terça-feira, 27 de janeiro de 2015

UNESPAR. A Reitoria. Pais e padrinhos

A reitoria da UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná, empresta inegável importancia a nossa Paranavai.

Hoje, a instalação da sede administrativa da reitoria, ratificando decisão e vontade política do Governador Beto Richa, enviando projeto de lei à Assembleia   Legislativa, que votou-o em início de junho de 2013.

Foi fundamental a visão do Governador, optando por Paranavai, em detrimento do desejo do conselho universitário, que preferia Curitiba.

O deputado Luiz Accorsi, estimulou o Governador e na Assembleia apresentou a defesa da cidade, apresentou números, argumentou com profundidade. 

Deputado Teruo Kato atuou na mobilização da comunidade local e regional. O Prefeito da cidade de Paranavai, Rogério Lorenzetti, o presidente da AMUNPAR à época, Prefeito de Alto Paraná, Cláudio Golemba...

Durante a campanha eleitoral em meados de 2012, o assunto foi objeto de discussão para a composição politica às eleições de Paranavai, e Rubens Felippe, como candidato a vice-prefeito, obteve dos deputados Luiz Accorsi e Valdir  Rossoni, de seu PSDB,  apoio a esse pleito, sendo que inclusive ambos gravaram em horário eleitoral, destacando esse compromisso.

Nos bastidores, muitos estimularam o Governador, que anunciou a reitoria em Paranavai em março de 2012, durante a exposição e citou os nomes de Teruo, Accorsi, o suplente de deputado Flávio Antunes.

Além desses, outras lideranças de dentro de seu governo, vinculados a Paranavai, incentivaram o Governador,que enfrentou interesse de outras regiões  e da própria capital.

É a história.

A sede física da reitoria, ofertada pelo município e entregue hoje, é uma 
contrapartida mínima para a grandeza dessa instituição, mas possibilita os 
movimentos nesta fase da reitoria, na sua sede de fato e de direito.

São tantos padrinhos citados e tantos "esquecidos" em muitas publicações, que ocorre-nos o ditado corrente na própria cidade, "todos querem ser pai de criança bonita".

2 comentários:

Anônimo disse...

É lamentável ver o município fazer tão pouco e quase esquecer o Governador,. Que dirá outros que ajudaram, inclusive a imprensa.....

Universitário disse...

Parabéns pelo texto.
Elegante, sem excluir as personalidades e lembrando em "coletividade" e "lideranças" as que não sao autoridades constituídas.