terça-feira, 24 de dezembro de 2013

A ineficiência do serviço público

O que a gente vê no Brasil é "burrocracia" e não burocracia, diz o sociólogo Roberto Damatta, neste interessante texto. 

Um exemplo mencionado no texto: o cidadão vira enfermeiro titular de um determinado posto de saúde, ele se sente intocável, porque sabe que dificilmente alguém vai botá-lo na rua. Aí ele falta, não cumpre com os horários e perde o público de vista.

Leia a integra do texto. Click http://tribunadaimprensa.com.br/?p=78511

Um comentário:

Old Rubens disse...

Amigo Valmir...
Infelizmente, temos um serviço publico movido, pautado e doutrinado pela politica partidária.
E um serviço publico pautado por esta diretriz, jamais sera regido pelas ansias da sociedade. Ele sempre sera pautado na sindrome da perda de votos nas eleições que se seguem.
Ou muda-se esta diretriz emprol das reais necessidades da população ou continuaremos a ter um serviço publico pautado em uma estabilidade arcaica de quem das vezes tem o conhecimento e o poder de mudar os destinos mas a comodidade e a legislação paternalista impelem ao acomodamento.
É uma pena ver tantas cabeças pensantes e tantas mentes brilhantes que saem das faculdades e poderiam como o é a exemplo nos estado unidos, indo para a iniciativa privada, criando valores e riquezas, estagnadas na maquina publica pela estabilidade.
Imaginem em escalões inferiores.
Um serviço publico agil e eficiente, depende de uma legislação menos paternalista e menos demagógica. Com a palavra os sindicatos.
Ps: a muito não interagia com suas brilhantes postagens. Um abraço mestre.
Old Rubens.