Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negaram, por unanimidade, na sessão plenária extraordinária deste sábado (25), mandado de segurança, com pedido de liminar, em que o Ibope Inteligência Pesquisa e Consultoria solicitava a liberação de pesquisa de intenção de votos no segundo turno da eleição para a prefeitura de Londrina, no Paraná.
As coligações "Londrina Forte e Digna" e "A Volta do Povo à Prefeitura", que apóiam respectivamente Luiz Carlos Hauly e Antônio Belinati, ajuizaram representações na Justiça Eleitoral contra a publicação da pesquisa do Ibope, sob o argumento de que o levantamento não obedeceu aos pressupostos legais, que exigem percentuais de amostras do nível econômico dos entrevistados.O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná modificou a sentença do juiz, que autorizou a divulgação da pesquisa, e negou ao Ibope a publicação do levantamento.
O ministro Arnaldo Versiani, relator do caso do TSE, manteve, em seu voto, a decisão do tribunal regional contra a divulgação da pesquisa. O ministro afirmou que o Ibope realmente pretendeu substituir as amostras de nível econômico, legamente exigidas, pela simples menção dos ramos de atividade dos entrevistados, o que não é possível.
Vamos ficar no escuro, portanto até às 17h00 do domingo, quando sairá pesquisa de boca-de-urna. Acompanhe em seguida a apuração pela 93.3 FM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário