quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Fusão UEM e FAFIPA. Um sério debate IV

Abaixo, texto assinado pelo doutorando na UFSC e mestre em história José Augusto Alves Netto, indispensável para reflexão sobre o tema.

"Minha opinião sobre a incorporação UEM – FAFIPA

Faço parte do DHI – Departamento de História da FAFIPA, desde o ano 2000, neste período, os professores do DHI lutaram contra todas as adversidades (particulares e institucionais) para lograr êxito na caminhada acadêmica. Muitos colegas de departamento a duras penas trilharam o caminho da pós-graduação, mestrado e doutorado. Muitas vezes sem auxílio financeiro, muitas vezes sem redução de carga horária, sacrificando as horas de descanso que poderiam passar no aconchego do lar usufruindo do lazer com a família. Me considero um romântico idealista, pois acredito que será através da educação que poderemos consolidar a construção de um Brasil melhor. Sou graduado pela UEM, e talvez, por ter tido a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia de uma universidade, alguns possam considerar minha opinião bastante parcial. Não condeno quem pensa assim, faz parte do jogo democrático tomar contato com a adversidade de idéias e de opiniões. Em meu caso particular, sou professor, e como tal me considero formador de opinião. Por isso é que exerço o direito de expressar minhas idéias por meio deste blog do valoroso Valmir Trentini...

Sou favorável à incorporação UEM – FAFIPA por uma série de motivos, alguns dos quais relaciono a seguir:

Entendo o Ensino Superior Universitário como uma articulação fundada em três pilares básicos: 1) Ensino; 2) Pesquisa; 3) Extensão.

1) Ensino: ação exercida através da docência, onde a relação professor – aluno se dá por meio da inserção de conteúdos, métodos e técnicas necessárias à boa formação do acadêmico em busca de atingir a obtenção da graduação, seja em nível de licenciatura, seja em nível de bacharelado;

2) Pesquisa: desenvolvimento de estudos e pesquisas que redundem em um aprimoramento acadêmico, tanto do professor que atua no ensino superior, quanto na formação do graduando, pois permite que se efetue um aprofundamento das questões inerentes ao curso escolhido;

3) Extensão: inserção dos projetos de pesquisa, das vivências desenvolvidas em sala de aula no atendimento dos problemas da sociedade que circunda os muros da instituição de ensino superior.

Na minha opinião, com a incorporação UEM – FAFIPA, a articulação do tripé Ensino – Pesquisa – Extensão ocorrerá com uma intensidade muito maior do que hoje em dia ocorre. Entendo que essa ação (incorporação) possibilitará uma modificação significativa, tanto quantitativa quanto qualitativa, nos rumos que a FAFIPA terá que tomar nesse princípio de século XXI. Também tenho a consciência de que a UEM não é um mar de rosas... muitos atritos ocorrerão, tendo em vista a diferença de cultura acadêmica exercitada pelas duas Instituições de Ensino Superior... mas considero esses percalços salutares na construção de um projeto de IES que contemple e extrapole as vocações regionais.

Mais uma questão para refletir...
“Comércio faz a festa com o vestibular da UEM"

Vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) é sempre motivo de festa para comerciantes e empresários da cidade. (...) Os shoppings lotam, os restaurantes enchem, os hotéis comemoram a falta de quartos vagos e as casas noturnas vendem os ingressos em menos tempo. Os números explicam tamanha empolgação por parte do comércio. Para edição do Vestibular de Inverno deste ano, inscreveram-se 22.410 candidatos. Em média, 51% são de Maringá, 19% de outros municípios paranaenses e 30% dos demais estados. (...) Baseado em uma pesquisa realizada há alguns anos, o doutor em economia Joílson Dias calcula quanto dinheiro os candidatos gastam para se manter no município durante o vestibular. Para os estudantes que não moram no Paraná, o valor aproximado é de cem reais, por dia. Para os vestibulandos que vivem no Estado, com exceção dos maringaenses, a conta é um pouco menor: R$ 60,00 diários. Os estudantes também aproveitam a estada na cidade para ir às compras - nem que sejam de pequenas recordações. O Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar) constatou aumento de 5% nas vendas em todo o comércio, em pesquisa realizada no ano passado, durante o vestibular de inverno.
Fonte: O Diário Data: 04/07/2008

Infelizmente não tenho conhecimento de nenhuma pesquisa deste tipo feita em Paranavaí, esses dados servem para demonstrar o potencial econômico que uma Instituição de Ensino Superior agrega ao seu redor. Penso então no total de pessoas que permanecem os 4 ou 5 anos do curso, e suspeito que uma parcela significativa de acadêmicos nem retorne aos seus locais de origem, se estabelecendo em definitivo na cidade que escolheram para cursar ensino superior.

