quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Calçadas não ecológicas. Oportunidade passando

A Prefeitura de Paranavaí acaba de divulgar campanha da Acomac (Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Paranavaí e Região), para incentivar a construção de calçadas ou o conserto das que estão em situação irregular.

A campanha viria facilitar a vida dos munícipes que são notificados pela Prefeitura, já que eles poderão adquirir materiais como pedra, areia e cimento, por meio de parcelamento, em até seis vezes. Esta compra poderá ser feita em qualquer um dos depósitos afiliados à Acomac.


Notamos, porém,  a ausência de qualquer menção ao incremento da construção de calçadas ecológicas, a maior aliada na manutenção dos leitos das ruas.

Já passou da hora de a Prefeitura encaminhar à Câmara, projeto tornando obrigatória a calçada ecológica, em que a parte concretada é apenas para o trânsito de pedestres, ficando a maior parte para grama e vegetação, absorvendo grande quantidade de água das chuvas, entre oustros inúmeros benefícios!
Em cidades planejadas, as calcadas ecológicas são obrigatórias em áreas residenciais e facultativas nas demais. Aqui não.

Palavra do Prefeito pelo twitter há poucas horas:
"Rj_lorenzetti: @valmirtrentini Este será o padrão adotado."
A oportunidade não será desperdiçada, então.
O que se vê nas ruas que vem recebendo asfalto novo (especialmente o jardim Santos Dumont) é a quase totalidade das calçadas anti-ecológicas, todavia.

Um comentário:

Anônimo disse...

A calçada de entrada do PA é absolutamente ecológica. Entre um bloco e outro, as valas permitem a infiltração da água facilmente. Nem mesmo as rodas das cadeiras escapam.