terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O que nos diz o "rolezinho"?

Tem nossa mocidade, a paranavaiense, gosto pelo "rolezinho"?
O que ele representa?
Veja texto oportuno do vereador do Rio de Janeiro e ex-Prefeito, César Maia: 
 
"REDES SOCIAIS DE TODOS OS TAMANHOS! 'ROLEZINHOS', UMA MODALIDADE APENAS!
          
"1. Quando das grandes manifestações de junho/julho de 2013 multiplicadas pelas redes sociais, matérias e análises publicadas faziam previsões da possibilidade de se repetirem, especialmente na Copa.
          
"2. Chamei a atenção para dois fatos. Primeiro que não havia desmobilização, já que as ruas reais podem esvaziar, mas as ruas virtuais continuam cheias de gente nas redes sociais. O segundo é que as redes sociais são de todos os tipos e tamanhos. Podem sair às ruas por assuntos os mais diversos e em diversos tamanhos. Ou não.
          
"3. Fracassam os que imaginam que podem ser líderes mobilizadores nas redes. As redes, repita-se, são horizontais, desierarquizadas e sem comando. Pode ser que num momento alguém dispare alguma reunião e dê certo. Mas para se transformar em um movimento nas redes tem que ser multiplicada espontânea e horizontalmente.
          
"4. Os 'rolezinhos' mostram isso tudo. Depois de um momento de partida, multiplicaram-se dentro e fora de SP de forma horizontal e desierarquizadas e de todos os tamanhos. Pelas características e locais fechados das mobilizações (shoppings), serão sempre pequenas ou médias e por convocação pontual e não geral.
          
"5. O importante é entender que os 'rolezinhos' são parte integrante da dinâmica das redes sociais a partir de junho de 2013. São ruas virtuais específicas. Outras modalidades virão. Muitas são tentadas, muitas fracassam, quase sempre pela pretensão de liderança (como o 'toplessaço' no Rio). Mas por serem milhares de iniciativas, será inevitável que várias progridam. E, para chamar atenção, buscarão pontos de 'luminosidade' para a mídia. Que não tem alternativa senão correr atrás, pela lógica de sua concorrência interna."

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse Role ainda vai dar rolo...