terça-feira, 16 de novembro de 2010

Aumento do IPTU. A hora da verdade para Rogério Lorenzetti

O Prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti(foto), que realiza uma bem avaliada gestão, planeja obter mais recursos para investimentos via atualização do IPTU. Ou seja, aumento dessa receita. 
Nesse planejamento contratou consultoria e ouviu técnicos. Chegou a números que desagradam os detentores de mais e melhores imóveis, temendo um "pacote de maldades" que seria esse aumento.
Na Câmara o impasse. Sua base de apoio está dividida entre atender os argumentos do Prefeito ou as pressões dos imobiliaristas.

Se o projeto de aumento do IPTU for aprovado com emendas que reduzam o montante de dinheiro que o Prefeito espera arrecadar, o Prefeito terá se desgastado para aumentar valor que será consumido no aumento de folha e gastos de custeio das secretarias e muito pouco investimento novo. Ou seja, não terá ganho político-eleitoral.

Nós próximos dias saberemos. Consultores próximos aconselham-no a manter seu projeto como está ou com pequeninas mudanças ou descartá-lo integralmente, dividindo com a Câmara a justificativa para as necessidades da cidade que não forem atendidas.

6 comentários:

Anônimo disse...

Quem são estes consultores? Aqueles mesmos que aconselham a não se votar em branco porque sempre haverá um vencedor? E a teoria do mal menor não é válida neste caso?
E se este é um assunto que mexe apenas com os contribuintes, por que ouvem-se chiados vindos de construtoras ecoando através dos vereadores contrários?
O que está em jogo é muito mais do que a arrecadação como alguns querem que acreditemos.

Anônimo disse...

Se não houver IPTU progressivo, toda reforma será em vão.
Temos que acabar com lotes vazios e especulativos no centro, usando toda a infrastrutura municipal e pagando um valor irrisório.

Old Rubens disse...

O PAPAI NOEL DE PARANAVAÍ ESTA DODÓI!

Este ano ele atenderá as criançinhas acompanhadas de seus respectivos marmanjos, sentado como de praxe, mas por ordem médica.
É que ele torceu o pé em um dos buracos que tem nas ruas, quase com asfalto, quando veio supervisionar o local da casinha.
Duas renas “bambis” que puxam o trenó do Papai Noel também torceram a patinha, em outros buracos no asfalto.
E face ao ocorrido, os brinquedos e demais presentes em Paranavai serão entregue de “CARRIOLA”.
E quem terá que empurra-la, segundo o PAPAI NOEL, serão os responsá veis pela manutenção dos buracos, do executivo e do legislativo, a quem ele (o papai noel) atribui a culpa do pé torcido e das renas “Bambis” estrupiadas.
O papai noel disse que por ele, o melhor local para ficar a “casinha do papai noel” é no terreno (vazio) enfrente o hospital regional. O hospital aproveita e atende os “pé torcidos”, os “pés vermelhos” serão atendidos depois.
E tem mais, ele falou que os responsaveis pelos buracos, de ontem e de hoje, sejam eles do legislativo ou do executivo, que continuam permitindo que os buracos brotem feito tiririca no asfalto… NÃO RECEBERÃO PRESENTES DE FINAL DE ANO. E DISSE MAIS! PODEM ESQUEÇER O 14(DÉCIMO QUARTO SALÁRIO). O DINHEIRO SERÁ EMPREGADO PARA COMPRAR AQUELA “PASTA BETUMINOSA”, QUE USAM PARA DAR UMA CARIOCA NOS BURACOS.

PS: Ele esta tão fulo da vida com o pé torcido, que afirmou:
-Este ano não vai PRESTIGIAR O “GAUCHO DO TURISMO” E SIM O “GAUCHO DO PDT”. ELE DISSE QUE VIRÁ COM A ROUPA TODA AZUL (HOMENAGEM AO GREMIO E AO “João Marques”) A ROUPA VERMELHA EM HOMENAGEM AO INTERNACIONAL E AO “Valmir Trentini”), SÓ QUANDO A USINA DE ASFALTO RECUPERAR TODOS OS BURACOS NO ASFALTO.
-PS: “ATÉ OS “ROYAIS” DIGO OS REIS,OS REAIS O TEMEM E RESPEITAM. PEGAM LEVE COM O “PAPAI NOEL.”

PS: O Papai Noel afirmou que este ano, não adianta o presidente da ACIAP vir ter com ele, que ele quer tratar os assuntos direto com o GESTOR municipal e os VEREADORES… Antes da eleição da casa, logico! afinal ele não entra nesta briga.
-(vai dar ciúmeira das bravas).

