domingo, 10 de maio de 2009

O que é o turismo de proximidade

Com a deflagração da crise econômica mundial em 2008, os turistas de forma geral (incluindo os de aventura) estão descobrindo novas formas de viajar, gastando menos. Uma dessas maneiras é por meio do turismo de proximidade, ou seja, da exploração de destinos próximos ao seu local de moradia, ou dentro do seu próprio país.
Tal tendência é forte no Brasil – por exemplo, depois da valorização do dólar em relação ao real em setembro de 2008, os pacotes para o exterior caíram 25%, sem recuperação no começo de 2009, e os pacotes domésticos cresceram 15%, de acordo com a Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav).
Este caminho também é verificado em outros países, como nos Estados Unidos. “Mesmo com a economia difícil, nós estamos indo bem”, contou para a Adventure Fair Frank Hugelmeyer, presidente e CEO da Outdoor Industry Association (www.outdoorindustry.org), a associação norte-americana das empresas ligadas às atividades ao ar livre. “Com os tempos difíceis, mais americanos estão adotando atividades outdoor acessíveis, como camping, caminhada ou bike, e nossas empresas locais estão sendo beneficiadas”, explica Frank.
Por aqui, segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizada em sete regiões metropolitanas do Brasil, 82% dos entrevistados informaram a intenção de fazer alguma viagem nos primeiros seis meses de 2009, e 85% desses afirmaram que optarão por destinos domésticos. Ou seja, a crise pode até ter chegado ao mercado de turismo, mas não ao turismo doméstico.

2 comentários:

Cássio Augusto disse...

Alunos da FAFIPA tem sido ameaçados pelos corredores pelo motivo de estarem expressando suas opiniões no processo eleitoral para diretor!

veja: www.cassionl.blogspot.com e divulgue este absurdo!

PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO!

Anônimo disse...

a fafipa está uma merda.