sábado, 24 de abril de 2010

Paranavaí. As redes sociais e os fatos e versões

Nos últimos 15 dias em Paranavaí, uma explosão de visitas a blogs e microblogs(twitter). São as redes sociais constituindo verdadeiras redes de informação.

As midias convencionais, importantes(TVs, rádios, jornais), mas suceptiveis a pressões e influências, não debatem os temas polêmicos, nem informam a respeito de. Quando muito vem a reboque das redes sociais. E as redes sociais crescem. O presidente Obama, por exemplo,  se valeu delas para sua bem sucedida escalada à Presidência dos Estados Unidos da América.

Requião manda suas respostas a Pessuti e polêmicas por seu http://twitter.com/requiaopmdb, Beto Richa, pré-candidato a Governador, se comunica diariamente com milhares de amigos e fala de sua agenda através do http://twitter.com/BetoRicha. Ou seja, os mais rápidos se apropriam dessa ferramenta virtual para dar seus recados.

Por que o acesso a essas redes cresce em Paranavaí? Além de mais rápidas, os temas encontrados hoje nelas não estão nas mídias tradicionais.

Alguns temas que esquentam a política local e suas imbricações e estão nos blogs mais acessados:

O escândalo da Assembléia Legislativa, a falta de transparência, as versões dos atores regionais nesse imbroglio;

A posição da Igreja Católica (silenciosa) que vende terreno que recebeu da Prefeitura para a própria Prefeitura? - já deveria ter vindo a público e devolvido dinheiro ao tesouro municipal. Basta à Igreja sua crise com as denúncias de pedofilia;

O sai-não-sai de Vereador que trabalha na Santa Casa tem motivação política-eleitoral?

O vai-não-vai das candidaturas locais a deputado estadual e federal;

A Câmara Municipal e 10 vereadores que não poem a "mão em cumbuca", discute só temas periféricos, faz "cara de paisagem" sobre esses e outros temas

Nitroglicerina pura
Sobre tudo isso os Blogs do http://joaquimdepaula.com.br e http://praxedesjr.blogspot.com tem informado e recebido comentários que ajudam a esclarecer (e por vezes a confundir) cada tema polêmico.  No blog http://portalcaiua.com informes úteis, porém bem mais "softs".

Definitivamente a atividade pública não é mais a mesma, com as ágeis redes sociais crescendo. Todos os que estiverem nesse mister devem utilizá-las corretamente ou serão devorados.

Crie seu Blog ou microblog, entre na blogosfera. É de graça!

3 comentários:

Anônimo disse...

é verdade tudo isso,mas também temos que convir que tem um montao de blogs que mais parecem cemitérios(de notícias)pois se movimentam muito pouco,ou melhor vao devagar demais e chegam sempre atrasados nas informaçoes-gosto de acessar blogs que nao carecem de paradas,e sim estao sempre com noticias quentes-

Anônimo disse...

Como tem gente rasa, como o ai de cima.
Noticia e uma coisa. análise é outra muito mais dificil. A informaçao deve mesmo ser rápida a análise precisa de raciocinio, que o colega anonimo de cima nao tem....

Rudiney ! disse...

Ótimo assunto esse !

Valmir, nota-se que com essa aproximaçao que os Blog´s, rede sociais ( a exemplo o Orkut e agora o momento é Twitter) tem entre o eleitor e o político, é algo novo e muito bom.

Agora com o blog, twitter podemos manifestar a nossa opinião, nossa indignação ou mesmo os elogios com o que acontece no dia-a-dia.

A População de Paranavaí aos poucos esta conhecendo o poder dessas ferremantas, de interagir e manifestação de opniões.

Parabenizo você, ao Joaquim e o Praxedes pelas informações prestadas nos blogs !

Abraços,

Rudiney
www.portalcaiua.com