domingo, 29 de junho de 2008

Maringá é destaque do Prefeito Amigo da Criança, Paranavaí nem selo


Entre os 132 municípios reconhecidos como Prefeitos "Amigo da Criança 2008", a Fundação Abrinq selecionou cinco gestões municipais que se destacaram na implementação de políticas integradas para suas crianças e adolescentes. Que fortaleceram o sistema de garantia de direitos, desenvolveram ações efetivas de impacto e modificaram a realidade local da população infanto-juvenil.



Os destaques foram visitados e avaliados pela equipe técnica da Fundação Abrinq. São eles: Rio Branco/AC, prefeito Raimundo Angelim Vasconcelos; Maringá/PR, prefeito Silvio Magalhães Barros II; Conchal/SP, prefeito Valdeci Aparecido Lourenço; Barra Mansa/RJ, prefeito Roosevelt Brasil Fonseca e Altamira/PA, prefeita Odileida Maria de Souza Sampaio.






Por que Maringá?
O município atende pelo Programa Saúde da Família a demanda existente e o programa de Saúde Bucal cobre todas as escolas e centros de educação infantil.
Mantém programa específico para bebês em situação de risco (filhos de adolescentes e com menos de 2kg) pelo período de 01 ano. Dispõe de teste auditivo e de visão com o tratamento necessário precoce para todas as crianças até dois anos de idade.
Disponibiliza programa de aleitamento materno com orientação, aconselhamento e acompanhamento contínuo.
Para os problemas de obesidade infantil têm ações de diagnóstico, orientação alimentar e tratamento específico e aconselhamento às famílias.
Desenvolve ações articuladas entre as escolas e Centro de Referência Especializado da Assistência Social, para os casos de alcoolismo, drogadição, gravidez na adolescência e violência doméstica e sexual.



O que é o Programa Prefeito Amigo da Criança
Dos 2.263 municípios que se inscreveram no programa de reconhecimento aos municípios que têm projetos de defesa e proteção a crianças e adolescentes, da Fundação Abrinq, 132 receberam o prêmio "Prefeito Amigo da Criança", em evento realizado no dia 26 de junho, no Congresso Nacional, auditório Petrônio Portela, em Brasília. Entre os reconhecidos, 3 são da Região Norte; 7 da Centro-Oeste; 32 da Nordeste; 57 da Sudeste; e 33 da Sul.

Do Paraná, dentro da região Sul, as cidades destaques foram: Carambei; Chopinzinho; Curitiba; Londrina; Maringá; Ribeirão Claro; São Miguel do Iguaçu.

Para reconhecer o compromisso firmado pelos municípios e o esforço para melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes, o Programa criou o Selo Prefeito Amigo da Criança, concedido a partir do retorno e avaliação dos Mapas da Criança e do Adolescente , em duas etapas : 2005-2006 e 2007-2008. A análise dos dados, bem como a elaboração de parecer técnico para avaliação de desempenho dos municípios, ficaram a cargo de especialistas dessas áreas. Os eixos de avaliação foram: Saúde, Educação e Proteção Social, para garantia dos direitos de crianças e adolescentes.


Sugestão para a Prefeitura de Paranavaí: ao invés de discursos, visitar uma das 5 cidades que receberam o Selo de Amiga da Criança e aplicar em nossa cidade essas experiências.




Leia mais no site www.fundabrinq.org.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Prefeito conveersinha, não conseguiu comprar a Abrinq. Também saude acao social e educacao sem secretários