segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O Passa-moleque

Enquanto entidades como Associação Comercial, Observatório Social e Maçonaria se manifestam pela mantença do número de vereadores de Paranavaí (são 10), que aliás trata-se de uma estratégia equivocada, como veremos mais abaixo, a Câmara inicia hoje a votação do seu orçamento para 2012, que é o valor  que gastará para o funcionamento da Casa, incluindo os subsídios dos Vereadores.

As entidades mencionadas não se mobilizaram, pelo que consta, para conhecer os valores constantes desse Projeto e opinar, pois é isso que as mobiliza: o custo para a sociedade do poder Legislativo local!

E está nao ordem do dia de hoje o seguinte PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 005/2011, da Mesa Diretora, que aprova a proposta orçamentária da Câmara Municipal de Paranavaí, Estado do Paraná, para o exercício financeiro de 2012. Em primeira discussão

Equívoco

A Emeda Constitucional 58/2009, reduziu o montante de gastos das Câmaras de 8% para 7 por cento em cidades até 100 mil habitantes (caso de Paranavai, com cerca de 85.000).

Esse gasto é independente do numero de vereador. Ou seja, determinada Câmara poderá gastar mais em superflúo com um número menor de vereadores!


Antes da aprovação da EC 58/2009 o teto de gasto da Câmara era 8%.

Reduzir ou limitar o número de vereadores será portanto inútil, inócuo...


Estou escrevendo este texto às 19h20, ou seja, a 40 minutos da sessão que começa a votar referido orçamento.

6 comentários:

Anônimo disse...

Desde quando orgão que não paga alvará,se intitula secreta,tem direito de emitir opinião.

BABALINO NORMANDES disse...

engraçado esse povo...ficam discutindo o numero de vereadores
e se esquecem do orçamento da ca-
mara que foi votado,e ningué falou
nada- e o observatório social ficou
com cara de mumia,melhor de estátua
e nao falou nada.Votar um orçamento anual e aprova-lo é dar a camara municipal o direito de ter o valor que quiser e gastar assim mais do que o que podia ser
menor,e ninguém fala nada.tudo farinha do mesmo saco(essa é velha)e assim caminha a humanidade(mais velha ainda)esse negócio de diminuir o numero de vereadores é a mesma coisa de formar um time de futebol de campo com ll e colocar só cinco em campo,daí fica um time de futebol de salao,a coisa é diferente.essa turma prá chegar perto do pensamento do NIVALDO MAZZIN tem muito que aprender,pois veja bem...hoje no DN ele diz que vai fazer uma reuniao com a populaçao para ouvi-la,mas...nada vai poder mudar...entao nao precisa fazer nada,é só bater o martelo.

Matusalem disse...

O Babalino sabe das coisas. E o Nivaldo Mazzin muito mais.
Pelo jeito a justiça eleitoral vai embrulhar tudo de novo e em Paranavaí ficará mesmo com 17. Aposto!

Anônimo disse...

GENTE VAMOS ABRIR O OLHO-O NIVALDO LA DA CAMARA DE BOBO NAO TEM NADA-MESMO TENDO UM BARRIGAO TEM UM CABECAO QUE SEMPRE TÁ NA FRENTE DOS DEMAIS POLITICOS,É UM VERDADEIRO MESTRE NESSE ASSUNTO,TBÉM PUDERA TEM ANOS DE ANOS DE JANELA-E SEMPRE TÁ NO COMANDO DAS COISAS DA POLITICA AQUI
NA CIDADE.UM DIA QUANDO EU FICAR GRANDE E PODER VOTAR E SER CANDIDATO EU VOU FAZER COMO ELE...

ALMIR VENTINI disse...

agora to indo para apucarana como convidado especial na inauguraçao
do MUFATAO de lá,e eu como gosto de
uma boca-livre nao vou poder perder
de jeito nenhum,eu e o meu amigo ex-.

Anônimo disse...

Observatório!!!!!! Só observando!!!!