sábado, 1 de janeiro de 2011

A Paisagem Urbana. O debate continua em 2011

Paranavaí fechou 2010 com um déficit ainda maior de árvores. Foram cortes e mais cortes indiscriminados. Os cortes são agressões para dar lugar a melhor exposição de fachada, ou para eliminar a "sujeira"das folhas. 
O texto a seguir é breve coloboração para reflexão e, quem sabe, ação para mudar a tendência de redução drástica e lamentável de vegetação em Paranavaí.

Mas antes de abordagem leviana, mencionar que Paranavaí não está sozinha. Mesmo em cidades melhor planejadas, como Curitiba, há muito a ser feito para recuperar a correta e saudável  vegetação. Mas em Paranavaí o que se ve é preocupante.

Além da função paisagística, a arborização urbana proporciona benefícios à população(foto).

A vegetação, como um todo, tem sido de grande importância na melhoria das condições de vida nos centros urbanos. Com o crescimento populacional das cidades, depara-se com a falta de um planejamento urbano.


O clima urbano difere consideravelmente do ambiente natural. A amplitude térmica, o regime pluviométrico, o balanço hídrico, a umidade do ar, a ocorrência de geadas, granizos e vendavais precisam ser considerados.


Os solos, por sua vez, responsáveis pelo suporte físico das árvores e pelo substrato nutritivo do qual depende seu desenvolvimento, apresentam-se compactados nas cidades devido ao grande número de pavimentações que não permitem o escoamento das águas. Resíduos sólidos, despejos residenciais e industriais poluem e comprometem o solo urbano.


Quanto à qualidade do ar, esta fica comprometida pela combustão de veículos automotores e pela emissão de poluentes advindos de atividades industriais.


Além da função paisagística, a arborização urbana proporciona benefícios à população como:


a. Proteção contra ventos


b. Diminuição da poluição sonora


c. Absorção de parte dos raios solares


d. Sombreamento


e. Ambientação à pássaros


f. Absorção da poluição atmosférica, neutralizando os seus efeitos na população. Este texto e quadros no link http://ambientes.ambientebrasil.com.br/urbano/arborizacao_urbana/a_paisagem_urbana.html

Um comentário:

Creu disse...

Olha eu li que a prefeitura de Sao Paulo está autorizando a retirada de árvores não nativas - as invasoras - como a ficus, que atrapalha os fios e quebra os cabos. Mas lá quando um agronomo da prefeitura vistoria e autoriza a retirada o local é substituiído por outra espécie adequada ao local.