBOPE em Paranavaí em 2004, todas apresentaram o atual Prefeito então à frente;
Pesquisa é como uam fotografia: diz a situaçao do momento em que é feita - portanto, confrontar uma pesquisa de cinco dias antes da eleição com o resultado da eleição, cinco dias depois também não parece ser algo muito seguro.
Uma campanha é movimento. Na atual, o movimento de mais de um mês de campanha não revelou qualquer alteraçao mais significativa entre os dois primeiros colocados.
Amanhã estaremos a 11 dias da elieção. Em breve saberemos se nesse período curto haverá um movimento que não se verificou desde 30 de junho, quando se encerraram as escolhas de candidatos pelos partidos.
Postar um comentário