domingo, 14 de julho de 2013

A Camara e os Supermercados aos domingos.

A Camara de Vereadores de Paranavai, tem a possibilidade de se valorizar dentro do debate sobre o funcionamento de supermercados aos domingos (leia-se hipermercado).

Basta atualizar lei do século passado, dos anos 1970, quando ninguem comprava pela internet, 24 horas por dia, quase inexistia auto-atendimento bancário..
É dessa época a lei. Com o advento dos call center, lojas virtuais, nao se justifica texto restritivo.

Sugestão de texto da nova lei:
" Art.1º é livre o horario de atendimento ao publico do comercio e serviços instalados no município, observado os direitos trabalhistas".

A Prefeitura e Camara dispõem de ótimos corpos de juristas, que podem auxiliar os Vereadores, um deles experiente advogado, no melhor texto a ser votado. 

Que ele seja simples e abrangente.

Aos sindicatos que representam donos de firmas comerciais e de serviços e os que representam os trabalhadores, cabe negociar e celebrar acordos.

O consumidor, razão do existir de todas as empresas e dos postos de trabalho, agradece.

5 comentários:

Anônimo disse...

Por que não instituir outro feriado semanal? Além do feriado oficializado de domingo, poderia ser escolhido outro dia da semana, para aqueles que trabalhassem aos domingos. E de forma idêntica, também deveria ser integral, sem compensações, a não ser em algumas datas especiais do ano. Aos mais religiosos, as igrejas que lhes ofertassem encontros especiais nesse dia.

Anônimo disse...

Cada um cada um,pois ja dizia um velho burro:quem nao tem condiçoes de reger seu negócio nao se estabelece,mas eu ja sou diferente e dou uma opiniao aos mufattistas,porque ao invés de pagar 35,00 em mercaorias do próprio mercado,trinta dias depois do dia do trabalho por domingo,nao paga 70,00 em dinheiro e assim tudo vai ficar resolvido,pois o entrave nao é no trabalho no domingo e sim na remuneraçao,podem acreditar,paguem o correto e verao que todo mundo vai querer trabalhar aos domingos...

Anônimo disse...

Eu moro no Jardim Sao jorge e com o Mufato fechado eu vendo mais no domingo do que na semana toda,entao meu caro amigo eu torço pra que numca mais abra aos domingos pois so assim poderei como paguei todos os meus impostos junto a prefeitura municipal

Anônimo disse...

O problema se resume na péssima remuneração paga pelo Muffato aos seus funcionários de apenas R$ 35,00 e, ainda, para serem gastos em mercadoria na própria empresa. Os funcionários estão cobertos de razão em não querer trabalhar aos domingos.
Está provado que o capitalismo só visa o lucro e não pensa do lado social que é o ser humano.

Anônimo disse...

Prezado Valmir Trentini,
Sou uma pessoa ligadas às leis e entendo que as Categorias que representam as partes devem se reunir para discutir as suas particularidades. Concordo com a sua ideia, mas peço licença para sugerir uma pequena modificação na sua proposta:

"Art.1º é livre o horário de atendimento ao público do comércio e serviços instalados no município, respeitadas as Convenções Coletivas de Trabalhado das Categorias”.