sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Qual o preço do incêndio do bosque?

Consultando os blogs ativos de Paranavaí,vejo que  o fato mais importante - e lamentável - registrado nos últimos 20 dias de Paranavaí, foi o incêndio na reserva de mata nativa chamada de Bosque. A mais importante e maior reserva de mata da cidade de Paranavaí foi devorada pelo fogo.

Milhares, talvez milhões de seres vivos, fauna e flora, devastados.

Nunca houve o manejo adequado dessa reserva. Isso a causa primeira da tragédia (tem gente que acha exagero falar em tragédia).

O silêncio dos inocentes e de outros nem tanto. O que falam a respeito o Conselho Municipal de Meio Ambiente, a Câmara de Vereadores e suas comissões competentes e o MP?

O que será feito no local? Aparecerá algum que se apropria do futuro para ter alguma ideia mirabolante?

Esse assunto, infelizmente foi tratado como um episódio qualquer, quando deveria indignar e mobilizar toda a cidade e as entidades que existem para debater os desafios e os caminhos de uma cidade.

Veja a cobertura televisiva ao tema. Como se nada de mais grave tivesse acontecido alem de um incendio.
http://www.rpctv.com.br/parana-tv/2010/09/incendio-no-bosque-de-paranavai/

3 comentários:

Anônimo disse...

ola...concordo com sua critica ao descaso com o acontecido no bosque municipal de Paranavaí. sou moradora do bairro onde fica localizada a reserva e conheço bem o descaso ali instaurado, local que deveria ser preservado para o bom uso da população, famílias passearem nos fins de semana, esta em abandono apenas para uso de marginais para esconder o fruto de roubo e "nóias" fazerem uso de drogas. Talvez pelo fato do bosque estar localizado num bairro de periferia seja este o motivo de tamanho descaso por parte dos nossos governantes. que ironia a prefeitura iniciou este mes campanha para reflorestamento municipal e a sua maior reserva tão desprezada a ponto de ser vitima de incêndio criminoso segundo o corpo de bombeiros. por falar em bombeiros, deixo aqui meus agradecimentos a esta classe tão honrosa que não mede esforços em trabalhar para o bem estar da população. estes sim são verdadeiros herois.
Grata pela atençã.

TERRA disse...

É lastimavel a situação ambiental em Paranavaí, nos primordios da colonização foi devastado grande parte de floresta nativa de nossa cidade e região, com a agricultura e o desenvolvimento desenfreado sem medidas apropriadas para desenvolvermos um modelo sustentável a cidade só perdeu e nunca recuperou. Os programas que a Secretária do Meio Ambiente desenvolve são insuficientes, pois não abrange de forma racional a cidade, as consequencias desse descaso vem com a infetilidade do solo, perda da biodiversidade, assoaremento em rios importantes, entre outros fatores preocupantes. Enquanto não houver alguém com uma visão mais crítica sobre o meio ambiente em nosso município a tendência e desaparecer os poucos remanescentes de mata nativa que temos infelizmente.

Anônimo disse...

realmento o bosque esta abandonado por varias gestoes, isso ja era "previsivel" sendo que o local, passou a ser um " ponto de encontro de usuarios de drogas" e ter sido alvo de incendio por 3x em menos de 2 anos, li em um outro comentario e concordo que o bosque so esta desse jeito porque é localizado em um bairro de periferia, por esta localizado entre a Vila Operaria e Vila ALta,apesar de ter instalado nesse local uma secretaria, se nao fosse quem sabe haveria um cuidado maior pela população e pela propria administrição, é triste voce ver queimando e nao poder fazer nd, mais triste ainda é saber q apenas 1 caminhao do corpo de bombeiros juntamento com os servidores da infraestrutura tentavam apagar o fogo. E pelo pouco interesse que se tem no assunto, nada sera FEITO para reverter o quadro da tragedia, mesmo estando uma epoca em que preservação ambiental nunca estave tao em alta como agora. PODEMOS DIZER QUE O BOSQUE MUNICIPAL DE PARANAVAI esta sendo discrimidado pela sua localizada?!?