quinta-feira, 18 de março de 2010

Causa e efeito. Uma sibipiruna produz 460 litros de água por dia!

Em entrevista hoje ao jornal da Rede(93.3 fm), secretário do Meio Ambiente do Paraná, Rasca Rodrigues chamou à atenção para o que significa o corte de uma árvore. Citou que a sibipiruna adulta(foto), principal planta da arborização de Paranavaí, produz, por dia, 460 litros de água que vai para a atmosfera. Um micro-manancial!

Em Paranavaí, ignorando isso, as equipes de corte dessas e de outras árvores trabalham permanentemente. As equipes de plantio ainda não entraram em ação.

Veja a propósito também parte de trabalho de ANTOMAR VIEGAS DE CARVALHO E OLIVEIRA JUNIOR, CESP, BRASIL:
"(...)arborização urbana constitui elemento de suma importância para a obtenção de níveis
satisfatórios de qualidade de vida, de tal forma que a FAO, Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, recomenda densidade mínima de 12 metros quadrados de vegetação por habitante.
Dentre os vários aspectos Positivos da arborização urbana, destacam-se a importância das árvores como filtro ambiental, reduzindo os níveis de poluição do ar através da fotossíntese; a mitigação da poluição sonora pelos obstáculos que oferece à propagação das ondas sonoras; o equilíbrio da temperatura ambiente graças à sua sombra e evapotranspiração que realiza; a redução da velocidade dos ventos; mitigação do impacto das chuvas; atração para a avifauna e, sobretudo, a harmonia paisagística e ambiental do espaço urbano."

6 comentários:

Anônimo disse...

VICHE...AVE MARIA.COMO ESSE BLOGUEIRO TÁ SABEDOR DAS COISAS,POIS FOI SÓ ENTREVISTAR O RASKA QUE JÁ ESTÁ A PAR DE TUDO.DE FATO ESSE JORNAL DA REDE DA PARTE DA MANHA TEM MUITA GENTE BOA NOS COMENTÁRIOS E BONS ASSUNTOS SAO ALI DISCUTIDOS.PARABÉNS A TODOS.TO NA ESCUTA...TODO DIA...NAO PERCO UM PROGRAMA...VALE A PENA.

PETER SOUZA disse...

SOU FAN DO ADELINO. ELE É ESPIRITUOSO CONHECE E É DIVERTIDO.
O VALMIR E O CESAR TAMBÉM DÃO SEU RECADO.
AGORA ESSE VALDECIR......

fulano de tal disse...

faço das palavras do Peter Souza as minhas palavras"falou e disse"

OLD RUBENS disse...

TODA DISSERTAÇÃO E DISCUSSÃO COM COERENCIA E DISCERNIMENTO, SEMPRE FAZ DAS PALAVRAS, A MAQUINA RESPONSAVEL PELO TRANSPORTE DOS VAGÕES. NÃO SÓ DOS PENSAMENTOS, MAS TAMBÉM DOS ANSEIOS, NECESSIDADES E REALIDADES VIVIDAS POR TODOS OS ENVOLVIDOS, INCLUSO ATÉ AQUELES QUE QUEREM PASSAR AO LARGO DOS ACONTECIMENTOS DA ALDEIA GLOBAL (MUNDO), A QUAL NOSSA COMUNIDADE ORBITA COMO UM DE SEUS SATELITES.
TODA INFORMAÇÃO, TEM O PODER DE MUDAR, ATOS E PENSAMENTOS. QUANDO PASSADA POR PESSOAS CENTRADAS NA IMPARCIALIDADE, GANHA TODA UMA SOCIEDADE. ESTE É A ESSENCIA E SEMPRE DEVERÁ SER O FIEL DA BALANÇA A NORTEAR O 4º PODER (IMPRENSA), EM TODAS AS SUAS RAMIFICAÇÕES.

Old Rubens.

OLD RUBENS disse...

VALMIR...

O LUSO COMENTARISTA ESTA COM O GÁS TODO. COMO FIZ O CARIOCA..."ESTA ISCULAXANDO" (traduzindo... ARREBENTANDO).

Old Rubens disse...

Valmir...

DIZEM QUE O MOURO COMENTARISTA ESTA MAIS COTADO QUE "DOLAR EM TEMPO DE INFLAÇÃO".

COMENTARAM ...

-LA NO POINT POLITICO DO MOMENTO NA CIDADE... O (ESPAÇO CAMÕES) "ENTRONCAMENTO ROTÁTORIO DE DUAS IMPORTANTES AVENIDAS DA CIDADE".
* estão falando que ele pode ser o proximo "caneta sem tinta", ou "só estou na fita se voçe viajar". de Paranavai.
**traduzindo:.... "vice" de alguma coisa ou de alguem.

PS: É verdade Valmir,?