quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Carnaval. Uma festa popular democrática é preciso

Olá Amigos que nos prestigiam com a leitura dos comentários deste BLOG. Muito grato pelos comentários. Uns educados, outros nem tantos. Só não publiquei dois ofensivos a pessoas muito sensíveis, mesmo que públicas. Não é censura, mas um desafio para escreverem com mais sutileza, da próxima vez.

Salve o Carnaval. Como na nossa Paranavaí não tivemos carnaval de rua, relato aqui a ideia recolhida pelo Marcos Franco na localidade de Bombas/Bombinhas, litoral catarinense. Lá os nativos, cerca de 10 mil habitantes, promovem um carnaval de rua tipo carnaval baiano, na proporção do lugar.
Pequenos caminhões tipo trio elétrico com som tape, "puxam"os blocos - 5 deles, quase todos com cerca de 1.000 integrantes cada. Quem financia esses caminhões são os próprios foliões, que adquirem camisetas desenhadas com os motivos do samba-enredo. Cada camiseta custa 30 reais. Para garantir uma brincadeira saudável e segura, os blocos, com o dinheiro arrecadado também contratam seguranças que isolam o Bloco durante o desfile. O público também se diverte. O trecho de rua não é superior a 500 metros de desfile. Esses agradáveis desfiles acontecem no sábado e na 2a.feira.
Fica a dica para a diretoria de turismo começar organizar algo parecido para 2011. Como diz a música "A gente não quer só comida...."

11 comentários:

Valmir Trentini disse...

Só agora li o "affaire" sobre o Carnaval de Rua de Paranavaí no Blog do Joaquim. Isto é, depois da postagem deste despretencioso texto.

MENINOS, EU VI disse...

O CARNAVAL DEVE SER TERCEIRIZADO. OS SERVIDORES PUBLICOS QUEREM MESMO É FOLGA.
NA ÉPOCA DA BINIDITA E DA CHICO VENANCIO ERA O PRIVADO COM AJUDA DA PREFEITURA
ACHO QUE A IDEIA DE BLOCOS COM ABADÁS(CAMISETAS) É MAIS PRÁTICO, DIVERTIDO E OS VALDECIRS, ROYS E RIVERAS DA VIDA ORGANIZAM GRANDES BLOCOS, FATURAM E DÃO LAZER PARA O POVÃO E TAMBÉM PARA OS CLASSE MÉDIA QUE GOSTAM

Old Rubens disse...

Prezado Amigo "Valmir"

A "SECOM" de Paranavaí, que deveria ser a Secretaria (orgão) encarregada de comunicar ao Social (sócios/população), pecou. E pecou primer por omissão, após por excesso.
Se acaso publicasse o motivo da não realização da folia momesca de rua, já enraizada na cultura popular de nossa cidade, não causaria tanta polemica. A posteriori, explicou (segundo seus pontos de vista), as dificuldades e entraves que causaram a não realização do evento.
Por excesso, em menosprezar um espaço, hoje tão divulgado como o são, os "blogs" e os blogueiros, como assim são chamados e dos quais também sou usuário, deste moderno opiácio cultural.
- Tolo aqueles que tacharem como quimera, pois o alcançe e o poder de persuassão e informação, já esta atentando ou modificando, muitos veiculos de comunicação. E muitos deles, gigantescos por sinal já os usam como aliado.
Tal qual um relacionamento afetivo, seje ele amoroso ou amigavel, cada um o torna palatavel, suportavel ou não.
-Assim como voçe, ou qualquer outro titular do "ESPAÇO CEDIDO", nada mais é do que um mediador dos comentários e matérias postadas. cabe a vós, filtrar as postagens que não ofendam a moral, honra , ou bons costumes (carnaval de rua é um bom costume centenário ou não?), sob o onus de responder juridicamente ao comprovadamente prejudicado.
-Se facultam o anonimato, é porque nele esta a essencia das postagens,do seu amago saí as verdades e ansiedades do pensamento escrito. Cabe a quem interessar possa, separar o joio do trigo.
A inteligencia consiste em quem queira fazer uso deste gratuito e poderoso instrumento de pensar popular, ler nas entrelinhas os anseios da população, e não querer estancar hemorragia diabética.
A secretaria que deve comunicar ao social, é um orgão a serviço da população e não do gestor municipal. Tem sim! que ser também a voz do gestor, perante os seus munícipes. Serve ele para informar ao social (povo), tornando-se o elo comunicativo entre a administração publica, nesca caso o poder executivo e a população.

