terça-feira, 27 de abril de 2010

Paranavaí. Meritocracia, Sistema binário. Fusão FAFIPA/UEM. O difícil caminho das mudanças

Paranavaí precisa evoluir. É consenso. Todavia na hora de efetivar essa evolução, parte de nossa comunidade mostra seu lado atrasado.
Quando muito quer mudança que deixe as coisas como estão.


Ruas da cidade deixarão de ser mão dupla, para melhorar o tráfego da cidade com mais veículos. Tem gente contra


Fusão FAFIPA/UEM. Tem gente contra


A Prefeitura aponta para a necessidade de adotar a meritocracia para evolução dos serviços públicos. o corporativismo do setor é contrário.


Sobre este tópico vamos destacar:
É consensual que a Administração Pública precisa de reformas urgentes para se tornar uma máquina mais eficiente e mais útil aos cidadãos. O país(a cidade) não suporta uma burocracia que não é capaz de dar resposta às responsabilidades e competências que o Estado(município)assume perante a sociedade.


A função pública não terá reforma possível enquanto só responder a sinais endógenos (políticas, directivas, despachos, procedimentos), e não se sujeitar à regra de ouro do mercado: "o cliente tem sempre razão". (o cliente é o cidadão que paga impostos e merece serviços de qualidade pelo tanto que paga - quase 5 meses de todo seu trabalho é de impostos!)


A Administração Pública funciona mal porque é monopolista e porque o seu financiamento não depende da satisfação das necessidades das pessoas. Tem que deixar de estar materialmente protegida da sociedade e ser sujeitada a uma concorrência que lhe sirva de comparação e incentivo. Não é o sistema burocrático que tem de ser liberalizado, porque esse ninguém o quer, mas sim muitos serviços que o Estado presta em exclusividade, sem outra razão que não seja perpetuar o poder e o "mérito" de políticos e burocratas.

Alguns dos comentários acima estâo disponíveis na Internet, para o debate.

9 comentários:

INTERESSADO NO PROGRESSO disse...

sou contra o sistema de mão unica na avenida paraná. meu comercio lá tem movimento de duas maos hoje em dia
sou contra a fusão fafipa/uem. Mamos continuar pequinininhos. a UEM só tem professores de qualidade e os da fafipa vão perder a boquinha
sou contra a meritocracia. muitos parentes meus trabalham lá e vão precisar trabalhar mais.

Anônimo disse...

Um grande avanço poderia ter o município se implantasse a meritocracia no serviço público, uma forma de governo baseado no mérito. As posições hierárquicas da administração passariam a ser conquistadas, em tese, com base no merecimento, e haveria uma predominância de valores associados à educação e à competência.

Anônimo disse...

Mão única em Paranavaí? è bão porque a única q esta prestando é um pedaço da heitor, assim os buracos ficam num sentido só.

Anônimo disse...

Estou c o interessado no progresso!

Anônimo disse...

O QUE? EU ENTENDI? PARANAVAÍ AO INVÉS DE REAJUSTAR E PAGAR BONS SALÁRIOS PARA SEUS PROFISSIONAIS QUER QUE TRABALHE MAIS?
COM UM PLANO DE CARREIRA DESSES É BEM PROVÁVEL Q VÃO TRABALHAR ALGUMA COISA!

Anônimo disse...

ASSIM COMO O "INTERESSADO AI EM CIMA CHAMADO VALMIR" DISSE: TODOS PENSAM APENAS EXCLUSIVAMENTE EM SÍ PRÓPRIOS. A MERITOCRACIA SERÁ MAIS UMA ARMA DA GESTÃO, OU SEJA, AQUELE Q NÃO FIZER O Q A RAPOZA DA VEZ QUER NÃO TEM DIM DIM A MAIS NO BOLSO. O TRABALHO É ATRIBUIÇÃO ASSUMIDA DO SERVIDOR, E SE OS PROCESSOS SÃO POUCOS SÃO PORQUE A NOJERA DO SERVIÇO PUBLICO NÃO É CULPA DO SERVIDOR APENAS. EXPLO: O POSTINHO DO SÃO JORGE - UM ÚNICO FUNCIONÁRIO PARA AGENDAR, INFORMAR, ENCAMINHAR, CARIMBAR,ORGANIZAR, ETC AQUILO TÁ UM INFERNO. E O FUNCIONÁRIO SABE Q NÃO GANHA MAIS PORQ SEGUNDO O PATRÃO ELE COMPROMETE OS GASTOS DA PREF ALÉM DE NÃO SER QUALIFICADO E TER FAMA DE VAGABUNDO. E ESTA BATALHA QUEM GANHA NO FINAL É SEMPRE A DEMOCRACIA, QERO DIZER "MAIORIA". SÃO MAIS DE 1.700 SERVIDORES E SUAS RESPECTIVAS FAMÍLIAS E BONS AMIGOS QUE SABEM MUITO BEM COMO FUNCIONA A COISA NA POLÍTICA PATERNALISTA. ALGUMAS DECLARAÇÕES DARÃO GRANDE REFLEXO NA VIDA POLÍTICA DE UM PREFEITO Q FOI INFELIZ EM SUAS JUSTIFICAÇÕES QTO AO Q MEXE C SERVIDORES.

Anônimo disse...

Otima esta postagem. Todos os seis comentários mostram que todos querem mudanças mas mantendo seus previlegios.
Tirando o primeiro comentário, de um grande gozador fica claro que se o rogerio quer mudanças necessárias terá que ralar muito.

Anônimo disse...

Assim como todos os outros prefeitos prometeram e ai está...

Anônimo disse...

Infelismente ninguém trabalha sozinho e o recomnhecimento pífio é desestimulante.