domingo, 12 de julho de 2009

Paranavaí. Resgatando a história, cidade completa 68 anos no próximo dia 14

Magistral a página 15 do Diário do Noroeste de hoje. Toda escrita pelo Professor e mestre Saul Bogoni. Indispensável lê-la.

Na data de 14 de julho de 1941 foi fincado o marco a partir do qual foi feita a medição para o planejamento da cidade de Paranavaí. Esse marco se localizava onde hoje está a agência do Sicredi, na avenida Paraná. Nascia a Colônia Paranavaí.

Confirmado os dados, nossos Vereadores terão a oportunidade de corrigir essa distorção histórica e fixar o dia 14 de julho para comemorar o aniversário da cidade, deixando definitivamente a data de 14 de dezembro para o funcionamento normal do comércio, como ocorre hoje e que gera transtornos a cada ano com sua transferência, sem que ocorram quaisquer manifestações cullturais, escolares naquela data.

Com a adoção do 14 de julho, a oportunidade de feriado efetivo, desfiles escolares, comemorações.

19 comentários:

Anônimo disse...

Valmir,
vc ou alguem pode explicar o q esta acontecendo com o KK do noroestao??
o menino nao escreve mais.
ta fraquinho fraquinho

o q sera q aconteceu?? foi censurado?

Anônimo disse...

Bela reportagem do DN, mas o que vale é o papel oficial. A "demarcação" não tem valor legal, só histórico!

Anônimo disse...

O que aconteceu foi que na eleição ele só batia no Burakawa, e o Rogerkawa arrumou um carguinho pra ele. Como ele vai falar mal de algo público agora?

Perceberam como funciona 110% da imprensa mundial? Ninguém vive de tapinha nas costas.

ADELINO FERNANDES disse...

VALMIR QUERO PARABENIZAR O PROF.SAUL BOGONI PELA EXCELENTE REPORTAGEM PUBLICADA NO DIÁRIO DO NOROESTE DO DIA 12-07(DOMINGO) E QUE FALA SOBRE A EXATA DATA DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE PARANAVAÍ,E CONCORDO COM A SUGESTAO DE SE MUDAR AS COMEMORAÇOES PARA O DIA 14 DE JULHO.

PARANAVAÍ, 14 DE JULHO disse...

aNONIMO DO 2O. COMENTÁRIO, LEIA O TEXTO DIREITINHO.
SAO PAULO E RIO O QUE CONTA É A CHEGADA O PRIMEIRO VESTÍGIO DE CIDADE E NÂO O DOCUMENTO QUE CRIOU A CIDADE, O MUNICÍPIO.
USA-SE O DATA DA CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO E NÃO DO SURGIMENTO DA CIDADE QUANDO NÃO SE TEM REGISTRO DESSE SURGIMENTO, COMO É O CASO DE PARANAVAÍ AGORA.
E O FERIADO MUNICIPAL É INSTITUÍDO PELA CÂMARA. O QUE EXISTE É UMA LEI MAIOR QUE DIZ O MÁXIMO DE FERIADOS QUE O MUNICÍPIO DEVE TER E NÃO QUAIS DATAS....

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Sempre pensei que comemorávamos o aniversário de emancipação política no dia 14 de dezembro, quando fomos considerados de fato um município.
Aniversário de colônia é uma novidade.
E desfile escolar em época de férias escolares vai ser meio difícil, ainda mais com o inverno (?!?)

Old Rubens disse...

O QUE VALERÁ! SURGIMENTO OU EMANCIPAÇÃO VAMOS AO PLEBISCITO.

O DIA 14 DE DEZEMBRO É CONSIDERADO ATÉ O MOMENTO O DIA DA EMANCIPAÇÃO E CONSTITUIÇÃO.
O DIA DO SURGIMENTO EM QUE FOI DEMARCADO O TERRITORIO,QUE A COMUNIDADE COMEÇOU A EXISTIR. (14 DE JULHO)É O MARCO INICIAL, POIS É O PRIMEIRO RELATO HISTÓRICO E CONFIRMADO ATÉ AQUI.
SERIA INTERESSANTE APROFUNDAR OS DEBATES A RESPEITO DA TROCA DE DATAS, E COLOCAR A DISCUSSÃO NAS MÃOS DOS PARANAVAIENSES, ATRAVÉS DE UM PREBISCITO.
VAMOS AFLORAR OS PRÓS E CONTRAS.
Old Rubens

NASCIDO EM 14 DE JULHO disse...

