domingo, 29 de junho de 2008

Eleições em Paranavaí. Lições do PT e do PDT

Para esta eleição 2 partidos mostraram vitalidade.

O PDT que surpreendeu o candidato a reeleição do PP, que a algum tempo havia deixado os trabalhistas, mas que imaginava controlar o partido através de seu auxiliar. Como se sabe, o PDT disse não ao PP, e formou dobradinha com o PMDB.

O PT, que conforme o Blog do Joaquim de Paula, depois de muita especulação, vai formar a única 'chapa pura' destas eleições, tendo como candidato o eletricitário e vereador Cesar Alexandre e como seu vice o jovem Givanildo(a ser confirmado amanhã).

A 3a. via não sai. Neste domingo, o documento Pacto por Paranavaí assinado a dias por dirigentes de três partidos locais DEM, PSB e PPS publicado na imprensa local e repercutido neste Blog, foi esquecido.("Entre o novo e o que já conhecemos, caberá a você escolher"dizia trecho da carta.)
Em suas convenções para escolha de candidatos, não se aprovou o nome de Marcos Franco, Fernando Carvalho ou Leonidas Favaro. Perderam oportunidade rara na política.
Preferiram privilegiar a tentativa de garantir chapas para eleger seus dirigentes(no caso do DEM e PPS).

O PSTU se coligou com o PSOL, chapa com 2 professores Ivan Bernardo e Ailson.

Para a reeleição, Maurício Yamakawa se apresenta com Rubens Felippe, depois de ter sido recusado pelo PDT, a quem ofereceu formalmente a vice. (No PSDB a convenção pode ser anulada, caso grupo dissidente recorra a justiça. Há insatisfação inclusive quanto a coligação para vereador que está sendo gestada, mais isso é assunto para outro tópico).

Para reflexão, oportuno transcrever trecho de obra historiográfica estudada no excelente curso de história da Fafipa:
O coronelismo foi um sistema de poder vigente na República Velha (1889-1930), onde um determinado poderoso detinha o mando local.A vontade do povo, da gente, era distorçida.
Nos nossos dias quando você ver travestido em figuras lépidas, não tão velhas na aparência, mas com práticas conservadoras, querendo manter o poder local a qualquer preço, isso é o coronelismo.

2 comentários:

Cássio Augusto disse...

É meu amigo Valmir... as cartas estão na mesa!!!

Anônimo disse...

é, seu valmir se esse rogerio começar a arrebanhar as trangueiras, será outra administraçao desastre como a do mauricio (assim como vc)