sábado, 1 de novembro de 2008

A Disney eleitoral

"Londrina
Cada país tem a Disney que merece. Os Estados Unidos têm duas: a Disneylândia, em Orange, na Califórnia, e a Disneyworld, em Orlando, na Flórida. A França tem a Eurodisney, perto de Paris.
O Brasil tem a Justiça Eleitoral. É o maior parque de diversões do País. Uma terapia ocupacional:
1 - "O Tribunal Superior Eleitoral anulou a vitória de Antonio Belinati, do PP, no segundo turno, com 51,735% dos votos válidos. Teve a candidatura impugnada pela rejeição de suas contas no Tribunal de Contas da União em 1999 (há nove anos!), quando cumpria seu terceiro mandato".

2 - "Em 2000, Belinati teve o mandato cassado pela Câmara Municipal de Londrina, sob a acusação de desviar R$ 100 milhões dos cofres públicos e de usar indevidamente recursos públicos para sua promoção pessoal" (A Polícia Federal o indiciou, o Ministério Público Federal o denunciou, a Justiça o condenou e ele foi preso.) "Mesmo assim, Belinati conseguiu anular na Justiça Eleitoral a suspensão de seus direitos políticos e disputou a Prefeitura de Londrina em 2004" ("Folha").

Belinati
3 - "O Ministério Público pediu a impugnação da candidatura dele porque as contas da época em que foi prefeito, de 97 a 2000, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas. O Tribunal Regional Eleitoral atendeu ao pedido do Ministério Público, mas Belinati recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral e ganhou (sic) liminar do ministro Marcelo Ribeiro. Quarta, por 5 votos a 2, o TSE cassou a liminar e o registro" (Mas Belinati já havia disputado o primeiro turno e o segundo turno e sido eleito) ("O Globo").

4 - "Cabe agora à Justiça Eleitoral de Londrina decidir se haverá nova eleição, se será empossado o segundo colocado - Luiz Carlos Hauly, do PSDB - ou se haverá novo segundo turno entre o segundo e o terceiro colocados. A Justiça ainda não se manifestou" ("Folha").
Quando a Justiça Eleitoral de Londrina "se manifestar", haverá recurso para o Tribunal Regional Eleitoral. Quando o Tribunal Regional Eleitoral decidir, haverá recurso para o Tribunal Superior Eleitoral. Quando o Tribunal Superior Eleitoral decidir, haverá recurso para o Supremo Tribunal Federal.

Justiça Eleitoral
Como se passaram 10 anos desde a cassação e prisão dele, no mínimo serão necessários mais dez anos para a decisão final da Justiça Eleitoral. Ninguém sabe se Belinati ainda estará vivo e sobretudo se a maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral já terá morrido.

E Londrina, com 500 mil habitantes, a segunda maior cidade do Paraná, ficará mais 10 anos com seu prefeito corrupto "sub judice", sua prefeitura "sub judice", seu povo "sub judice" e os alegres ministros do Tribunal Superior Eleitoral "doando" liminares na Disney Eleitoral.

Diz "O Globo" que há "um mistério" nisso tudo. Por que o Tribunal Superior Eleitoral deixou para decidir só depois do segundo turno, se esta semana cassou a liminar, cassou o registro e cassou a eleição por 5 a 2%?

É a terapia ocupacional. É a Disney Eleitoral. Querem é se divertir. "

Texto do jornalista Sebastião Nery, na Tribuna da Imprensa Online de hoje.

Nenhum comentário: