domingo, 29 de novembro de 2009

Tradições Gauchas?

No Blog do Joaquim (www.joaquimdepaula.com.br), destaque para o estrume de cavalo nas ruas centrais de Paranavaí, ontem, com a interessante atividade de divulgação da XXVII Festa Crioula e o XXVI Rodeio Interestadual de Laço, que prossegue hoje no CTG Fazenda Velha Brasileira.

Lamentável a falta de cultura dos cavaleiros e amazonas. Em qualquer cidade civilizada que se utiliza de cavalos ou éguas em vias públicas, mesmo que eventualmente, o recolhimento do estrume é imediato e sob responsabilidade do condutor do animal. Que nos próximos eventos, os organizadores sejam alertados disso e multados se for o caso.


Mas como natural do Rio Grande, o que me chamou atenção foi a descaracterização da tradição, na ausência da idumentária correta, na pilcha(roupa do gaucho típico). O chapeu não é qualquer um, não é chapeu de vaqueiro ou de peão, nem boné. A bombacha não pode ser substituída pela calça jeans. Gauchada, atenção (imagem ao lado) para não transformar evento típo do pampa em vaquejada!

6 comentários:

Anônimo disse...

NEM IMAGINO VER O MEU AMIGO VALMIR,GAÚCHO DAS SERRAS,VESTIDO DESSA MANEIRA,IA FICAR UMA GAUCHO PRÁ LÁ DE SIMPÁTICO.AGORA ME APARECE CADA GAUCHO POR AÍ QUE MAIS PARECE CATARINA.É ISSO AÍ VALMIR PEDE PRÁ ESSA GAUCHADA TODA SE VESTIR DE MANEIRA CORRETA,POIS ASSIM A TRADIÇAO NAO ACABA.

Anônimo disse...

HOJE OS MAIORES POLUIDORES DOS RIACHOS SÃO OS MORADORES DAS CIDADES,ENTÃO 'QUEM COM MERDA FERE COM MERDA SERA FERIDO'

Anônimo disse...

Que faaase hein Valmir! Cada coisa que a gente tem que ver. De original só a merda na rua!

Anônimo disse...

bota essa gauchada pra trabaiaaaaaa

Anônimo disse...

gaucho bom que se preza,caga no chao,levanta sacode a poeira e dá um peido prá cima...nao se entrega,nunca...mas,as tradiçoes do jeito que vao sendo tratadas,vao com certeza cair no esquecimento.

Anônimo disse...

Essas coisas só sobram prá nós gaúchos,pois veja bem: Nasci em Porto Alegre e me tornei um rapaz alegre,mas eu preferia mesmo era ter nascido em Porto Rico.