sábado, 5 de setembro de 2009

Projeto Shopping a Céu Aberto. Uma alternativa para a rua Getúlio Vargas

Várias cidades brasileiras, entre elas a  vizinha Maringá(na av.Brasil), e Ilhéus e Vitória da Conquista(BA), estão avançando nos estudos para implantação de "shopping a céu aberto", em trechos de ruas comerciais.

Nesses projetos, as lojas serão redesenhadas, obedecendo a padrões e layout previamente estabelecidos.


Cada ramo terá uma identificação. As lojas de calçado, por exemplo, terão uma fachada padrão, diferente de outros ramos.


Totens identificarão as opções e os limites do “shopping”.


Haverá ainda outros atrativos como espaço para desfile de moda a céu aberto, calçadas mais largas, padronizadas.


Segundo o secretário municipal de Planejamento Urbano de Maringá, Guatassara Boeira, estará por conta da prefeitura benfeitorias físicas do espaço, como a instalação de lixeiras, bancos, rebaixamento da iluminação e alargamento das calçadas, que passarão dos 4,70 metros para 6 metros de largura, permitindo um fluxo mais livre de pessoas.

Modelo de Nova York
Somente no município de Nova York existem mais de 50 BIDs (Business Improvement District, ou shoppings a céu aberto), que arrecadam mais de US$ 80 milhões para investimentos urbanos em cinco bairros (Manhattan, Brooklyn, Bronx, Queens e Staten Island). Um dos maiores BIDs de Nova York é a Times Square Alliance, organização com orçamento anual de US$ 8,6 milhões. São mais de 400 associados que contribuem voluntariamente.

Fonte: http://www.fiepr.org.br/

5 comentários:

FUTURISTA disse...

ISSO ME LEMBRA A *** RUA 24 HORAS *** EM CURITIBA.COISA QUE JÁ ERA,E MAIS UMA VEZ TÁ PROVADO...O QUE NAO DÁ CERTO EM CURITIBA NAO PEGA EM NENHUM LUGAR DO BRASIL.ESSA IDEIA DE SE FAZER UM SHOPPING A CEU ABERTO NA GETÚLIO VARGAS,COM TODAS AQUELAS LOJAS DE VISUAL BRILHANTE VAI FICAR MUITO BEM.NAO SE INVESTE NEM EM FACHADAS VAI SE INVESTIR EM SHOPING.E TEM MAIS SE JÁ SE PROVOU QUE EM PARANAVAÍ****
SHOPPING NAO PEGA,NAO DÁ CERTO.MAS A IDEIA LANÇADA PELO BLOGISTA É EXCELENTE,É COISA DE FUTURO,É COISA DE QUEM CONHECE A NIVEL MJNDIAL OS LOCAIS BONS PRA SE PASSEAR,COMPRAR,ENFIM SE DIVERTIR.

Anônimo disse...

Tem gente que
vive sonhando,e
eu que nem durmo
de tantos pepinos que tenho
e isso me
parece coisa de
carochina
pois tem coisas que em nossa
cidade nao vai pegar como
essa de shopping center,ainda
mais em
céu aberto.
sonhar é bom,e tem gente
que nem dorme.

Anônimo disse...

Esse prefeito se cair nessa de construir e gastar dinheiro pros ricos venderem seus produtos-pode enterrar sua vida politica-maringá é maringá,e paranavaí nao chega nem perto,pois quando tem mum deputado todo mundo que matar,e agora falar em alternativa para a rua getuloio vargas,isso é demagogia,e coisa de quem nao tem o que fazer-e fica prevendo coisas dificieis,isso é coisa do xiroff.

Anônimo disse...

Acho a idéia brilhante. temos que modernizar sim.

Anônimo disse...

na Terra do jornalista picareta e do lanche de carrinho de rua, um shopping não vai pra frente NUNCA.