terça-feira, 14 de julho de 2009

Segurança. Toque de recolher. Uma nova polêmica

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) aprovou relatório contrário a implantação do toque de recolher nas cidades brasileiras.

O relatório deverá servir de base para o Conselho Nacional de Justiça orientar as varas de Infância e da Juventude a revogar o toque de recolher, adotado por três cidades do interior de S.Paulo, que começa a ser copiado por diversas cidades do País todo, como é o caso de Paranavaí, onde alguns vereadores iniciaram debates ontem. Defenderam a idéia Roberto (Pó Royal) Picoreli e Utrila, enquanto o vereador líder do Poder Executivo Municipal, Mohamad Hassan Smaili, se posicionou contra.

Segundo o relatório, "em muitos casos, a atuação dos órgãos envolvidos na realização do toque de recolher denota caráter de limpeza social e perseguição". "Não se vê o mesmo empenho destas autoridades no sentido de promover a responsabilidade da família, do Estado e da sociedade em garantir os direitos da criança e do adolescente", acrescentou."
A própria legislação brasileira já prevê a responsabilização de pais que não cumprem seus deveres, assim como dos agentes públicos e da própria sociedade em geral.
Nenhuma criança ou adolescente deve ficar em situação de abandono nas ruas em horário nenhum, não só durante as noites", declarou Ariel de Castro Alves, relator. "Para casos como esses, assim como para outras situações de risco, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê medidas de proteção (arts. 98 e 101) para crianças e adolescentes e medidas pertinentes aos pais ou responsáveis (art. 129).
As autoridades envolvidas no 'toque de recolher' deveriam buscar punir os comerciantes que fornecem bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes ou que franqueiam a entrada de adolescentes em casas noturnas, ou qualquer adulto que explore crianças e adolescentes."

A propósito, outra lei copiada, a lei seca, ao que consta não produziu resultados esperados, continuando o uso imoderado de bebidas alcoolicas, os acidentes e até as mortes. OPINE.

20 comentários:

Anônimo disse...

VALMIR EU TRABALHO EM CIMA DE PESQUISAS,E A MAIS RECENTE FEITA EM TODO BRASIL PELA REDE GLOBO(JORNAL NACIONAL) APRESENTOU O SEGUINTE RESULTADO:
A FAVOR DO TOQUE DE RECOLHER: 92%
CONTRA O TOQUE DE RECOLHER : 8%
E AGORA,COMO FICA,SERÁ SEMPRE ASSIM,QUANDO A MAIORIA DA POPULAÇAO QUER UMA COISA,ESSA CAMBADA DE POLÍTICOS ADVERSOS A TRANQUILIDADE,QUEREM OUTRA COISA.DE BEM COM A VIDA TÁ O PRESIDENTE LULA,QUE FAZ AQUILO QUE O POVO QUER...VEJA A SUA ACEITAÇAO POPULAR,TÁ IGUALZINHO AOS POLÍTICOS DE PARANAVAi....kkkkkkkk!

Anônimo disse...

SERA QUE OS VEREADOR PO ROAIAL E UTRILA NAO TEM ALGO MAIS IMPORTANTE PRA APRESENTAR .

Anônimo disse...

ATE QUE ENFIM O TURQUIM DEU UMA DENTRO.

Old Rubens disse...

De novo...
"RECEITA INFALIVEL PARA CRIAR E CONVIVER COM JOVENS E ADOLESCENTES."

FAMILIA+DEUS+ENTIDADES RELIGIOSAS+PADRINHOS+VIZINHOS+ESCOLAS+ENTIDADES ASSISTÊNCIAIS+AUTORIDADES COM INTERESSE NA COMUNIDADE+LEIS EFICAZES...
CATALIZE COM UMA DOSE DE RESPEITO AO PRÓXIMO, HONESTIDADE COM O PATRIMONIO ALHEIO, E FIRMEZA NAS DECISÕES CORRETAS... NAS ESFERAS PUBLICAS E PRIVADAS.

Obs: É dificil de fazer??? se não me falhe a memória, à duas ou tres gerações atrás (não muito tempo), fazia-se cotidianamente esta receita (sem desandar) com colher de pau, gamela e forno à lenha no quintal... conversando com a comadre e os meninos do lado.

