quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Paranavaí 40 graus. E nossa arborização?


Numa cidade tida por muitos como depredada, o Rio de Janeiro, vemos uma vegetação diversificada, especialmente nas praias e especialmente em Copacabana. Essas árvores (foto) proporcionam sombra e aliviam o calor dos cariocas, que não as dispensam, mesmos nas áreas mais valorizadas.
Não é a fachada comercial que é prioridade. Ou a entrada do carro. É sim o verde, o ambiente agradável das manhãs e tardes ensolaradas.

As chamadas palmeiras imperiais, que aqui substituiram árvores com copas frondosas, lá estão presentes no jardim Botânico, porém fazem parte de um admirável bosque de variades outras, a garantir a sobra abundante do lugar. Um exemplo.

8 comentários:

Anônimo disse...

idéia do Josdete. Essa é nossa velha, atrasada e parada Paranavaí.

Anônimo disse...

meu amigo,eu nao tenho tempo e nem dinheiro prá visitar o rio de janeiro,nem o de fevereiro,imagine os outros.agora quem pode,pode,e nóis vai faze o que?esperar ganhar uma viagem da trentur turismo e conhecer esse tal de rio de janeiro.

Lindomar disse...

Uma discussão muito legal, valmir, por que se o Rio que é tão agredido mantém uma vegetação em áreas valorizadas, por que aqui isso não acontece. E pior. O RJ tem praia e nóis?

Anônimo disse...

Deusdete começou, Mauricio seguiu com a mesma linha, desmatando tudo. E agora Rogério vai se manifestar??

Abelino Normandes disse...

O Valmir falou de longe. Devemos falar de perto. Maringá super-arborizada, mas valorizada que aqui.
Aqui tiram arvores e botam palmeiras.
Acredito que o Rogerio finalmente vai dar uma virada nesse importante área

Anônimo disse...

no rio tem muitas arvores prá esconder os bandidos que por lá praticam todos tipos de atrocidades,e lá é lugar para quem nao gosta de trabalhar,e nós vamos fazer o que por lá,rio por rio,temos aqui o paranazao,ivai,piquiri e iguaçu,e ainda de água doce.

Anônimo disse...

Caro Abelino normandes, faz tempo que voc~e não anda pelas bandas de Maringá. As grandes rede de farmácias, shopping , botecos , etc. retiram as árvores pára melhor visualização das fachadas...O parque do Ingá está fechado ao público. No parque das grevlhas, a prefeituras fez corte raso das árvores. Toda chuva ou vento mais fortes ocorrem dezenas de acidentes com árvores...

Old Rubens disse...

DEVIDO AO PROJETO TRAÇADO NA FORMAÇÃO, MARINGA TEM MUITAS AVENIDAS COM CANTEIROS NO MEIO E MUITAS ARVORES FRONDOSAS.
OS ACIDENTES ACONTECEM PORQUE TEM MUITAS, E OS VENTOS(NAS TEMPESTADES)ESTÃO A CADA DIA MAIS VIOLENTOS. CAI OU ARRANCA-SE UMA, PLANTA-SE OUTRA. PELO MENOS É ASSIM QUE DEVE-SE PROCEDER.
- EM PARANAVAI, SE NÃO PODE SER REGRA, DEVIA AO MENOS DAR SEGUIMENTO, VAI FAZER FALTA, E ELAS NÃO CRESCEM DA NOITE PARA O DIA... INCLUSIVE AS RAÍZES QUE ESTOURAM AS CALÇADAS E AS FOLHAS QUE ENTOPEM CALHAS E BUEIROS... PORTANTO, TEM-SE QUE PLANEJAR, O QUE E ONDE PLANTAR, MAS URGE PLANTAR! E MUITO.
Old Rubens.