segunda-feira, 25 de julho de 2011

Câmara na berlinda. De novo

O Poder Legislativo, a Câmara de Vereadores é nossa assembléia local. Um dos pilares da democracia, como organizada nesta república.
Ante a possibilidade de ampliar o numero de cadeiras de 10 para 17, possibilidade de mais 07 homens e mulheres da sociedade civil nos representar, setores importantes da cidade dizem NÃO!
Não queremos ser mais e melhor representados, estão dizendo. Fica como Está!?
E por que isso?
A reflexão cabe aos 10 vereadores que lá estão. Por que não ampliar? Certamente isso ocorre por grande insatisfação com esse poder, que aliás está em crise no âmbito federal e estadual, diga-se.
O que fazer? Restringir o tamanho desse poder? Reduzir, eliminá-lo, quem sabe?

Não, não. A democracia é o pior dos modelos de governo, exceptuando todos os outros!

Por isso, os que querem uma Câmara menor, devem se encorajar e disputar uma dessas cadeiras. Melhorar o nível. A Câmara é indispensável. Seu papel é o de debater a cidade, legislar e fiscalizar o emprego do dinheiro público, o tesouro municipal! Se não o faz, delega a outros segmentos, deve ser substituída por inteiro, pelo voto, mas aniquilá-la equivale a tentar aniquilar a própria democracia.

Pense nisso.

3 comentários:

Anônimo disse...

A democracia é o menor dos males segundo Platão e Aristóteles. Um intermediário entre a realeza (o melhor) e a tirania (o pior). O modelo brasileiro aproxima-se muito mais de uma tirania travestida de democracia.

Prof. Ivan Bernardo disse...

A campanha da ACIAP é simplista, diluída "no contra ou a favor". Seria importante um debate mais qualificado com a UCAMPAR, ACIAP, OAB, Sindicatos, etc.

Anônimo disse...

Por falar em fiscalização, na página da prefeitura existe um link para "Portal da transparência do governo municipal". Entretanto, este parece ser um link para uma empresa não governamental denominada Betha.

Que tipo de fiscalização é feita por esta empresa comercial? Ou ela apenas recebe e divulga balanços enviados por municípios? E quem mantém esta página, ou ainda quem a fiscaliza?

A prefeitura já faz a divulgação dos balanços em sua página em "contas públicas". Se esta empresa apenas faz a divulgação destes, isto seria como induzir o público a conferir estes balanços com uma cópia deles mesmos.