Hoje com batedeira e microondas, seguindo a receita antiga sai até melhor... mas tem que seguir a risca a receita antiga viu? não se esqueçam que de tanto colocar ingredientes novos e modernos na receita é que DEU... NO QUE ...ESTA DANDO!

Old Rubens disse...

CIDADE QUE SE PREZE,
TEM SEGURANÇA QUE SE PRESTE,
FAMILIAS POBRES OU RICAS QUE DOMINAM OS SEUS PEQUENOS À QUALQUER TESTE,
E POLITICOS E FORMADORES DE OPINIÃO ANTENADOS À TEIA QUE TECEM
SEM APEGAR OU CRIAR SUBTERFUGIOS CASUÍSTICOS QUE ENGESSE, DEIXANDO DE ANALISAR A FUNDO O QUE ACONTECE,
CRIANDO LEIS QUE SE ESQUECE,
MAS VÃO ESTAR LÁ E ABORRECE.
Old Rubens.

Old Rubens disse...

VAMOS VOLTAR A DAR VALOR AOS ALICERCES DA SOCIEDADE QUE TODOS VOLTARÃO A COMER DO BOLO DO BEM VIVER EM QUASE TRANQUILIDADE, AO MENOS NÓS... QUE MORAMOS EM UMA CIDADE QUE AINDA CABE RECURSO.

-Cuidado com a criação de leis sem analises profundas , em um futuro próximo poderá tornar-se um Frankenstein .

“Old Rubens”

Anônimo disse...

SOU CONTRA O TOQUE DE RECOLHER.

Anônimo disse...

Bem Valmir faço uma pergunta para vc quem não copia...tudo se copia nada se cria.
Isto ocorre desde o descobrimento do mundo estamos diariamente copiando os outros ou até copiando fatos, historias, trabalhos, matérias jornalísticas de outros BLOG... Que mal tem nisso não entendi seu comentário...?
É muita hipocrisia, para pouca coisa.... Os vereadores estão tentando ajudar quem precisa de ajuda.
Todavia já não me estranho mais com comentários tão demagogos... e a naturalidade de pessoas frustradas com aqueles que ajudam realmente o próximo.
Achei lindas as palavras do fulano Rubens, é amigo na teoria e tudo lindo, perfeito...Mas no dia- dia é bem diferente... tenho certeza que vc não tem um filho com dificuldade de localizar onde esteve com quem esteve. Eu tenho filhos é penso sobre o fato com olhar de preocupação,,,mas tudo bem preocupação minha. Tenho medo de acontecer comigo como vc disse a família tem que ensinar , vc acha que não ensinamos...ensinamos sim, mas fatos e pessoas aparecem em nossas vidas, pois vc não sabe que o futuro a deus pertence, então cuidado para não ocorrer com vc.
Muitas famílias estão sofrendo com seus filhos, isto ocorre por diversos motivos, então antes de posar de bom moço faça alguma coisa?
Sei que é difícil fazer é mais fácil criticar.
Gostaria de congratular os vereadores pela iniciativa.

Valmir Trentini disse...

Anônimo das 12:19.

Prezado cavalheiro, a opinião colocada não é minha e sim do Conanda - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Está muito claro isso, no texto

No mais, mencionei os vereadores que já se manifestaram a respeito.

Como pai, claro que tenho grande preocupação com meus filhos.

A sua agressividade, porém, denota uma pessoa magoada e rancorosa.

Não aceita nenhuma opinião que contrarie a sua.

Anônimo disse...

ESSE TURQUINHO NAO IMBIROCA UMA...É O PRIMEIRO COLOCADO NO RANKING DE APRESENTAÇAO DE PROJETOS DEBAIXO PRA CIMA,É MUITO RUIM,SÓ TÁ DE ACORDO COM AQUILO QUE O ROGERIO MANDA,POIS SE NAO OBEDECER SAI DA CAMARA E FICA NA SUPLENCIA,POIS CANDIDATO RUIM DE VOTO POPULAR,É ASSIM MESMO,VIVE DEPENDENDO DOS OUTROS.

Old Rubens disse...

"AO ANONIMO DAS 12:19"
Valmir, faço minhas as suas palavras e mais...
Tenho filho e adolescente... Finais de semana... penso que a maioria tambem o faz... fico as vezes sem dormir porque ele foi para as baladas com os amigos, foi espero... nos bons ambientes, esteja com boas pessoas e ainda... fiscalizo e sou aquele pai chato, que quando chega... cheira, faz pagar mico, briga porque tomou uma cerveja a mais.
SÓ NÃO SOU HIPÓCRITA... TENHO VONTADE DE SEXTA FEIRA, TRANCA-LO DENTRO DE UM COFRE E SÓ SOLTAR NA SEGUNDA CEDO.
Mas... como ele vai viver a vida? vou dizer a ele... olha voçe não vai poder sair e ter a sua liberdade... viver a sua adolêscencia (que é a meu ver... a fase mais linda da vida, a fase das descobertas) porque existe uma lei que contraria a carta magna, dizendo que seu direito de ir e vir foi cerceado porque NÓS... A SOCIEDADE, O PODER PÚBLICO, AS LIDERANÇAS,OS DEMAGOGOS (COMO VOÇE DIZ)... ALEM DE NÃO FAZERMOS A LIÇÃO DE CASA (PROTESTAR, NÃO TOLERAR E COIBIR A VIOLENCIA E A DELINQUENCIA), AINDA COMPACTUAMOS COM SUBTERFUGIOS QUE ESTÃO SENDO RECHAÇADOS PAÍS AFORA, POR INSCONSTITUCIONALIDADE, QUE ENCOBREM A NOSSA HIPOCRISIA DE QUERER PASSAR PARA O ESTADO, TUDO O QUE ACONTECE DE RUIM, INCLUSIVE PELO SEU VER... COMO EDUCAR OS FILHOS, OU COMO REPRESAR SEUS FILHOS... PARA MAIS TARDE ESTOURAR E QUERER FAZER EM ÉPOCAS DE CUIDAR DA FAMILIA... AQUILO QUE NÃO PODE FAZER QUANDO ERA JOVEM.
AMIGO... SOU CONTRA É MINHA OPINIÃO... RESPEITO A SUA, SOBRE O ASSUNTO, NÃO SOBRE AS PESSOAS.
TECEMOS COMENTÁRIOS SOBRE PESSOAS PÚBLICAS, POR QUE AO TORNA-LAS O CARGO PUBLICO JÁ O ENCOURAÇOU. E COMO PODE PERCEBER SÃO CRITICAS,NÃO OFENSAS... NÃO RECEBO PARA FALAR NEM BEM NEM MAL, OPINO PELO LIVRE ARBITRIO.


Old Rubens.

Anônimo disse...

valmir o vereador utrila fez a indicaçao toque de recolher. o picorelli o toque de acolher; no meu.itendimento sao pedidos diferentes mas com o mesmo obj...so que utrila ja esta com o projeto pronto

Anônimo disse...

Quero ve os muitos filhos de bacanas que fumam maconha na madrugada o que vão fazer.

Anônimo disse...

BOM DIA, SOU CONTRA TOQUE DE RECOLHER.

O PODER LEGISLATIVO NÃO É SOLUÇÃO, UMA VEZ QUE EXISTEM LEIS SUFICIENTES PARA CEIFAR TODAS AS MAIORES PREOCUPAÇÕES DOS PAIS. AS QUE PROIBEM O TRÁFICO, E A LEI SECA SÃO EXEMPLO.

COMO O VELHO DISSE, AS SOLUÇÕES SÃO MUITO MAIS PROFUNDAS DO QUE ISTO. DESDE COMPROMETIMENTO DAS AUTORIDADES ATÉ A EDUCAÇÃO DO PRÓPRIO PAI!
...DO QUE ADIANTA A LEI INIBIR O FILHO, DO QUAL O PAI ÀS VEZES DEVE SER ARRASTADO DE BARES E LANCHONETES.

AH ESTAS PESQUISAS DE FANTÁSTICO E SIMILARES, SÃO TOTALMENTE DEMAGOGAS.
UMA DICA P VC = NÃO É ASSIM QUE SE PESQUISA.

SE VOCÊ LANÇAR UMA PESQUISA SOBRE PENA DE MORTE PARA HOMICIDAS DE FICHA EXTENSA, OS QUAIS POSSUEM COMPROVAÇÃO DE ALTA PELICULOSIDADE! VAI SER UMA LAVADA!...NO ENTANTO NÃO SE IMPLANTA?!?!

COMO DITO ANTES, É NECESSÁRIO FAZER PROFUNDA ANÁLISE.

Anônimo disse...