-Os sabios e raposas politica, dizem e afirmam que a politica é uma arte, não uma ciência, e ao tentar tornar exatas, ou responder rispidamente as aspirações, modo de agir ou quem sabe, pensamento do poder público, sendo obtuso com aqueles que falam o que querem, outros o que pensam e até aqueles que jocosamente tecem comentários...
INFELISMENTE... PUXARAM O GATILHO COM O COLT NO COLDRE. RESTA AGORA ENGESSAR O PÉ E CONTINUAR TEMPORARIAMENTE MANCANDO... SEGUIR O CAMINHO, QUE... QUER QUEIRAM OU NÃO, SÃO PROFISSIONAIS E TEM CAPACIDADE PARA TRILHAR E EXECUTAR.

Enfim... Estão usando cartucheira calibre "12", para alvejar borboletas.
Ou seja... Carnaval de rua, tapar buracos no asfalto, recuperar o que esta danificado, cuidar da saude e sempre tentar administrar para o povo... tem sua hora, sua vez, suas necessidades e suas boas vontades.
SÓ NÃO PODE PERDER AS OPORTUNIDADES

Old Rubens.

TIMELO disse...

JA IMAGINARAM, BLOCO DO BARBUDO E SUAS MENINAS
DO ROY E SEUS BEIJOS NO CORAÇAO
DO RIVERA E SUAS FÃS.....

MARCOS CESAR SILVA disse...

Em Paranavaí os jovens já organizam blocos mas como não tem carnaval de rua vão para os clubes.
Se a prefeitura articular essa ideia, esses blocos crescem, criam seus sambas-enredos e transforam o carnaval local num acontecimento.
Eu topo.

NAS MARGENS DO SURURUQUÁ disse...

GOSTEI DO COMENTÁRIO DO OLD.
UMA AULA DE CONTEUDO LINGUÍSTICO.
E BEM EQUILIBRADO.

Old Rubens disse...

Valmir..

Estou com saudades do nosso amigo "LUSO COMENTARISTA" conterranêo de Camões... e dos bons.
Avise a ele que vou visita-lo e prestigiar o novo espaço que ele propocionou aos paranavaienses, sedentos de bons produtos e atendimento.
Ainda em clima de carnaval... diga a ele o seguinte!

AVISA LA! AVISA LA! AVISA LA ÔÔ...
AVISA O PORTUGA QUE EU VOU!!!

Old Rubens.

cliente feliz disse...

OLD RUBENS...VC TEM TODA RAZÁO FUI VISITAR A LOJA DE CONVENIENCIAS DO POSTO BANDEIRANTES,DO MEU AMIGO..ADELINO PORTUGA,E GOSTEI...TEM BOAS MERCADORIAS,BONS PREÇOS E UM ATENDIMENTO DE PRIMEIRA,E O QUE QUERO MAIS? em tempo: lá a cerveja em lata(skol e brahma) só custa r$ l.50 -preço camarada

cliente(muito)feliz disse...

Meu a loja de conviniência do Posto Bandeirantes tem a melhor coleçao de cervejas do Brasil. Vc pode consumir lá ou levar pra casa.
E os precos muito bons mesmo.
Portuga, ve se não fica guloso

Marcos Franco disse...

Caro Valmir

Parabéns pela divulgação de bons exemplos, como o Carnaval de Bombinhas. Agora precisamos por em pratica as boas idéias, o q a Prefeitura precisar pode contar comigo, pois quero uma Paranavaí dando oportunidade a todos.

Abraços
Marcos Franco

Anônimo disse...

MARCOS FRANCO É O MEU FAVORITO COMO CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL,É UM MENINO BEM INTENCIONADO E DE BOA INDOLE,COMPETENTE E SÉRIO,ALÉM DE CONHECER MUITO BEM AS NECESSIDADES DA NOSSA REGIAO.CHEGA DE JAPONEIS,AGORA QUEREMOS JOVENS OUTRA VEZ...