domingo, 19 de junho de 2011

Paranavaí. Até quando continuaremos a homenagear ditadores?

Os vereadores de Paranavaí podem e devem por mãos à obra, fazer audiência pública, para definir os nomes do principal Ginásio de Esportes e do Parque de Exposições.
Dois cartões postais da cidade que levam ainda os nomes de militares que governaram o Brasil durante a ditaura.

Brasil afora, os nomes de edificações públicas, praças, ruas e avenidas com o nome de autores do golpe de Estado de 1964 não sendo substituídos por personalidades e fatos positivos da nossa história.

Discutir a questão da mudança destes nomes. Não para apagar a história, mas para não homenagear quem não merece. O que temos hoje é bem simbólico de como a ditadura continua presente.

5 comentários:

Anônimo disse...

Homenagear quem? Um pais que exp. minério de ferro,no IDEB estamos em 88 posição, um ministro da Ed. que diz q. falar errado ta certo.ONGs interncionais q. saqueiam o pais,politicos entreguista no caso do código Florestal.

Anônimo disse...

Quer saber quem homenagear?
Prá mim, baste que homenageie o Dr Leonel Brizola, por exemplo, aliás, amanhã fará 7 anos que ele partir para a eternidade. E seria uma homenagem mais que merecida!

Anônimo disse...

Valmir, espero ler em seu blog, algo sobre o nosso líder maior, que faz aniversário de morte amanhã.
Agradeceria,
Luiz Carlos

Noroestão disse...

Homenagear quem ?

Que tal o Valdir Pipoqueiro. Ou então o eterno Armando Trindade Fonseca, são tantos os paranavaienses dignos de homenagens, é muito pequeno do senhor anonimo das 11:15 de 19/06, pensar assim.

Resendo Rodrigues disse...

O amigo Valmir Trentini está coberto de razão, na postagem do seu blog.
E acho mesmo que muitas homenagens são prestadas de forma indevida e a quem não merece. Só que em se tratando de homens públicos, no nosso país a coisa ficou muito complicada. Uma grande maioria ainda em destaque e no topo da lista de homens influentes foram coniventes com a ditadura.E ainda permanecem na câmara, no senado e nos cargos de alto escalão de governos estaduais e do governo federal. As homenagens deveriam ser direcionadas à nomes de pioneiros, que chegaram na cidade com verdadeiros bandeirantes, desbravando a terra e deixando a sua marca através de um trabalho árduo e contínuo. E não aos políticos que muitas vezes tiveram as suas mão contaminadas com a crueldade e a tortura da ditadura e sujas no lamaçal da corrupção.