terça-feira, 26 de agosto de 2008

Oito cidades do Paraná estão entre as cem que mais geram empregos

Outro dia, ampla matéria atribuia desempenho espetacular para Paranavaí. A publicação foi utilizada na TV na propaganda do candidato a reeleição.

Hoje a Gazeta do Povo põe nas bancas a matéria que abaixo reproduzimos. Da nossa região a pujante Paraíso do Norte aparece. Nenhuma referência a Paranavaí.

Veja o texto da Gazeta do Povo:
"Nos sete primeiros meses do ano, o Paraná gerou 122.792 novos empregos formais, alta de 16,6% na comparação com igual período do ano passado.

Oito municípios do Paraná estão na lista dos 100 que mais geraram empregos formais com carteira assinada no Brasil, entre janeiro e julho de 2008, divulgou a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, baseados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), nesta terça-feira (26).
A quantidade de cidades paranaenses no ranking se manteve, em comparação à listagem fechada em junho, que registrou o número de emprego acumulado no semestre. Porém, a última colocação paranaense subiu de 98.°, que era o município de Colorado, na região Noroeste, para 87.°, com a cidade de Cascavel, no Oeste.

Curitiba ficou em quarto lugar, com a criação de 25.836 novos postos de trabalho nos primeiros sete meses do ano. Maringá, no Noroeste do estado, ficou na 25.° posição entre todas as cidades do Brasil com 7.937 empregos. Londrina, Norte, caiu uma colocação em relação a julho e aparece na 33.° posição com 7.094 pessoas contratadas durante o período.
São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (RMC), foi responsável pela geração de 4.697 empregos formais e foi a 48.° colocada no país. Araucária, também na RMC, subiu oito posições em comparação com a lista do mês passado e aparece no 80.° lugar no ranking.
Na 82.° e 85.° colocações surgem Paraíso do Norte (Noroeste) e Bandeirantes (Norte), ambos com menos de 40.000 habitantes. Nestes municípios o número de postos de trabalho criados no acumulado de 2008 chegou a 3.150 e 3.121, respectivamente.
A cidade de Cascavel , Oeste, foi a que mais cresceu na listagem. De 102.° para o 87.° lugar. No município foram geradas 3.070 vagas de emprego de janeiro a julho, sendo 590 só em julho. Os bons resultados são conseqüência das contratações na indústria da transformação e da construção civil, com 274 e 272 pessoas contratadas respectivamente.
Nos sete primeiros meses do ano, o Paraná gerou 122.792 novos empregos formais, alta de 16,6% na comparação com igual período do ano passado. O total de 2008 já é próximo do alcançado em todo o ano de 2007, quando o estado gerou 122.361 empregos."



3 comentários:

Anônimo disse...

Valmir,

Como sou a autor da matéria citada, gostaria de explicar que utilizo a variação relativa do Caged, mesma forma utilizada pelo Dieese. Você questionou outras vezes esse assunto, mas nada falou quando o Dieese, em outyros jornais, colocou Paranavaí com a maior variação relativa do Paraná.

Dois pesos, duas medidas?

Praxedes

Obs: Utilizo este critério há mais de cinco anos e não tinha sido questionado.

Anônimo disse...

agora o ex-assessor do Mauricio e ex-dono de blog tem razao.

Valmir Trentini disse...

Praxedes,
grato pela contribuição.

De fato a abordagem tópica enseja esse debate.

Nosso registro mostra que estamos longe no ranking das cidades que mais empregam. Seu registro mostra que estávamos mais longe ainda.