quinta-feira, 21 de outubro de 2010

FAFIPA/UEPR. Criação não; só Projeto

Ainda não foi ontem que a nossa FAFIPA se tornou universidade.

Ao invés do Governador Orlando Pessuti assinar Decreto de instituição da Universidade Estadual do Paraná(UEPR), como publicado no DN de ontem, para o qual foram convidados diretores das faculdades como a FAFIPA, o ato foi apenas do enviou mensagem, ou seja, projeto de lei, à Assembléia Legislativa.

A Assembléia aprovará ainda este ano o projeto?
Ou ficará para a próxima legislatura?
Se ficar, o novo Governador Beto Richa , que prefere a realização de audiência pública para definir o caminho das faculdades isoladas, irá assinar ou vetar tal criação?

E mais: se aprovada a lei, a FAFIPA será transformada em centro universitário, para os quais o nível de exigência de formação do corpo docente é menor. Não teremos, por consequência e em tese, o mesmo nível de excelência de uma UEM, por exemplo.

2 comentários:

Eduardo Perin disse...

Concordo que o nível de excelência da UEM é extraordinário. Isso não tem discusão. Porém a criação de uma universidade que em tese integre o Paraná e fortaleça as condições de cada região também é incontestável. Cada caso existe seus prós e seus contras, mas nada impede que mesmo um centro universitário, que no começo terá uma qualidade inferior a visinha gigante (UEM), um dia possa vir ser referência. Aonde fica está a diferença?
Está na atitude, determinação e vontade de todos (diretoria, alunos, professores e comunidade) de fazer da FAFIPA uma IES (Instituição de Ensino Superior) melhor.

ps: Parabéns pelo blog, está legal.

Anônimo disse...

O governador Pessuti, não iria assinar o rebaixamento da FAFIPA, de UNIVERSIDADE como queremos, para centro UNIVERSITÁRIO como querem os habitantes da JUGULAR da IES paranavaiense, para que tudo fique como está. O que todos cidadãos de bem de Paranavaí e região querem é que a FAFIPA, seja um campus de uma Universidade de Excelência, como a UEM, nossa luta sempre foi para que a FAFIPA pertença a 1ª divisão do Ensino Superior paranaense, e tem que ser agora, fazem 45 anos que nos estamos esperando.