Doravante acompanharei a questão da unificação/fusão/incorporação UEM – FAFIPA e, na medida do possível, emitirei mais algumas opiniões.

Saudações acadêmicas a todos!!!
Prof. Ms. José Augusto Alves Netto – DHI - FAFIPA"

13 comentários:

Anônimo disse...

O Dr.José Augusto já falou tudo,tomara que os incrédulos leiam com muita atencao seus comentários,e assim cheguem a conclusao de que a realidade do futuro é a fusao FAFIPA & UEM.Parabéns!!!

Anônimo disse...

só faltou levar o Diosdete e o eu assessor Proxeneta para o debate.

Anônimo disse...

Seria interessante que o debate se desse desta forma como bem expõe o prof. Augusto.
Com argumentos, números e não com o umbigo, como fazem alguns. A UEM, assim como a FAFIPA são patrimônios públicos do Paraná e não de Maringá e Paranavaí.
A fusão pode acrescentar muita coisa... É só ser inteligente para negociar.
É preciso dar um salto de qualidade... Abrir novos cursos, de preferência cusos integrais... que ocupem o campus durante o dia... Fazer concursos para contratar novos funcionários. Não dá pra entender, se o governo quer fazer a fusão, por que não ser inteligente para negociar avanços.
FORA O MARASMO!!!

Anônimo disse...

Vejam o que diz o § 2° do Artigo 57 da Constituição do estyado do Paraná
"No mesmo prazo,(ou seja, 2 anos) o Poder Executivo remeterá à Assembléia Legislativa
projeto de lei para incorporar a Fundação Faculdade Municipal de Educação, Ciências
e Letras de Paranavaí à Fundação Universidade Estadual de Maringá, dispondo sobre
os mecanismos de integração e funcionamento".
Portanto, no processo de estadualização já se previa a fusão.
Que se cumpra a Constituição.

Anônimo disse...

ser favorável a fusão fafipa/uem,
é querer o desenvolvimento socio-econômico de forma sustentável , além de transformar Paranvaí numa cidade universitária , ser contrário, é concordar com a nossa atual situação social e econômica, segundo o ipardes crescimento negativo,aliás seria como jogar contra o próprio patrimonio...parabéns Dr Jose Augusto...

Anônimo disse...

o problema será convencer os coronéis a quererem ter educacao de qualidade. Porque com educacao de qualidade, os salarios terao de subir, e em Paranavaí o pensamento é arcaico.

Cássio Augusto disse...

opinião sobre a fusão UEM/FAFIPA: http://moverfafipa.blogspot.com/2008/11/fafipa-e-uem.html

Anônimo disse...

Se alguém acha que o Dr.José Augusto nao tem razao,ou nao consegue convencer ninguém,leia o artigo do Sr.Leandro Machado no blog do Joaquim de Paula,aí voce verá uma opiniao prá lá de esquisita,pois o homem invocou todo mundo,só faltou o capeta...vai escrever mal assim lá longe so.....

Anônimo disse...

Um único artigo contrário a fusão até o presente momento, escrito por um nobre cidadão de nome Leandro, o mesmo é secretário do CODEP,(conselho de desenvolvimento de Paranvaí)é móle,ou o cara pirou ou o codep mudou de missão ?

Anônimo disse...

deve ser idéia do Broxedes, o famoso assessor do Deusdete.

Anônimo disse...

De novo o Broxedes,e o tal Parafuso por onde andará...está preparando a posse do Rogério ou a despedida do Burakava

Anônimo disse...

Ele não tem capacidade pra fazer isso, porque malmente sabe ler. Voce ja viu o Parafuso fazendo cerimonial? Parece mobral lendo. hahahahhaha

Anônimo disse...

Sinceramente, eu era a favor, mas depois de analisar bem os prós e contras, acho que a fusão não dará certo. Ficaríamos dependentes da Uem, tudo o que precisarmos de dinheiro terá que vir dela, acho que não seria viável dois cursos em uma mesma universidade a menos de 70km. Acho que deveríamos brigar para transformar a FAFIPA em universidade e não em um "quintal" de outra universidade. Paranavaí tem tudo para se consolidar como Pólo estudantil do Noroeste, inclusive do sul do MS e SP. Agora que o IFE (Instituto Federal) vem para nossa cidade, este é o momento de pedirmos para o governador para termos a Universidade Paranaense, ela que no papel existe, mas não de fato.