segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Paranavai. Motivos para amá-la.

Neste ano, Paranavaí completa 70 anos de fundação - o marco inicial foi fincado na avenida Paraná com Marechal Rondon, onde hoje encontra-se a agência do Sicredi, em 14 de julho de 1941. De lá para cá a cidade não mais parou.

Consulto neste "post", as pessoas nascidas ou radicadas em Paranavaí para elencar, juntas, 50 aspectos para amar, gostar e se orgulhar da cidade – hoje e em todos os outros 364 dias do ano.

Vamos fazer esse exercício e depois escolher os 50 aspectos mais relevantes?

15 comentários:

Cidadã Sempre Alerta disse...

Apesar de perigos constantes com quedas das árvores, eu ADORO a arborização dos bairros da nossa querida "Senhora" Paranavaí. É maravilhoso caminhar pelas sombras destas, principalmente nestes dias de calor infernal.

ALBERTO BUXAO disse...

SABEM PORQUE GOSTO DE PARANAVAÍ...porque é a cidade que tem o maior número de MALAS(xarope)e assim vc se diverte...

ILMA FORFEFF disse...

VOLTA TATINHA...VOLTA TATINHA...o que será que aconteceu que te deram férias nas duas rádios...será porque já se cansaram de ouvi-lo? VOLTE sou sua fã número 1 e nao fico sem ouvir vc nas rádios todos os dias...VOLTA TATINHA...

Waldur Trentini disse...

Que boa idéia. Vou registrar um motivo para gostar de Paranavaí: o FEMUP. Me traz a lembrança da juventude contestadora, desafiadora, lá no Colégio Estadual, do professor Huany França, e de tantos, que aprenderam e disseminaram o valor do exercício da cidadania, do defender idéias, do abrir caminhos!
waldur.trentini@uol.com.br-rg1146822-5-pr

Anônimo disse...

Volta tatinha só fala abobrinha

Anderson Carmo disse...

HOSPITALIDADE

O melhor de Paranavaí são os Paranavaienses, pessoas hospitaleiras e carismaticas que gostam de bem receber as pessoas.

Resendo Rodrigues disse...

Existem vários motivos para enaltecer a bela Paranavaí:As águas represadas do bosque na década de 70, era o grande piscinão da vila operária;O vermelhinho do fim da picada(ACP);O FEMUP de emoções indeléveis;Os desfiles de 7 de setembro com as fanfarras inesquecíveis;A pista de Atletismo do Colégio Estadual; o Felipão, a Fafipa;A escola de Samba do nego Biga;Minha passagem pela UPE,inclusive como Presidente.O clube campestre, as muitas nascentes e prainhas. As inesquecíveis músicas do Grupo Gralha Azul. A Roda viva de muitas lembranças. A feira Agropecuária de muitas alegrias. A vibração do futsal da farmácia S.Lucas. O lanche do Kikão, o cachorro quente do Tonho. As figuras folclóricas: nego do Surucuá, o Chico loco e outros; O Diário do Noroeste, jornalistas e radialistas que fazem a notícia acontecer. O jornalismo de Paranavaí é diferente é combativo, tem expresão. Os saudosos políticos como José Alencar Furtado, Heitor alencar Furtado; Dr. Barbalho, Dr. José Vaz de Carvalho, Flávio Giovine, Vereador BEM-BEM e tantos outros. Sendo que o motivo que considero também expressivo é que somos naturais de Paranavaí eu minha esposa meu filho e minha filha. Meus pai Waldemar Rodrigues foi homenageado com nome de Rua, proposição do então vereador Batata. Meus pais estão enterrados em Paranavaí. Sogro e sogra e cunhados, cunhadas e sobrinhos estão em Paranavaí. Os amigos de infância ainda estão em Paranvaí.

Professor Carlos disse...

Que boa idéia Valmir,

Apesar de não ter tido aqui a minha infância eu amo essa cidade, primeiro pelas sua gente, hospitaleira e solidária. Outro motivo que me leva a amar, são os mais de dois mil alunos que já passaram por todas as Escolas que já lecionei!

Um grande abraço!

Anônimo disse...

Tenho muitos motivos para amar Paranavaí. Mas gosto especialmente do movimento cultural da cidade, o Gralha Azul, o TEP, a Orquestra de Sopros, os quadros do Roberto Persil, enfim, esta efervecência cultural. Além disso temos um povo hospitaleiro.

adir disse...