MAS O PAPAI NOEL IMFORMOU EM NOTA OFICIAL DA “LAPÔNIA” QUE MESMO ASSIM ELE AMA PARANAVAI. E A CIDADE NÃO FICARÁ SEM O SEU PRESENTE DE NATAL E ANO NOVO.
“Ele em pessoa, reinvidicou junto ao “todo podoreso” e pediu um parecer favorável à CONSTRUÇÃO DO PRESIDIO FEDERAL e DA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE REGIONAL, em Paranavaí.

“Mas ele impôs uma condição… que a briga, antes do natal na CASA DE LEIS, em face à eleição da nova executiva, não deixem muitas sequelas, como as que os buracos no asfalto costuma deixar.”
Em contrário, sem PENITENCIÁRIA, sem UNIVERSIDADE e talvez até sem… O “PÊ… QUE MATA” digo “PMAT”. Este vai voar pena para todos os lados!!!

Old Rubens.

Anônimo disse...

BOA RUBENS. VAI ARRANJAR INSPIRAÇÃO ASSIM LA LONGE.. ALIAS LA PERTO, NO POSTO DO ADELINO.
PARABENS PELA CRONICA.
VALDIR CIPRIANO

Old Rubens disse...

"MUITO LEITÃO PARA POUCA TETA"

CARGOS A SEREM PREENCHIDOS SOB A NOVA "ÉGIDE" DO GOVERNO ESTADUAL.

ps; "No ambito federal também vai ter duelo, mordidas e puxa e/ou arranca cabelos."

Vamos Lá:

DETRAN : Correligionário que diriga bem e não fique dando trombadas.

IAP: Correligionário especialista em sair do mato sem cachorro.

SUDERHSA : Correligionário capaz de entubar as necessidades e enterrar as sujeiras, saneando o governo.

N.R.EDUCAÇÃO: Correligionário educado e que tenha a caracteristica de não "imprensar" demais o cargo desejado, ao menos nesta vez.

14ª REGIONAL DA SAÚDE : correligionário que tenha saúde politica e que realmente entenda da saude e seus metiês.

EMATER : Correligionário que não deixe a impressão de que vai mandar a vaca para o brejo. Não precisa necessáriamente ser do ramo, basta não cair do galho, pode até ser para quebrar o galho, mas cair não. Especialmente do cavalo.

SANEPAR: Obvio... Correligionário que não tenha o dom de entrar ou fazer o superior entrar pelo cano. Principalmente o politico. PS: se for de carreira e tiver o olho grande deve estar preparado para possiveis transferência. Talvez para Barracão ou União da Vitória, com aumento no trabalho e na responsabilidade, no soldo... talvez!, só o de praxe! ou de direito!

DER: Correligionário que pavimente o caminho do partido e não sai da estrada.

SECRETARIA DO TRABALHO: Correligionário que não seja uma pessoa chata. Pode até ter a cabeça chata, que os usuários já costumaram. Geralmente é um cargo que desperta muita "gula", ou quem entenda da mesma. Dizem que é um prato que se come frio, ou coisa do ramo. Enfim é um cargo desejado a la carte.
Sabe quem esperam que indique?
-"OF COURSE!" (Claro!)


PS: outros cargos sob consulta.

Rei morto, provavelmente rei posto. Nem que for no dos outros.
Outros que perderam lógico! e alguns que acharam que iriam ganhar também!).
-Afinal é muito leitão para pouca teta.
Uns são chamados até de "Leitão vesgo", pois estão fixados em uma teta e de olho em outra.


PS: Se depois desta, não arrancarem meu couro e colocarem para secar ao sol, só com pedra ume, para ficar bem macio e fazer mocassins!!!

Um prospero final de semana a quase todos.
Por que quase todos?
-Não sou hipócrita.Tem alguns que não o desejo que o tenha.
-Tal qual o cantor e o compositor... "Não desejo mal a quase ninguém!"
Sou humano e ... o unico que não desejou mal a ninguem, pregaram ele à muito, mais muito tempo mesmo. É o meu Deus. Meu amado e único Deus.
-Fui!

Old Rubens.

Anônimo disse...

Concordo plenamente que a atualização do IPTU é a melhor forma de se combater a especulação.

Mas o IPTU progressivo para os lotes vazios faria alguma justiça? Ou apenas provocaria a proliferação de construções de "terceira linha" com o único objetivo de se beneficiar dos menores impostos, enquanto o seu proprietário espera pela valorização do seu terreno ainda mais?