sábado, 17 de maio de 2008

Academia da Primeira Idade-API. Mais uma de Maringá

As ATIs - Academias da Terceira Idade, ou de todas as idades, foram a novidade na gestão de Maurício Yamakawa. Paranavaí não tinha, agora tem.

Para convencê-lo da importância desses equipamentos para a nossa população, foram decisivos o Secretário de Planejamento Onivaldo Pereira, o presidente da FESPAR José Edgar Pereira, o publicitário Poppi, o Nelson Quintino, além desse blogueiro, entusiastas da idéia, entre outros e, evidentemente, as empresas que bancaram a compra dessas "Academias".
Aliás, a primeira na praça Sinval Reis teve toda a articulação feita pelo Secretário Onivaldo com a Prever.

A manutenção dessas academias é de baixo custo.
No Blog do Joaquim de Paula, porém, primeiras críticas de usuários que precisam ser atendidas pela Prefeitura, para que esses equipamentos não sejam abandonados pela falta de limpeza e vandalismo.
Nada que um gari e um guarda patrimonial não solucionem.

Maringá, de onde importamos a idéia, inova outra vez. Implanta a primeira API-Academia da Primeira Idade. Equipamentos de recreação específico para crianças.

Fica a idéia para o Prefeito e para os Vereadores de Paranavaí

11 comentários:

Anônimo disse...

Valmir,

Falo também como assessor de imprensa da Câmara Municipal. Por que na hora de exaltar as ATIs é a prefeitura. E na hora de cobrar manutenção incluiu-se os vereadores.

Vamos incluí-los lembrando que a proposição que sugeriu a instalação das ATIs, inclusive com material sobre os equipamentos é de autoria do Mazzin, Shiroff e do Osmar Wessler.

A César o que é de César.

Valeu!

Praxedes

Valmir Trentini disse...

Verdade Praxedes, comentei o que se passou no âmbito da Prefeitura e vc lembrou muito bem da proposta que surgiu na Câmara. Justiça feita!
Neste tópico levantamos a idéia das APIs. Acho que a Câmara irá abraçar essa idéia também.
A menção dos vereadores deveu-se também ao fato da notícia do Joaquim de Paula sobre a presença e posição do Vereador Osmar qto. a manutenção e limpeza da ATI da Praça da Xícara

Anônimo disse...

Valmir, obrigado pela lembrança, sua participação foi decisiva. Agora não custa nada aos usuários limpar o equipamento antes dos exercícios. Precisamos deixar de cobrar dos poderes até uma simples limpeza daquilo que nos foi colocado para uso.

POPPI

Anônimo disse...

Valmir,

Só falta a Academia para a segunda idade.

Acho que o poder público deveria direcionar um pouquinho de seus programas aos jovens também. Não digo apenas aqueles "quebra-galho" costumeiro do governo.

Depois, vimos muitos reclamando da "juventude desviada" ...

joaquim de paula disse...

Valmir

Esse projeto das ATIS é muito bom, começou na China, Maringá copiou-o e Paranavaí seguiu o exemplo da vizinha cidade, onde a coisa está dando certo. Mas não basta só investir 10, 12 mil reais dos parceiros nesse projeto. É preciso, no dia-a-dia, ver como andam as coisas na praça onde eles estão instalados, o que atualmente não está acontecendo. É lamentável ! Uma coisa simples que foi adotada , faz sucesso, e que tende ao fracasso, devido à falta de ações mais simples ainda. Se isso não acontecer, num futuro bem próximo, as praças terão um monte ferro velho a lembrar o projeto.

Anônimo disse...

Valmir obrigado pela lembraça do nosso nome.Mais sempre trabalhamosem conjunto e foi uma ideia que deu certo. Era um sonho agora uma grande realidade.
Nelson Quintino

Anônimo disse...

A importancia da academia da terceira idade sem da pra sem comentar, mas porque elas demoraram para para ser istaladas?

Quanto aos equipamentos para crianças, em algumas cidade além de ter praças esportivas a vontade para a população tem local extra "atis" São aparelhos que utilizam como base madeiras,esse aparelhos servem para os adultos em geral fazer seus exercicios fisicos..seria uma boa já que nossa cidade é tão precaria nessa area!

Anônimo disse...

A importancia da academia da terceira idade sem da pra sem comentar, mas porque elas demoraram para para ser istaladas?

Quanto aos equipamentos para crianças, em algumas cidade além de ter praças esportivas a vontade para a população tem local extra "atis" São aparelhos que utilizam como base madeiras,esse aparelhos servem para os adultos em geral fazer seus exercicios fisicos..seria uma boa já que nossa cidade é tão precaria nessa area!

Anônimo disse...

è Facil o Nelson falara que foi idéia dele por a academia da terceira idade, então foi sua tbm a idéia de tirar as grevilhas que o dinheiro supostamente "sumiu"mas quem sabe o Senhor tenha mais alguma idéia boa... á o postinho do são jorge é de sua resposabilidade que tem como Sec de saude seu patrão Sr Mauricio y. há tempos esta sem médicos, deixa de ser ipocritas faz algo pelo bairro... ou não se intitule "Presidente da Associação dos moradores do Jd.São Jorge" pra quem ganha da prefeitura é facil defeder o prefeito né

Anônimo disse...

è Facil o Nelson falar que foi idéia dele por a academia da terceira idade no são jorge, então foi sua tbm a idéia de tirar as grevilhas que o dinheiro supostamente "sumiu"mas quem sabe o Senhor tenha mais alguma idéia boa... á o postinho do são jorge é de sua resposabilidade que tem como Sec de saude seu patrão Sr Mauricio y. há tempos esta sem médicos, deixa de ser ipocritas faz algo pelo bairro... ou não se intitule "Presidente da Associação dos moradores do Jd.São Jorge"! pra quem tem cargo na prefeitura é facil defeder o prefeito né

Anônimo disse...

A primeira vista é um parquinho atraente,mas com o passar dos dias,percebi que era um perigo esse tipo de "parquinho" infantil.Sempre levei meus filhos em parques convencionais e jamais houve algum tipo de acidente...no ano passado a filha de uma amiga quebrou o braço brincando na API da zona 07.Depois o filho da vizinha,e outro amigo de sala de aula do meu filho.Agora foi a vez do meu caçula quebrar o braço.Não seria o caso de rever esse tipo de brinquedo??Pois não há como limitar o uso apenas para "maiores de"...ou esperar que mais braços se quebrem até que descubram o perigo que ela representa...