Não nasci aqui mas me lembro muito bem do bar gruta da onça,do ponto azul,do cine Pvaí e ouro branco do meu tempo de piá. Da viação aza branca, do meu querido e sofrido bosque municipal com o rio surucuá aonde eu não fazia outra coisa depois q saía da escola p pegar meus lambaris.Me lembro muito bem do poeirão q fazia o avião comercial q levantava e alcançava o céu da minha querida paranavaí alí onde hoje é piramide.Tem mais coisas mas deixa pra lá.

adir cezar disse...

Não nasci aqui mas me lembro muito bem do bar gruta da onça,do ponto azul,do cine Pvaí e ouro branco do meu tempo de piá. Da viação aza branca, do meu querido e sofrido bosque municipal com o rio surucuá aonde eu não fazia outra coisa depois q saía da escola p pegar meus lambaris.Me lembro muito bem do poeirão q fazia o avião comercial q levantava e alcançava o céu da minha querida paranavaí alí onde hoje é piramide.Tem mais coisas mas deixa pra lá.

Parreiras disse...

Sempre gostei de Paranavai.
Morei ai - Bar do Joca, uns dois meses em 53, para estudar. Os meus amigos dos quais me lembro eram o Roque Magno dos Santos e o Raimundinho. Em 70, editei junto com Jair Silvério, a revista Projeção, mas quebramos na primeira edição - o Bem-Te-Vi era colaborador. Destaco: O movimento estudantil - Balestra, o Ricardo, Ivo Cardoso, o próprio Roque que venceu concurso de oratória da Upes - União Paranaense dos Estudantes Secundários, mais uns pintos loucos; o Femup ( tenho um Barriguda e quero outro este ano; o Gralha Azul; a coalhada do Hotel do Oscar; a costela da Tereza (da churrascaria, entenderam?), o Diário, Grande Noroeste, mais os mil prezados que tenho ai, entre os quais o dono deste blog. Ah! Ia me esquecendo da zona antiga, porquê não incluí-la entre as boas coisas de Pvi? As estatísticas mostram que à época, a porcentagem de estupros, de mães solteiras e de gravidez precoce, era bem menor que as mostradas hoje.

Anônimo disse...

Moro em Paranavai a uns 19 anos, aprendi a gostar muito da nossa cidade. aqui me casei e onde nascerão meus filhos, então acabei tendo um forte vinculo afetivo que sempre me manteve ligado as coisas do municipio. é um bom lugar, cheio de pessoas boas. Mas não propicia nenhum tipo de desenvolvimento por que esta presa aos seus velhos donos, é uma cidade dirigida ao publico da terceira idade, tudo aqui vive em volta disso. Sou de Uruguaiana-RS. Conheço muitos lugares, todos eles muito mais antigos do que Paranavai, mas nenhum deles tão parado no tempo. Mesmo na Europa em cidades com mais de mil anos onde a maioria da população tem mais de 60 anos existe um clima de desenvolvimento e modernidade nos atos dos administradores. Aqui não existe atividade intelectual para os jovens e acaba tudo ficando nas mãos dos donos de butecos e organizadores dos poucos e raros eventos do nosso municipio...muitos deles sem qualquer outra intenção alem da comercial, talvez por que não existe um apoio objetivo por parte da administração da nossa cidade.No mas, aqui é um bom lugar para viver.

BRASILEIRO disse...

Nasci perto de Paranavaí,
guairaça mas morei lá de 1965 a 1973,
meu avó tinha um bar e restaurante em frete a radio Paranavaí no balão.
cine pvai,ouro branco feira agropecuaria, vila operaria a nossa praia de agua doce o time do paranavai esporte clube, foi ali que eu vi jogar o grande Djalma santos da seleção brasileira da decada de 60.
Muita saudades de tempo de garoto.
Já tem 40 anos que eu não passo por ai mas estou fazendo planos, para visitar um montão de parentes ai,
Paranavaí me aguarde,

BRASILEIRO disse...

Nasci perto de Paranavaí,
guairaça mas morei lá de 1965 a 1973,
meu avó tinha um bar e restaurante em frete a radio Paranavaí no balão.
cine pvai,ouro branco feira agropecuaria, vila operaria a nossa praia de agua doce o time do paranavai esporte clube, foi ali que eu vi jogar o grande Djalma santos da seleção brasileira da decada de 60.
Muita saudades de tempo de garoto.
Já tem 40 anos que eu não passo por ai mas estou fazendo planos, para visitar um montão de parentes ai,
Paranavaí me aguarde,