terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Por que as árvores caem?

Os acontecimentos na cidade de São Paulo, com centenas de árvores caídas em face o vento e as chuvas, precisa servir de alerta a cidades como Paranavaí, que no ínício de cada ano, registra chuvas e ventos, responsáveis por destelhamento, com a queda de árvores. 
Mas por que as árvores caem?
Assim como nós, as árvores envelhecem e morrem. Os cupins e a poluição também provocam a morte prematura das árvores. E árvore morta, um dia tomba. Mas o homem tem também sua parcela de culpa.
Para liberar a fachada de seus comércios, muitos proprietários fazem podas inadequadas que desequilibram as árvores. Alguns cortam as raízes que estavam quebrando a calçada, tirando sua sustentação, ou sufocam a árvore cimentando em volta do tronco sem deixar nada do solo exposto. A impermeabilização impede a aeração do solo e, consequentemente, das raízes, enfraquecendo a planta. 
Já outros escolhem equivocadamente espécies nativas ou exóticas inapropriadas para áreas pequenas como quintais e calçadas. Conclusão: essas árvores não suportam as rajadas de vento e caem pesadamente sobre o que estiver embaixo, na maioria das vezes, carros estacionados.

Em Paranavaí, a secretaria de meio ambiente deve ser consultada para que o manejo das árvores seja correto, bem como a substituição por espécies apropriadas, quando for o caso. 
Assim, quanto das chuvas, será momento de apreciar sua beleza e sua importância para as várias formas de vida.

Nenhum comentário: