sábado, 6 de setembro de 2008

Eleições. Urnas eletrônicas na berlinda.

Dia 05 próximo novas eleições. Urnas eletrônicas. Motivo de confiança ou de preocupação?

Receita para o Desastre
Nós criamos uma civilização global em que elementos cruciais - como as comunicações, o comércio, a educação e até a instituição democrática do voto - dependem profundamente da ciência e da tecnologia. Também criamos uma ordem em que quase ninguém compreende a ciência e a tecnologia. É uma receita para o desastre. Podemos escapar ilesos por algum tempo, porém mais cedo ou mais tarde essa mistura inflamável de ignorância e poder vai explodir na nossa cara.
Carl Sagan, cientista, escritor, autor do livro O Mundo Assombrado pelos Demônios


Segurança de Dados
Se você acredita que a tecnologia pode resolver seus problemas de segurança, então você não conhece os problemas e nem a tecnologia.
Bruce Schneier criptógrafo, moderador do
Crypto-Gram NewsletterSchneier, Bruce - Segurança.com (secrets and lies), Ed. Campus, 2001, Rio de Janeiro, pg. 12

Transparência Eleitoral
É até irônico que estas máquinas de votar, que supostamente deveriam resolver os problemas causados pelo sistemas eleitorais antiquados, estão simplesmente tornando os problemas invisíveis para o eleitor.
Penny M. Venetis, Professora de Direito na Rutgers University, NJ, USA


Pensando melhor...
Se voce pensa no voto informatizado por cinco minutos, voce pensa: 'Por que não?'. Mas se você pensa por algumas horas, descobre uma porção de razões do porquê não.
Kim Alexander, presidente da
California Voter Association

Além do Estado da Arte
O Brasil informatizou o voto em todas as etapas de uma eleição mas isto não indica que estamos na linha de frente no domínio desta tecnologia e sim que ultrapassamos esta linha de forma imprudente e precipitada. É chegada a hora da sociedade civil brasileira debater o voto eletrônico, sob pena de deixarmos para nossos filhos um arremedo de democracia onde a Inviolabilidade do Voto não é garantida, o eleitor não pode verificar para quem foi dado o seu voto e não se permite fiscalizar a apuração ... como já está ocorrendo agora!
Amílcar Brunazo Filho, moderador do Fórum do Voto Eletrônico

3 comentários:

Picoloto disse...

E o que impediria uma fraude nas eleições se os votos ainda fossem feitos no papel? O que impede a vontade do eleitor seja comprada por uma cesta básica?

Valmir Trentini disse...

Picoloto, grato pela participação.
O voto impresso e visualizado pelo eleitor antes de encerrar a sua votação em urna eletrônica, permitirá a conferência fiscalizada pelos partidos, de um percentual dessas urnas e, constatado divergência entre a conferência física e a totalização eletrônica, será possível a correção do resultado. Atualemnte isso é impossível.
Agora, sobre venda de voto, prática de um país pobre e subdesenvolvido, é outra história. Triste história.

Valmir Trentini disse...

Esse voto impresso não ficará na mão do eleitor. Após conferir que sua vontade foi feita, permanecerá em bolsa própria que fará parte da urna.
Há testes nesse sentido, mas há resisitência da Justiça Eleitoral.