quarta-feira, 26 de maio de 2010

Paranavaí. Estacionamento para idoso e deficiente versus rotatividade de vagas

Paranavaí adotou o EstaR - Estacionamento Rotativo Regulamentado. Um avanço para atenuar a crônica falta de vagas para o consumidor, em face a quase totalidade das empresas comerciais e de serviços não terem dotadas suas edificações de estacionamentos (como seria o desejável e faz parte do código de posturas de muitas cidades mundo afora - nas construções que são utlizadas para abrigar pessoas, número compatível de vagas de veículos precisam ser fornecidas, nos lembra o industrial e engenheiro Paulo Pratinha)

Junto com o EstaR, os vícios da politicagem, populismo demagogia deformando regulamentações que precisariam ser sérias se apresentam na forma de dispensa de rotatividade para motocicletas e similares!

Em Paranavaí a Prefeitura encontra resistência na Câmara para corrigir tal distorção.

Agora, ouvindo legítimo direito dos Idosos para vagas exclusivas, implanta tal serviço, mas, sempre tem um mas,  com distorção que vai dar o que falar. Cria 8 vagas, mas livres de pagamento! As vagas deveriam existir sim, mas pagas!

Nova distorção na nossa Paranavaí que teima em não evoluir!

Abaixo alguns comentários do que se pratica em S.Paulo e Curitiba, para não se imaginar que estamos reiventando a roda:

Todos os municípios brasileiros passarão a adotar um modelo único de credencial definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para adquirir essa nova credencial, idosos e deficientes precisam fazer ou refazer o cadastro no órgão de trânsito municipal ou no Detran. Em alguns Estados, a apresentação da carteirinha não isenta o pagamento da taxa de estacionamento da Área Azul(SP).

O uso da credencial será obrigatório a partir de 1 de março de 2010 em vagas privadas - como hospitais, shoppings, supermercados e universidades, por exemplo - quanto em vagas exclusivas do Estacionamento Regulamentado (EstaR). A credencial não exclui o motorista do pagamento do EstaR(Curitiba).

O credenciamento é obrigatório para idosos com 60 anos ou mais, deficientes e pessoas com dificuldade de locomoção ou pessoas que os transportam. O credenciamento começou a ser feito em agosto de 2009, e atingiu até agora 2.850 idosos e 377 deficientes(Curitiba).

A bem da justiça. Hoje pela manhã no rádio (93.3 FM)criticamos a adoção de carteira pela Ditran. Não é exigência da Ditran, mas de normas do DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito!

Abaixo modelo da carteira instituida pelo DENATRAN/Contran,  e sugestão de imagens para sinalização desses locais 

3 comentários:

Anônimo disse...

NAO QUERO NEM SABER...ESTE ANO FAÇO 60 ANOS E DAÍ VOU TER DIREITO A ESTACIONAR NAS VAGAS DE VELHINHOS.TO COM TUDO...ATÉ COM O PÉ NA COVA.

Anônimo disse...

BELO TRABALHO - ESPERAMOS QUE A PREFEITURA APROVEITE E FAÇA DIREITO

Anônimo disse...

NÃO APRENDEU AINDA O QUE É POLÍTICA HEHEHE

VC É SEMPRE UM TROMBONE DESAFINADO NA ORQUESTRA HEIM!