sexta-feira, 23 de abril de 2010

Urbanismo e acessibilidade. Calçadas perigosas

Nas ruas de Paranavai as calçadas são utilizadas como rampas para favorecer entrada de veículos e mesmo de pessoas.Para veículos há rebaixamento de meios-fios em desacordo com normas, e para atender ao acesso de cadeiras de rodas, muitas empresas ao invés de rebaixar a entrada de seu prédio, eleva a calçada, criando verdadeiras rampas.
No dia de hoje, vários escorregões e quedas de pedestres em diversos pontos da cidade(centro).

Parênteses: Exemplos de calçada adequada. A da Bipharma, da Caixa Econômica Federal.



6 comentários:

Anônimo disse...

as calçadas de paranavai sâo uma vergonha.No centro muitas inclinadas.
Nos bairros nem se fala.
Já imaginaram se o asfalto fosse também assim, inclinados?
E os postos de gasolina então? Em lugar de uma entrada e saída toda extensão dos postos ficam rebaixadas. Por isso dizem que a população de paranavai é atrasada e anda no meio da rua...Cadê calçada?????

Old Rubens disse...

Amigo Valmir...

-CALÇADA NÃO DÁ VOTO, DÁ NO MAXIMO TROPEÇÃO E TORÇÃO... NEGO!!!
-CALÇADA ECOLOGICA, PARA DRENAR AGUAS DA CHUVA É UM SACO. "TEM QUE FICAR CORTANDO GRAMA PERIODICAMENTE E PARA RASTELAR AS FOLHAS AO INVÉS DE VARRER, É OUTRO SACO.... TÁ LOUCO?
-PADRONIZAÇÃO DE CALÇADAS PARA FACILITAR A MANUTENÇÃO NEM PENSAR... VOÇES ACHAM QUE VÃO FAZER CALÇADAS IGUAIS AS DOS VIZINHOS? CADÊ MEU INVESTIMENTO? MINHA DIFERENCIAÇÃO? VOÇES ESTÃO PENSANDO QUE AQUI É OS "ESTADOS UNIDOS"! VÃO CATAR COQUINHO!
-E ESSE NEGOCIO DE RAMPA PARA CADEIRANTE? QUE É ISSO RAPÁ! "RAMPA É BONITO LA NAS CASAS EM PORTO RICO". LÁ SIM FICA CHIQUE! UMA MAIS SOFISTICADA QUE A OUTRA.
-E TEM MAIS... SE VOÇES ESTÃO PREOCUPADOS COM ESCORREGÕES E QUEDAS, PEÇAM AOS SEUS VEREADORES QUE APROVEM UMA LEI PARA QUE TODOS SEJAM OBRIGADOS, PERANTE MULTAS PESADAS, PARA EM CASO DE CHUVAS OU CALÇADAS MOLHADAS E LISAS,
- "O TRANSEUNTE SEJA OBRIGADO A USAR SAPATILHAS TIPO AQUELAS DE CORREDORES DE CEM METROS RASOS NO ATLETISMO, COM PREGOS NA SOLA." PARA NÃO ESCORREGAR E CULPAR O MUNICIPIO E O DONO DO IMOVEL.

Portanto amigo Valmir... deixe-nos aqui, vai que a gente começa a fazer isto tudo, a coisa pega gosto, e ai vem multa, indenizações, clamor popular. Deixa quieto. Afinal Aqui é a "Terra Brasilis", conforme o povo vai chiando a gente vai remendando e esta muito bom. Faz mais de quinhentos anos que estamos com esta mentalidade e o povo vai seguindo feito cordeiro.
Esta no sangue. O maximo que deu foi uma guerrinha aí com o PARAGUAI, e já faz muito tempo.

NÃO FICA PROCURANDO CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO NÃO!
-DAQUI A POUCO VOÇES VÃO QUERER QUE OS POLITICOS SEJAM HONESTOS... ERA SÓ O QUE FALTAVA!!!!!!!!!!

Old Rubens.

SO ANDO DE CARRO disse...

walmir, voce é traumatizado- só pode - com esse assunto de calçada. Já encheu. Nao vai mudar. Em Paranavai é disso para pior.

Anônimo disse...

NA MINHA RUA NAO TEM CALÇADA-ISSO PORQUE NAO TEM ASFALTO,E NA SUA RUA TEM ASFALTO?SE NAO TIVER TAMBEM NAO TEM CALÇADA.ESTAMOS EMPATADOS.

Anônimo disse...

no local fotografado acho difícil de se fazer uma calçada homogenea. contratre um arquiteto para dar opinião sobre o assunto, para depois criticar. a rua é íngreme

Valmir Trentini disse...

Obrigado pelo comentário.

Vou postar uma calçada homogenea em terreno íngreme para o debate.

Quando compramos um terreno irregular. temos tendência a querer adequá-los para nosso prédio, valendo-nos do espaço público, que não é nosso. No caso o espaço de calçadas ou passeios.