segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O Cenário político em Paranavaí pós-eleições

Quem ganha e quem perde com o fim da disputa eleitoral.

Eleições dividem os grupos, em convicções, interesses, partidos. Eles se unem de acordo com suas convicções, interesses.

É assim na vida. Escolhemos nossas amizades, nossas preferências, nossas crenças, nossas cores.

Mesmo com essas e outras diversidades, é possível conviver pacificamente.

As eleições municipais terminaram ontem, com o segundo turno em 30 cidades. Na cidade de Londrina a expectativa era pela eleição de Hauly, que levaria o suplente do PSDB de Paranavaí, Flávio Antunes, ao lugar daquele na Câmara dos Deputados. Ganhou o Belinati.

Para 2010, o cenário é favorável ao Grupo de Rogério Lorenzetti e Alziro Melli Lopes vencedores da disputa com apoio de Teruo Kato e José Augusto Felippe, contra o grupo de Maurício Yamakawa e Rubens Felippe, com apoio do suplente Flávio Antunes, derrotado.

Devem disputar a reeleição Teruo Kato e deve surgir um nome para deputado federal.

O Grupo de Maurício Yamakawa parece no momento nao ter força para apresentar candidatos viáveis para 2010. Há comentários de uma tentativa de apresentar dobradinha do casal Yamakawa, tentando repetir Ricardo Barros/Cida Borguetti.
Rubens Felippe e Flávio Antunes ficariam para uma 2a etapa.

O grupo que deixa a Prefeitura em janeiro sofreu duas derrotas em 21 dias. Perdeu aqui, perdeu em Londrina. E parece que teve grande desgaste em ficar em oposição ao cacique Ricardo Barros, após ter recebido todo apoio desse, que se empenhou nas eleições dos candidatos do PP em Paranavaí(Maurício), Maringá(Silvio Barros) e Londrina(Belinati).

Outras lideranças políticas emergentes estao iniciando articulações para ocupar espaço. Em política não há vazio.

Nenhum comentário: