segunda-feira, 22 de junho de 2009

Avião pousa em segurança nos EUA após morte de piloto


Curiosa a grande imprensa. Esta notícia mostra o nível de segurança dos voos.

Imaginemos se um motorista de ônibus ou de qualquer outro veículo morre quando está dirigindo?


O Boeing 777 (como o desta foto) de Continental com 247 passageiros a bordo, procedente de Bruxelas com destino a Nova York, conseguiu aterrissar sem problemas no aeroporto de Newark depois que seu piloto morreu em pleno voo, informaram fontes da FAA, a agência reguladora da aviação civil nos EUA.
"O comandante morreu em voo, o co-piloto e um colega que se encontravam no voo da Continental 61 controlam o aparelho e realizaram a aterrissagem em Newark", informou Jim Peters, porta-voz da agência de aviação americana.
O avião, com 247 passageiros a bordo, deixou o aeroporto em Bruxelas às 9h45 (4h45 de Brasília), segundo a Fox. O piloto, de 60 anos, morava em Newark e trabalhava para a Continental há 32 anos, informou a empresa. A Continental tem um voo diário entre Bruxelas e Newark. Inicialmente foi divulgado que o piloto estava na empresa há 21 anos.
Ainda de acordo com a empresa aérea, o voo prosseguiu em segurança assim que os outros pilotos assumiram o comando. A Continental Airlines afirmou que estava entrando em contato com as famílias dos passageiros a bordo do avião para tranquilizá-las.
O voo 61 da Continental chegou a Newark, um dos três aeroportos que prestam serviço internacional a Nova York, com absoluta normalidade, depois que dois pilotos reservas assumiram o comando do Boeing 777.
O capitão, de 60 anos, morreu por causas naturais e contava com 32 anos de experiência como piloto da Continental. A companhia aérea não quis divulgar a identidade do piloto, mas assegurou que a morte já tinha sido notificada aos parentes.


Há até pouco mais de um ano os pilotos de aviões comerciais só podiam exercer a profissão nos EUA até os 60 anos, mas em dezembro de 2007 foi aprovada uma lei que ampliava a idade de aposentadoria obrigatória desses profissionais para 65.

Um médico que viajava no avião confirmou a morte do piloto, como explicou um porta-voz da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, em inglês), que recebeu a notificação do ocorrido às 10h30 (11h30, Brasília).

Membros da tripulação retiraram o corpo do piloto da cabine para deixá-lo na área de repouso que utilizam durante as horas de voo.

Os passageiros, no entanto, asseguraram à imprensa local ao chegar a aeroporto de Newark que não receberam informações do que havia ocorrido durante o voo.

Dois pilotos reservas que viajavam na aeronave, cumprindo as normas de segurança, assumiram o comando do avião e foram responsáveis pelo que restava das 7 horas e 29 minutos de voo "com normalidade e segurança", como disse a companhia.

Caso parecido
A Continental Airlines já havia sofrido um incidente parecido ao de hoje em janeiro de 2007, quando um piloto do voo 757 entre Houston e Puerto Vallarta (México) morreu após a decolagem, com 210 passageiros a bordo. O avião aterrissou a salvo em um aeroporto do Texas.

Em fevereiro de 2008, um avião da British Airways que tinha saído de Manchester (Reino Unido) e se dirigia a Paphos (Chipre) foi desviado a Istambul quando um dos pilotos morreu.
A nave aterrissou com normalidade sem que nenhum dos 156 passageiros ficasse ferido.

3 comentários:

Anônimo disse...

Isso foi um milagre,pois a cada mil e mais mil voos aconteceu esta,mas uma coisa há de se convir,pois se este aviao caisse,o que iria acontecer,e outra tinha 2 co-pilotos,isso me cheira muito a mutreta...

Morgenau de Souza disse...

O anônimo decima é pobre de espírito.
Não leu a materia inteira. Pensa que é milagre. Na verdade é a prova de um meio de transporte seguro. se ele prestar atençao verá que não é o primeiro caso.
Ou só não viajo de avião quando a tarifa é muito alta ou eu estou com tempo a perder.

Anônimo disse...

Eu acho uma piada. Nossa cidade é o fim de linha, literalmente. Não há demanda para termos avião.

Vamos de busão que ta bom demais.


Agamelão Aguda de Cousa