sábado, 25 de outubro de 2008

TSE nega pedido do Ibope para divulgar pesquisa de intenção de votos em Londrina

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negaram, por unanimidade, na sessão plenária extraordinária deste sábado (25), mandado de segurança, com pedido de liminar, em que o Ibope Inteligência Pesquisa e Consultoria solicitava a liberação de pesquisa de intenção de votos no segundo turno da eleição para a prefeitura de Londrina, no Paraná.

As coligações "Londrina Forte e Digna" e "A Volta do Povo à Prefeitura", que apóiam respectivamente Luiz Carlos Hauly e Antônio Belinati, ajuizaram representações na Justiça Eleitoral contra a publicação da pesquisa do Ibope, sob o argumento de que o levantamento não obedeceu aos pressupostos legais, que exigem percentuais de amostras do nível econômico dos entrevistados.O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná modificou a sentença do juiz, que autorizou a divulgação da pesquisa, e negou ao Ibope a publicação do levantamento.

O ministro Arnaldo Versiani, relator do caso do TSE, manteve, em seu voto, a decisão do tribunal regional contra a divulgação da pesquisa. O ministro afirmou que o Ibope realmente pretendeu substituir as amostras de nível econômico, legamente exigidas, pela simples menção dos ramos de atividade dos entrevistados, o que não é possível.

Vamos ficar no escuro, portanto até às 17h00 do domingo, quando sairá pesquisa de boca-de-urna. Acompanhe em seguida a apuração pela 93.3 FM.

Nenhum comentário: