terça-feira, 19 de julho de 2011

Paranavaí. A importância de uma grande Câmara

O Congresso Nacional aprovou e é lei.
Cidades com mais de 80 mil e até 120 mil habitantes podem contar com 17 cadeiras à Câmara de Vereadores.
Paranavaí está nessa faixa e teria acréscimo de 70% de suas cadeiras.
Porque então Paranavaí (sua Câmara) deixaria de se tornar mais representativa? Por capricho, por demagogia?

A Câmara tem grandes desafios. Muito do que ocorre, ou deixa de ocorrer na cidade é fruto da ação ou da falta dela.

A Câmara tem oportunidade histórica. Já contou com 9, 13 e 15 edís. Ela é boa ou ruim, independente do numero, mas possibilitar que mais setores sejam representados é sempre muito bem-vindo.


Em tempo. A Câmara se profissionalizou. Tem hoje 3 vezes mais funcionários do que quando da realização da sua Lei Orgânica, em 1990. Os vereadores são remunerados.
Precisam fazer pelo menos 2 sessões semanais, diurnas, eliminar recesso ou férias de 75 dias ao longo do ano, se quiserem resgatar conceito junto a opinião pública.
E debater questões municipais, amplas e não ficar apenas no varejo de por um quebra-molas aqui, retirar um entulho ali, etc, etc

4 comentários:

Rodrigo Ghedin disse...

Valmir, na teoria há, realmente, benefícios no aumento do número de vereadores. A grande dúvida é: na prática, teremos melhoras?

Se hoje, com 10 vereadores, vemos semana após semanas exemplos de má vontade e desperdício de tempo e dinheiro público com discussões e propostas que pouco agregam à cidade, não creio que mais vereadores solucionarão esses problemas.

Veja, a ineficiência da Câmara não decorre da falta de vereadores; fosse esse o problema, aí sim teríamos uma ótima e justificável razão para o aumento do número de vereadores.

Sempre parto da premissa de fazer mais com menos. Uma cidade do porte de Paranavaí não precisa de mais vereadores. A população não quer mais vereadores. Não só aqui; em todas as cidades onde o acréscimo de legisladores foi liberado a reação do povo à mudança foi negativa.

Assim sendo, como representantes do povo, creio que especialmente nesse caso a opinião dos cidadãos deva ser levada em consideração.

[]'s!

Anônimo disse...

QUERO DIZER AQUI,QUE...A CAMARA DE
PARANAVAÍ NAO PRECISA VOTAR NADA COM RELAÇAO AO AUMENTO DO NUMERO DE
VEREADORES,POIS A LEI ORGANICA DA CAMARA MUNICIPAL DE PARANAVAI JÁ DIZ QUE: A SUA BANCADA SERÁ COMPOSTA DE 17 VEREADORES,E ISSO QUEM ALI COLOCOU E VOTOU FOI EM OUTRAS LEGISLAÇOES,ENTAO...NAO CABE
A ESTA ATUAL,VOTAR OU FICAR DIZENDO
O QUE DEVE E O QUE NAO DEVE ACONTECER,POIS A RESPONSABILIDADE É
DOS QUE VOTARAM...E TEM MAIS...TINHA UMA BANCADA MUITO INTELIGENTE NA ÉPOCA,POIS JÁ ESTAVAM PREVENDO QUE UM DIA TUDO IRIA MUDAR E QUE PARANAVAI TERIA UMA CAMARA COM 17 VEREADORES...
ENTAO TÁ EXPLICADO...E AGORA VOU
PERGUNTAR...SERÁ QUE ESTES ATUAIS VEREADORES,VAO VOTAR PARA DIMINUIR
O NUMERO DE CADEIRAS,SE ELES TAMBÉM VAO CONCORRER A REELEIÇAO E ASSIM FICARIA MAIS DIFICIL A VOSSA
PERMANENCIA...SÓ SE ESTIVEREM LOUCOS OU DESMIOLADOS...
em tempo: ESSA ACIAP TINHA QUE SE
PREOCUPAR COM A SUA REAL FINALIDADE QUE É A DE INCREMENTAR O AUMENTO DA PRODUÇAO-COMERCIO-E MELHORIA NO RAMO DO COMERCIO...

Anônimo disse...

Caro Valmir: Quero parabenizá-los pela coragem que estão tendo ao contrariar a orientação da ACIAP pela simples "redução" do número de vereadores. A ACIAP nao entendeu ainda que o que o povo realmente quer é ECONOMIA no legislativo, e não a simples reduçao da REPRESENTATIVIDADE.
Na há de inteligente neste debate, pois, o pano de fundo é outro. A manutenção do atual número (10), viria a facilitar um possível TIRANO na administração pública, pois, é mais fácil dominar uma quantidade menor (50% de 10), do que dominar 50% de 17, nao acha?

Anônimo disse...

A quem interessa a ELITIZAÇÃO , ao invés da DEMOCRATIZAÇÃO da Câmara de Paranavaí?
Ao poder economico da ACIAP?