VALMIR AS VEZES VOCE ME SURPREENDE ACEITANDO ESSES COMENTÁRIOS.
ALGHUÉM PARA OPINAR DEVERIA PELO MENOS LER O TEXTO DE QUE ESTÁ SE TRATANDO.
LÁ ESTÁ MUITO CLARO QUE A DATA DE INSTALAÇÃO DO MUNICÍPIO OCORREU MAIS DE 10 ANOS DEPOIS DA CIDADE SE INSTALAR. OU SEJA, NAO FOI INSTALADO A PARTIR DE 14 DE DEZEMBRO. NESSA ÉPOCA PARANAVAI JÁ TINHA DE TUDO. E PRINCIPALMENTE MORADORES.
GRANDE TEXTO ESSE DO SAUL E VALMIR, POR FAVOR EXCLUA ESSES COMENTÁRIOS SUPERIFIAIS QUE QUEM QUER DAR PALPITE SEM AO MENOS LER O TEXTO.

Old Rubens disse...

Vamos deixar os desfiles escolares para o dia 7 de setembro mesmo.
E se dependermos do clima para desfilar, devido às mutações climaticas...será mais facil gear em setembro do que em julho.
Old Rubens.

NEW RUBENS disse...

O OLD RUBENS QUER ENCARECER TUDO.
EM 14 DE DEZEMBRO NAO ACONTECE NADA.
NEM FERIADO
NEM DESFILE ESCOLAR
NEM COMEMORAÇÃO
ABSOLUTAMENTE NADA. SE ESSA DATA É MENOS IMPORTANTE QUE FUNCIONAR O COMÉRCIO QUE SE MUDE PARA ESSE 14 DE JULHO QUE DIZ MAIS E É UMA DATA QUE PELO MENOS TODOS PODEM CURTIR UM FERIADO. EM 14 DE DEZEMBRO NEIM ISSO ACONTECE...

Old Rubens disse...

o new rubens...
observe que o anomino das 12:54 está preocupado com o frio para desfilar no periodo de férias.
Portanto estamos tentando falar o mesmo idioma...certo? leia nas entre linhas.
Old Rubens.

Anônimo disse...

o kk esta depressivo
ele ja quer sair do noroestao

dizem q realmente estao censurando o menino la na prefeitura e nao quer saber mais de politica

o coronelismo de pvai tirou mais um jovem q tinha futuro na politica

Anônimo disse...

tanta coisa séria pro DN falar, e vai falar de porra de data de aniversario da cidade.

Eu quero é que o DN fala de asfalto, saúde, educacao, transito, enfim, coisas sérias. Vem vem esses puxa saco falar bem.

Anônimo disse...

O meu amigo aqui de cima,falar do que nao existe:boa saúde,boas ruas asfaltadas,bom transito,boa educaçao,tem que falar do que existe de ruim,pois o que é bom já foi,em outras administraçoes,pois essa do rogério tá deixando a desejar,já deu até filha,joana buracâo,irmâ do burakava...

Anônimo disse...

Em 1953, tinha 10 anos. Santa Isabel do Ivai ainda era a fazenda Leme Ferreira. Tinha só o primeiro ano de escola isolada. Prá fazer o terceiro, meu pai - Mané Cearense, me matriculou em Pvi e eu morava no Bar do Joca, compadre dele. Eu era amigo do Roque Magno dos Santos, que veio a ser líder estudantíl e vencedor de concurso de oratória da União Paranaense dos Estudantes Secundários. Sou amigo do Raimundinho da Paranavel do amigo Carlão. Que aliás, tá se recuperando, o Mundinho, de um avc. Quanto à data de fundação, assino em baixo do texto do professor Saul. Parreiras Rodrigues, assessor de Imprensa do dep. Luiz Accorsi.

Anônimo disse...

se seguirmos esse pensamento do marco historico todas as cidades do brasil teriam que mudar a data do seu aniversario. Como ja diria o Vicente Mateus "uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa" ou seja, o que vale é a data oficial

CÍCERO TARGUINO disse...

Como tem gaiato opinando. Onde ele viu que a data de aniversário das cidades é a data de instalação do município?
Muito pelo contrário.Isso só em municípios sem história.
S.Paulo a data é 25 de janeiro, data em que os jesuítas em 1554 fundaram um colégio no local; já o o Rio de janeiro o primeiro de março é data alusiva a chegada de uma expedição ao local.
Nada de data oficial disso ou daquilo.
Vamos ler mais gente, antes de dar pitaco.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.