segunda-feira, 1 de junho de 2009

PLANEJAMENTO. JARDIM OÁSIS SEM ESPAÇOS DE USO PÚBLICO

Jardim Oásis, um bairro que começa a receber construções residenciais e do campus do Instituto Federal do Paraná(IF), nem bem foi implantado e já perdeu áreas reservadas para praça, escola, posto de saúde, ou outro equipamento de uso social.
O bonito bairro Jardim Oásis, que junto com o jardim das Nações ocupam antiga área do Haras 3 Fronteiras, vem experimentando grande expansão, bonito local, tranquilo.
A notícia começa a preocupar os novos moradores e quem tem terrenos no bairro. Na gestão passada, a Prefeitura entregou as áreas de terras reservadas para edificação de praça, escola ou posto de saúde ou outro equipamento de uso coletivo para a imobiliária, como parte do pagamento do imóvel para o IF.
Asssim, se a coletividade do bairro desejar uma praça, uma escola ou outro equipamento social terá que ser comprada pelo poder público.

Mais um nó para o novo prefeito Rogério Lorenzetti.

12 comentários:

Anônimo disse...

Rogério conversinha!

EUCLIDES C.MENDES disse...

Valmir nó para o Rogério é a sua reaçao depois de ler esta notícia:
A PREFEITURA DE MARINGÁ TEM 8.102 FUNCIONÁRIOS E A SUA FOLHA DE PAGAMENTO NO MES DE MAIO/2009 TEVE UM TOTAL DE R$ 8.856 MILHÔES.E TEM MAIS...A FOLHA DA PREFEITURA SÓ PERDE PARA A FOLHA DA U E M.UM ORÇAMENTO MAIOR DO QUE O DA PREFEITURA,AGORA IMAGINEM...UMA CIDADE DENTRO DE OUTRA...IMAGINEM,AINDA QUE TEM GENTE EM PARANAVAÍ QUE NAO ADMITE A FUSAO DA FAFIPA COM A UEM.DEPOIS DESSA SOU A FAVOR.

Anônimo disse...

O Ministério Público ainda vai ter muito trabalho com as mazelas do ex-prefeito.

Anônimo disse...

MEU AMIGO VALMIR EU NUNCA IMAGINEI QUE O SR. YAMAKAWA QUE EU INCLUSIVE VOTEI NELE EM 2004 FOSSE REALIZAR UMA ADM. TRAGICA E DESASTROSA E TAMBEM SOB SUSPEITA TODAS AS REALIZACOES ELVOLVEM SITUACOES DUVIDOSAS SO PEÇO AO SR ROGERIO SEJA TRANSPARENTE E NAO SEJA TRAIRA COMO FOI YAMAKAWA QUE TRAIU INCLUSIVE A MINHA CONFIANÇA ESPERO QUE O SEU PSDB NAO ACEITE A FILIAÇAO DESTE PESSIMO POLITICO QUE ENVERGONHOU O MEU VOTO POR FALTA DE SERIEDADE DESCULPE MINHA GENTE PELO MEU DESABAFO MAS AMO PVAI SOU PIONEIRO DESTA CIDADE VAMOS BANIR DA POLITICA OS MAUS POLITICOS COMO SR O YAMAKAWA MEU MUITO OBRIGADO A TODOS.

Anônimo disse...

OLD RUBENS CADE VOÇE MEU ETERNO FILOSO ESTOU AGUARDANDO SEU SABIO COMENTARIO.

Anônimo disse...

Valmir, é evidente as grandes dificuldades em que as cidades vivem metidas quando se fala em loteamentos mal planejados na sua origem, ou (gostaria de não pensar isso, mas penso!) que essa desqualidade seja resultado d’algum interesse inconfessável.

Dou exemplo: circule-se em Sarandi, saindo-se de uma avenida ou artéria principal para ver; tamanha a desproporção as demais ruas transmudam-se em verdadeiros “atalhos”, que mal cabem um carro estacionado e outro transitando. Diante disso só consigo imaginar “o quê” que não deve haver ocorrido no passado, quando do loteamento...

Mas convenhamos, era um tempo de pouca ou nenhuma informação à população, onde TUDO-TUDO era decidido nos gabinetes, executivos ou legislativos.

Hoje não. Essa página virou. Passado é passado, história. Os tempos são outros.

Mas como você noticia, Valmir, parece que a velha e odiosa prática do estado – no sentido amplo – “ceder” coisas e equipamentos públicos a reclames ou exigências privadas – e até mesmo as exigências com natureza pseudopúblicas –, permanece perpetuada, imutável.

E assim se perpetuam também os problemas sociais decorrentes. Depois vem o mesmo estado, e fica criando organismos e mais organismos, sob estruturas caríssimas, para ficar enxugando esses “gelos” do passado com dinheiro público.

Valmir, então é de se perguntar: - ¿em Paranavaí não se cumprem um Plano Diretor criado no ano passado? O CODEP, por suas câmaras técnicas, ¿não acompanha ou fiscaliza a aplicação do Plano ou interfere em situações tais como essa que você noticia no Jardim Oásis? Será que a administração pepista passada fechou olhos para o Plano, em prejuízo do futuro e do bem-estar da população local, dos proprietários da área?

Legislação regulamentadora vemos que há, Valmir, mas também sei que com pouca conversa entre o executivo e o legislativo da vez, pode ter sofrido a sofrer “alterações” com curiosa rapidez.

Então cabe agora ao MP do meio-ambiente, enquanto fiscal da lei, atentar-se para essa notícia que você ora divulga, Valmir, e que me parece muito grave, mas ainda pode ter revertido o evidente prejuízo social diante do silêncio!!!

abs

Anônimo disse...

Ao Euclides C. Mendes: parabéns pela acurada e responsável visão comparativa acerca da indispensável fusão da FAFIPA com a UEM.

Paranavaí não pode ficar fora dessa.

O Prefeito Rogério e o Teruo, se não tiverem argumentos, então que peçam ajuda a outros interlocutores e convençam de vez o atual governador.

Afinal, embora a decisão seja dele Requião, no entanto a cidade é dos paranavaienses, e depois que Requião "pendurar a chuteira", nunca mais virá a Paranavaí, a não ser que algum puxa o traga... ( e isso não duvido nunca!).

Anônimo disse...

Calma...muita calma nessa hora.O OLD RUBENS ainda nao se manifestou porque está escrevendo os seus comentários,como sempre muito extensos,e assim demora.Demora,mas...chega,e chega arregaçando como sempre.Niguém perde por esperar!

Rudiney ! disse...

Em OFF,

caro amigo blogueiro, voltei a atualizar o meus simples blog.

http://rudineynaweb.blogspot.com

abraços.

Old Rubens disse...

Ei... voçe das 6:12... depois não me xingue, pediu...sou amador, mas... vai là!

" RABO DE CAVALO"
Antes... afirmavam que Paranavaí, iria crescer tal qual rabo de cavalo, para tras e para baixo. Agora ao que parece essa infundada profecia foi desmascarada.
Dando méritos ao anterior e se Deus quiser, e ao que tudo i ndica... ao atual, a região que outrora denominava-se Fazenda (HARAS)tres fronteiras, está proxima de ser um bairro classe média alta em Paranavai, face aos preços atuais dos terrenos.
Com a vinda do IFET,supermercados, etc... e quem sabe até o tal centro Administrativo, que ainda pode ir para lá, tamanha indefinição e brigas do tipo... "me dá que o filho é meu." (se voçe pobre, feio e doente...seria teu!). VAI SER UM BAITA EMPREENDIMENTO.
Portanto... espaço público, é só espremer as autoridades que saí.
parafraseando collor de mello..."quero ver o saco roxo que peita e fala que não cede", frente ao desenvolvimento e ao progresso.(atendendo a legislação em vigor...evidente!)
CASO ESTES FATOS OCORRAM, ALIADO AOS INVESTIMENTOS FUTUROS, QUEM COMPROU ALI NO INICIO.
"NAMOROU A TIBURCINA PERNA TORTA E CASOU COM A JULIANA PAES".

Old Rubens.

Anônimo disse...

NAO FALEI...OLD RUBENS,DEMOROU..MAS COMO SEMPRE DANDO A SUA OPINIAO,E DE FATO TÁ COM TUDO...PARABENS

Lulu disse...

Old Rubens, não sei deonde você tira tanta inspiração, você me lembra um filósofo rsrsr, é necessário questionar tudo e analisar, criteriosamente, se existe algo na realidade de que possamos ter plena certeza.