quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Paranavaí: história x história oficial.

A nossa Paranavaí, com 72 anos de fundação,  organiza em dezembro, programação de aniversário.

Na programação para este ano, esmero por parte da Prefeitura, por conta das secretarias de turismo e de comunicação social e da Fundação Cultural.

A história da cidade - documentada -  está descolada da história que vem sendo contada. Um erro.

O que se celebra dia 14 próximo, feriado municipal, é a data de instalação do município, que ocorreu em 14 de dezembro de 1952, com a posse de seu primeiro e saudoso prefeito, o médico José Vaz de Carvalho e instalação da primeira Câmara Municipal.

Aliás, Câmara Municipal que com o curso de graduação de história da Fafipa, hoje Unespar, deveria fazer o resgate dessa história, para que o dia de feriado viesse a ser o da efetiva fundação da cidade, e não dia de instalação do município.

Para completar o quadro, o dia 14 de dezembro é data que está no papel, mas há muitos anos é trocada pelo dia 02/janeiro, em face o funcionamento do comércio para as vendas de Natal

*Para conhecer mais detalhes de nossa história, útil texto do Diário do Noroeste. Acesse o link  http://www.diariodonoroeste.com.br/noticia/cidades/local/35397-criacao-do-municipio-de-paranavai-completa-59-anos#.UpXhQuXps5Q

Nenhum comentário: