terça-feira, 1 de abril de 2014

Paranavaí. A difícil relação Prefeitura e Câmara

A base de apoio do Poder Executivo no Legislativo de Paranavaí é tênue.

Qualquer projeto de lei minimamente polêmico ou impopular para determinado grupo de pressão, não passa. No discurso, 6 vereadores são aliados-  às vezes 9, com a adesão eventual de 3 vereadores eleitos pela oposição. Na prática porém, para projetos contendo medidas amargas, mesmo negociando o Poder Executivo alcança 5 votos.

Vide caso da mudança na regalia dos que trabalham no PA - Pronto Atendimento. Para 12 horas trabalhadas, 60 de descanso. O Executivo apresentou projeto, reduzindo esse descanso para 36 horas. Ontem o projeto foi rejeitado, com 5 votos contrários.

Segundo assessoria da Câmara, em gestão anterior foi feita a proposta dessa concessão, em projeto aprovado então por unanimidade.  Óbvio.

A atual administração busca em vão reduzir privilégios, mas esbarra no olhar eleitoral de parcela dos vereadores, que não estão dispostos a justificar votos para votar favorável a medidas austeras.

A articulação desse tipo de projeto de lei precisa passar por uma reengenharia, sob pena de outros projetos do Poder Executivo ter o mesmo destino.

2 comentários:

Aldrey disse...

Caro amigo Valmir. com todo respeito que tenho à sua pessoa eu ouso discordar de seu posicionamento.Primeiro não me rendo à pressão nenhuma seja de funcionários, do Executivo ou de quem quer que seja.Tenho opinião própria e personalidade em sendo assim, não voto com "olhos eleitorais" ate porque como vereador eleito tinha e tenho conhecimento de quem projetos populares ou não terão que ser analisados por minha pessoa.Saliento ainda que o projeto em nenhum momento tratava de escala de trabalho, ate porque isso é de natureza administrativa e não legal, ate porque o projeto em questão tratava de alterar o contido em um artigo da Lei que estabelece o plano de cargos e salários dos servidores da Saúde e cabe ao secretário e ou responsável por essa área fixar as regras de trabalho de tais servidores.Somente a título de exemplo eu votei no projeto da autorização da abertura do comércio a favor e não contra diferentemente do meu posicionamento do referido projeto..Po fim, respeito seu posicionamento mas tenho certeza que para mim o mesmo não se aplica. abraço Aldrey Azevedo

Valmir Trentini disse...

Agradeço comentário ao nosso post, que publico, para apreciação de que nos dao, como V. Excia. e estimado Amigo, o privilegio da atenção e leitura.
O contraditório enriquece o debate, sem duvida.