quinta-feira, 19 de maio de 2011

Novas árvores. Velhas mentes

A Prefeitura de Paranavaí finalmente dá um passo no (re)plantio de árvores que foram sendo retiradas ao longo do tempo.
Logo mais às 14h00 inicia plantio ou replantio na avenida Belo Horizonte.
Foi motivo da retirada das árvores existentes,  a falta de consciência do patrimônio ambiental que elas representam. Banalizou-se a retirada de árvores. O único motivo justificável seria o fim da vida útil da planta. Mas as administrações foram aceitando as desculpas mais esfarrapadas e a realidade de hoje é uma cidade muito pouco verde.
Mas as velhas mentes continuam a resistir. Não querem árvores. As folhas caem e precisam ser catadas; a fachada da loja ou casa fica encoberta. Os inumeros benefícios são esquecido por essa gente egoista.

Em S.Paulo, agora mesmo, pelo impacto proporcionado pela impermeabilização de uma quantidade de metros por asfaltamento, a empresa responsável está fazendo a compensação ambiental, construindo calcadas ecológicas com a vegetação adequada. E mais: A empresa diz que tem prazo de seis meses para acompanhar a evolução da vegetação e que, se alguma planta morrer, terá de ser reposta.




Que as novas árvores oxigenem a cabeça das mentes pouco arrejadas, e que possam sentir o frescor da brisa que só uma árvore proporciona.
E que a Prefeitura jogue duro.  Plantando tantas árvores quanto o previsto do código de arborização, fiscalizando. Autuando se for o caso.
Os que agridem a natureza agridem a sí próprios e também as gerações futuras.

2 comentários:

Anônimo disse...

PARABÉNS VALMIR TRETINI, SOCIALIZAR A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL, É RESPEITAR O MEIO AMBIENTE, AFINAL ENQUANTO OS SÁBIOS MEDITAM SOBRE A NATUREZA, COM QUALIDADE DE VIDA, CABE AOS IMBECÍS DOTADOS DE IGNORÂNCIA, AGREDÍLA...(DEMERVAL SILVESTRE)

Old Rubens. disse...

AO DEMERVAL SILVESTRE

muito bem Demerva.
Então sejamos implacaveis.
"Lei Maria da Penha" a quem agredir a Natureza.

Ou Melhor! "Lei Maria do Pinho" à quem derrubar arvores.
Tambem inafiançavel!!!!


Old Rubens.