Resposta ao Valmir...
Primeiramente Valmir lhe fiz apenas uma singela indagação somente..., Com relação as suas palavras sobre o meu ponto de vista vc que escreveu Valmir
(A sua agressividade, porém, denota uma pessoa magoada e rancorosa.
Não aceita nenhuma opinião que contrarie a sua.) palavras suas
Demonstrou que vc ficou irritado... ..Bem Valmir a minha intenção não era essa.
Mas vou te dizer que não sou perfeita sou pessoa como vc de carne e de osso e provida de sentimentos. Porém Valmir vc julgou muito cedo a minha pessoa,pois estes adjetivos negativos que vc me atribui não fazem parte da minha personalidade...Bem sobre aceitar a opinião contraria minha, minha posição é aceito sim desde que estas opiniões configurem um respaldo na legalidade e na moralidade, é não na hipocrisia.
Mas tudo bem continuo te admirando como pessoa,,, pois até os sábios erram de vez em quando um abraço fraternal a vc Valmir .

Anônimo disse...

Com relação ao Rubens, é o seguinte só descrevi o que eu acho sobre a matéria em questão.
Caso tenha escrito algo que vc Rubens não gostou... Problema seu.
Vc escreve o que quer não é?
Então escrevi também... Fique calmo Rubens a vida é assim cheia de altos e baixos... Nem sempre as pessoas têm que concordar com vc, pois não existem verdades absolutas, o que existem são as minhas verdades ou as suas verdades, então Rubens ninguém é dono da verdade. Nem mesmo a Carta Magna ou CF/88.
Caro Rubens não existe verdades absolutas Nem si quer na CF, pois o bem jurídico mais tutelado no Brasil chama-se Vida... Pergunto a vc como ocorre aborto legalizado? Bem não precisa responder... Já sei a resposta foi apenas uma situação de exemplificação...
Outro exemplo a CF/88 diz em seus incisos (5) onde trata dos direitos fundamentais da humanidade que não pode ocorrer desigualdades entres as pessoas... Sabemos que não é bem assim...
Tudo é possível de ser feito no Brasil ou qualquer outro lugar quando o assunto debatido é vida, ou segurança para viver... Estamos-nos falando de via digna para as crianças que serão o nosso resguardo no futuro. Temos criticar sim quando é necessário, mas não sempre precisamos atuar mais é não utilizar de falácias demasiadas.
Uma ótima quinta-feira para vc, pois para mim tenho certeza que será na graça do todo poderoso SENHOR JESUS< com isto aproveito novamente para congratular a iniciativa daqueles que se preocupam com o próximo. Até a próxima reflexão...

Old Rubens disse...

Ao anonimo das 12:27
Agora sim... estais provando que o debate é justamente para enriquecer, com ideias, criticas, sugestões. Prova que Vossa Senhoria aceita opiniões contrárias e pegou o intuito da matéria.
Eu sei que as vezes, as criticas atingem pessoas públicas que a gente gosta ou representa..não é!, mas como discorri anteriormente, ao tornar público, automaticamente ele tem que ser autoblindado para suportar criticas e sugestões que na maioria das vezes até ajuda a elaborar bons projetos, nem que as vezes tenha que ser acessorado para isso.
Venha sempre para o bom debate.
Como pode perceber, ao idagar " com relação ao Rubens"... caiu melhor que o referido anteriormente..."fulano" Rubens.
COM RELAÇÃO À NOSSA CONSTITUIÇÃO FEDERAL... APESAR DE SER UM COLCHA DE RETALHOS, COM TOTAS AS SUAS EMENDAS, ELA NOS PROPORCIONA VIVER EM UM DOS MELHORES LUGARES DEMOCRATICOS DO MUNDO.
Old Rubens.

Anônimo disse...

Eu sou totalmente favoravel ao toque de recolher aos menores. Nao me venham com essa historia de que os menores tem direito de ir e vir tambem de noite. Eu sinceramente acho que durante o dia tudo bem, mas de noite tem que estar em casa. Ate as 22hs eu acho que é mais que suficiente para eles se divertirem, depois disso o certo sao para os maiores de idade. Tenho certeza que com isso muitos pais irao levantar as maos para o ceu

Anônimo disse...

essa eé boa. Dede Santana candidato a deputado pelo PDT. A corja da cidade deve estar feliz. mais uma comediante.

Anônimo disse...

Acho que os vereadores nem deveriam estar se metendo nesse assunto, não sabem nem porque estão lá.