sexta-feira, 9 de abril de 2010

Dengue. Envolver os idosos no combate.

A Prefeitura de Curitiba dá exemplo de estratégia para combater a dengue.
O índice de 1% de infestação é considerado aceitável pela OMS(Organização Mundial de Saúde).
Os últimos dados sobre a dengue em Paranavaí aponta para índice de 4% ou mais.

Nos debates no Jornal da Rede Edição da manhã (6h50 às 8h00 na 93.3FM), a equipe de analistas vem batendo na tecla da necessidade de copiar soluções eficazes para reverter o quadro.

Que tal o debate sobre a seguinte estratégia da capital, que trabalha para evitar que índices preocupantes?
Vejamos:
"O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, lançará nesta sexta-feira (9), às 9h, no Salão de Atos do Parque Barigui, nova estratégia para manter longe da cidade o mosquito transmissor da dengue. É o Agente Master, uma grande gincana que, nos dois próximos meses, mobilizará pelo menos de 3 mil dos cerca de 20 mil idosos atendidos pelos serviços de saúde, esporte e lazer e ação social da Prefeitura.

"Queremos manter Curitiba longe do risco dessa doença e, para isso, contamos com o potencial desse segmento importante da nossa população", diz Luciano Ducci. Apesar de ser problema grave de saúde pública em vários pontos do Brasil, Curitiba ainda não registrou casos locais de dengue.


Os idosos inscritos na gincana passarão por um treinamento sobre o assunto, até 12 de junho, e participarão de atividades físicas, culturais e de lazer programadas pelas unidades de saúde - todas partindo do tema dengue.


Além disso, eles percorrerão domicílios próximos para aplicar o check list da dengue - uma relação de possíveis situações favoráveis à instalação de criadouros do mosquito e que precisam ser eliminadas de residências e endereços comerciais. Entre elas, existência de utensílios a céu aberto, locais que podem acumular água da chuva e, assim, servir de criadouro ao inseto.


A presidente da Fundação de Ação Social, Fernanda Richa, e a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, também participarão do lançamento do Agente Master.


A meta é fazer com que os participantes da gincana adotem no seu dia a dia o comportamento da cuidadora de idosos aposentada Olinda dos Santos Zacontrin, de 67 anos. Moradora do Barigui da Estação, ela mantém todos os vasos de plantas da casa onde mora com areia nos pratinhos (para absorver a água e afastar a fêmea do mosquito), recolhe lixo da rua e orienta vizinhos descuidados para dar a destinação correta ao que eles querem jogar fora.


"Até me chamam de chata, mas eu nem ligo", revela Olinda, que aceitou o convite da equipe da Unidade de Saúde que frequenta - a Taiz Viviane Machado - e já garantiu sua vaga entre os futuros agentes master."

2 comentários:

AMAFUCIO LIMA disse...

GOSTEI DA PROPAGANDA DO PSDB-AGORA A COISA VAI...COM CERTEZA!

Anônimo disse...

deixa os velinhos em paz.